SóProvas


ID
3378046
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.


Com base nos seus dispositivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.

    Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8429.htm

    *A LIA é 1992 e o princípio da eficiência entrou na CF/88 em 1998, por isso não consta do rol acima

  • *LIMPE*

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    EFICIÊNCIA

  • Gabarito: Letra D

    Corrigindo as alternativas:

    A) ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o ressarcimento do dano, ainda que parcial. ERRADO!

    O ressarcimento do dano não é parcial, mas sim Integral!

    B) no caso de atentado contra os princípios da administração pública, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio. ERRADO!

    Perderá bens e valores acrescidos ao seu patrimônio, no caso de Enriquecimento Ilícito!

    C) o sucessor daquele que se enriquecer ilicitamente ou atentar contra os princípios da administração pública está sujeito às reparações até o limite do dobro do valor da herança. ERRADO!

    Em caso de óbito daquele que enriqueceu ilicitamente ou atentou contra os princípios da adm. púb., o sucessor será sujeito a reparar o dano no limite do valor da herança, não no dobro do limite.

    D) os agentes públicos são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. CERTO!

    Na alternativa só faltou o princípio da Eficiência.

  • GABARITO: LETRA D

    Das Disposições Gerais

    ↪ Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    LEI No 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • Willian Moura,

    No artigo 4 lei 8429, não há a eficiência.

    Abraço

  • Para responder a questão, é necessário o conhecimento da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92.

    Vamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. O ressarcimento do dano deve ser integral (e não parcial), nos termos do art. 5º, da LIA: “Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano”.

    Letra B: incorreta. A perda dos valores ao patrimônio não é uma sanção ao agente público em caso de atentado contra os princípios da administração pública. Pode haver confusão em relação ao que dispõe o art. 6º, da LIA, que nos diz que “no caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio”. Ademais, o agente que comete tal modalidade de ato de improbidade administrativa está sujeito às cominações previstas no art. 12, I, da LIA, que inclui “bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio”.

    Letra C: incorreta. Não há o limite “do dobro do valor da herança”, uma vez que o herdeiro daquele que cometeu ato ímprobo está sujeito às cominações da LIA até o limite do valor da herança, como mostra o art. 8º, da mesma lei.

    Letra D: correta. Tal qual como consta no art. 4º, da LIA: “Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos”.

    Gabarito: Letra D.

  • A) Integral Ressarcimento.

  • SOBRE A ALTERNATIVA C

    De acordo com art. 12 inciso III da lei em questão, não há a penalidade da perda dos valores acrescidos ilicitamente, pois estamos tratando da modalidade de atentar contra princípios, uma de suas sanções é o integral ressarcimento do dano, atenção nesse detalhe para não confundir essas nomenclaturas.

    Já a conduta de enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário trazem em seus incisos ambas penalidades.

  • A alternativa A está correta também, em caso de morte do agente se seu patrimônio não for suficiente para a reparação do dano causado, esse servirá como parte.

  • Letra D.

    Coragem meu caros. Nossa hora vai chegar.

  • Está desatualizada

  • art 5° da Lei 8.429/92 foi revogado pela Lei 14.230/21, ou seja, questão desatualizada.

    Mas na Lei 8.429, a questão A estaria errada por não ser parcial, mas sim integal