SóProvas


ID
3377464
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Ilusões do mundo


      Afinal, é mesmo assim: quase sempre nos iludimos. Aquelas nuvens que me pareciam tão de passagem reuniram-se em grupos compactos e prepararam um pequeno dilúvio sobre estes vales de Lindoia. Assim, os forasteiros, surpreendidos, ficaram privados de seus passeios, e as crianças, em turbilhão, começaram a aparecer por baixo de mesas. E foi por isso que os salões do hotel se viram repletos de alaridos.

      Imagina-se que deva ser penoso para um turista ver-se de repente privado das alegrias do ar livre. Mas as virtudes destas águas de Lindoia são tamanhas que aqui ninguém se perturba com os contratempos. Benditas águas... Benditas não só por esse otimismo que propiciam como pelas curas reais que se lhes atribuem. Este conta que se achava repleto de cálculos e agora está livre deles. O que se amofinava com as suas alergias, já nem se lembra mais delas. Tudo graças a copinhos de água, a banhos de imersão e a não sei quantas outras modalidades de aplicações.

      Aprecio essas maravilhas que me são referidas, mas na verdade o que mais me impressiona é o bom humor que observo em redor de mim. Se as pessoas esbarrarem umas nas outras, cometerem, enfim, esses pequenos desatinos que se observam no convívio dos hotéis, há uma cordialidade generalizada que arredonda as arestas da agressividade.

      Acontece, porém, que encontro um sábio que anda perdido sob estas árvores. E o sábio não participa do otimismo geral. O sábio está desgostoso com os apartamentos que já se vão acumulando neste lugar de fontes privilegiadas. Ele vê as coisas em profundidade, e suas previsões são desanimadoras. A bacia destas águas está ameaçada pelas construções que vão sendo feitas indiscriminadamente. A floresta primitiva está quase desaparecida, e não está sendo recomposta, para a devida proteção dos mananciais. Os sábios são, como os artistas, quase sempre melancólicos. Porque avistam mais longe, porque antes que as coisas aconteçam já estão padecendo com as suas consequências... O sábio amava as águas miraculosas. Estava sofrendo por elas. Era a única pessoa triste, no meio de tanto bom humor. Mas era a pessoa mais esclarecida. E, por sua causa, e por sua sapiência, aquele paraíso me pareceu precário, e fiquei também inclinada sobre Lindoia, carpindo, desde já, a possibilidade do seu desaparecimento...

(Adaptado de: MEIRELES, Cecília. Ilusões do mundo. São Paulo: Global Editora, 2014, 1a edição digital) 

uma cordialidade generalizada que arredonda as arestas da agressividade (3° parágrafo).

O elemento sublinhado acima possui, no contexto, a mesma função sintática do também sublinhado em: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? há uma cordialidade generalizada que arredonda as arestas da agressividade ? temos o verbo "haver" com sentido de "existir" (=verbo impessoal e sem sujeito); o termo em negrito é objeto direto desse verbo transitivo direto, queremos um objeto direto:

    A) e prepararam um pequeno dilúvio sobre estes vales de Lindoia ? preparam alguma coisa, o termo em destaque é objeto direto do verbo "preparam" e a nossa resposta.

    B) e as crianças, em turbilhão, começaram a aparecer por baixo de mesas ? temos um adjunto adverbial de modo.

    C) Assim, os forasteiros, surpreendidos, ficaram privados de seus passeios ? temos o sujeito do verbo "ficaram".

    D) Era a única pessoa triste, no meio de tanto bom humor ? temos um predicativo do sujeito.

    E) A bacia destas águas está ameaçada pelas construções ? temos uma voz passiva analítica e o termo em destaque é o agente da voz passiva.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O verbo haver no sentido de existir não possui sujeito, mas possui objeto direto.

    Logo, a alternativa que também possui objeto direto é a letra A.

  • A questão requer conhecimentos das funções sintáticas: sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do objeto, complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.

    Para responder a esta questão, primeiro é preciso analisar a função sintática da expressão sublinhada do enunciado. Trata-se de um complemento do verbo “haver", cujo sentido é de existir e, quando este verbo tem o sentido de existir, acontecer, ocorrer ou indicar tempo passado, é impessoal, flexionando-se apenas na 3ª pessoa do singular. O verbo “haver" é transitivo direto, logo seu complemento (uma cordialidade generalizada) é objeto direto.

    Agora, é só analisar a função sintática dos termos sublinhados das alternativas para marcar a resposta correta, ou seja, a alternativa certa será a que tiver o termo sublinhado exercendo a função de objeto direto.

     

    ALTERNATIVA (A) CORRETA – A expressão sublinhada “um pequeno dilúvio" é complemento do verbo transitivo direto “prepararam", logo exerce a função sintática de objeto direto, mesma função da expressão sublinhada no enunciado. Quem prepara, prepara alguma coisa.

    Lembrando que objeto direto é complemento verbal sem preposição.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A expressão sublinhada “em turbilhão" cujo sentido figurado é “agitação intensa" denota uma circunstância de modo, isto é, o modo como as crianças começaram a aparecer por baixo das mesas. Portanto, sua função sintática é de adjunto adverbial.

    DICA!!! O adjunto adverbial de até duas palavras quando deslocado de sua posição habitual pode ser separado por vírgulas. Já objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e adjunto adnominal NÃO podem ser separados por vírgula. Note que, na alternativa, a expressão sublinhada vem separada por vírgulas.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A expressão sublinhada “os forasteiros" exerce a função sintática de sujeito. Basta fazer a pergunta ao verbo “ficaram". Quem ficou privado de seus passeios? Os forasteiros.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A expressão sublinhada “a única pessoa triste" exerce a função sintática de predicativo do sujeito por completar o verbo de ligação “era" – verbo SER conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo.

    NOTA!!! Tudo que vem após verbo de ligação, é predicativo do sujeito.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A expressão sublinhada “pelas construções" exerce a função sintática de agente da passiva.

    Agente da passiva é o termo que age na voz passiva. Ao passar para a voz ativa, ele passa a exercer a função de sujeito.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A)

  • Objeto direto

  • Voltem no texto sempre, pois a transitividade do verbo depende do contexto.

  • há uma cordialidade generalizada que arredonda as arestas da agressividade. Nessa frase observamos a ausência de sujeito, e o verbo "haver" está no sentido de "existir", sendo impessoal. O termo sublinhado está como objeto direto do verbo "haver", logo deveríamos encontrar uma opção que também seja objeto direto (OD). Nesse quesito, somente a letra A se enquadra.

    Letra A: e prepararam um pequeno dilúvio sobre estes vales de Lindoia. "Preparam" o quê? = alguma coisa. = OD.

    Eu errei essa questão. Tô só fazendo um compilado do que a galera disse até aqui.

  • Viu verbo haver no sentido de existir? o que vem depois dele( caso sublinhado) será objeto direto!

    Abraços!