GABARITO: LETRA B
? No caso do Serviço Social, um primeiro suporte teórico metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista e em sua apreensão manipuladora, instrumental e imediata do ser social. [...]. É a perspectiva positivista que restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, da experimentação e da fragmentação. [...]. Particularmente em sua orientação funcionalista, esta perspectiva é absorvida pelo Serviço Social, configurando para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com as metodologias de ação.
? Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802016000300351
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Vamos passar uma a uma.
(A) A matriz fenomenológica contribuiu para que os Assistentes Sociais reduzam a perspectiva teórica ao âmbito do verificável, de experimentação e da fragmentação da apreensão da realidade social.
Errado. A descrição apresentada se aproxima do positivismo/funcionalismo. A fenomenologia, dirige-se ao vívido humano. Isto é, aos sujeitos em suas vivências, colocando para o Serviço Social a tarefa de auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros.
(B) O Serviço Social teve na matriz positivista a primeira base teórico‐metodológica necessária à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização dos procedimentos interventivos.
Correto. Não cometa o erro de achar que a modernização, décadas de 1960 e 1970, no Serviço Social está ligada a uma adoção do marxismo. Lembre-se que se trata de uma modernização conservadora.
(C) A matriz funcionalista teve como base a metodologia dialógica, a qual contribuiu para o aprimoramento da visão de pessoa que auxiliou o Serviço Social a compreender o sujeito em sua condição singular diante do coletivo.
Errado. A questão descreve o entendimento da fenomenologia.
(D) A vertente modernizadora contribuiu para os profissionais de Serviço Social à tomada de consciência de sua inserção na sociedade de classes, aproximando de primeira mão com o Marxismo.
Errado. Na modernização conservadora o aporte teórico era do positivismo/funcionalismo. A aproximação com o marxismo ocorre somente em meados da década de 1980, sendo de forma mecânica e abstrata. Somente melhor desenvolvido na década de 1990.
RESPOSTA: LETRA B