SóProvas


ID
3364555
Banca
IBFC
Órgão
PM-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segurança
          O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.
       Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. [...]
        Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. [...]

Luis Fernando Veríssimo

O vocábulo “mas” aparece repetidas vezes no texto. Assinale a alternativa que apresenta corretamente sua relação estabelecida dentro do corpo textual.

Alternativas
Comentários
  • perceba que sempre ele se contradiz,apesar de toda a segurança,OS ASSALTOS CONTINUAM!!

    Letra C

  • gabarito letra=C

    perceba que nesse paragrafo trás uma ideia de adversidade.

    Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram.

  • MAS= ADVERSATIVA

    MAIS= SOMA

    GAB. C

    NÃO SAIAM DA FILA. NOSSA HORA VAI CHEGAR EM NOME DE JESUS!

  • Cuidado com o uso do MAS. Nem sempre terá valor semântico adversativo:

    Conjunção Mas:

    Tomou banho, mas continua sujo.(adversativa)

    Não é só um bom filho, mas um bom pai.(aditiva)

    Perdeu o emprego, mas ganhou qualidade de vida. (compensação)

    Estava cansado, mas não demonstrava. (atenuação)

  • GABARITO: LETRA C

    ?  Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança.

    ? Temos, em destaque, em todos os itens, conjunções coordenativas adversativas (=matiz semântica de adversidade, contraposição, ressalva).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO C

    Vale lembrar que o mas nem sempre é adversativo. Há casos que ele pode ser aditivo.

    Se liguem no contexto.

    Bons estudos.

  • A palavra “mas” pode desempenhar o papel de substantivo, conjunção ou advérbio.

    1. Como substantivo, o “mas” está associado a algum defeito.

    Exemplo: Nem mas, nem meio mas, faça já seus deveres de casa.

    2. Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente.

    Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora.

    Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.

    3. Como advérbio, o “mas” é empregado para enfatizar alguma informação.

    Exemplo: Ela é muito dedicada, mas tão dedicada, que trabalhou anos vendendo doces.