GABARITO: LETRA A
? Define-se como instrumental um arcabouço articulado de instrumentos e técnicas que permite ao profissional operacionalizar sua pratica profissional. É importante frisar que os instrumentais não podem ser tomados de forma dissociada da instrumentalidade, ou seja, de forma isolada e sim articulados em uma unidade dialética: entrevista social, acompanhamento social, visitas, reuniões dentre outros. KOUMROUYAN, MARTINELLI (1994).
? Fonte: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/outros/instrumentalidade-e-os-instrumentais-tecnico-operativo-no-cotidiano-profissional-dosas-assistentes-sociais-no-ambito-de-suas-acoes-desenvolvidas-nos-diversos-espacos-ocupacionais/
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Embora a questão cite Trindade (2001) como referência, ela foi retirada de um texto da Revista Conexão Geraes, do CRESS-MG. Ainda que você não soubesse especificamente do conteúdo desse texto, você conseguiria resolver a questão.
Vamos passar uma a uma.
(A) Os instrumentos e as técnicas pertencem ao campo da operacionalização da ação profissional, constituindo-se como parte do instrumental técnico-operativo.
Correto. Os instrumentos e técnicas constituem o campo técnico-operativo, sendo articulado também às dimensões teórico-metodologia e ético-político.
(B) O instrumental técnico-operativo possui um caráter histórico influenciado pelas orientações das organizações de trabalho.
Errado. O caráter histórico não está relacionado às orientações das organizações de trabalho, mas sim as mudanças das vertentes teóricas que orientaram o Serviço Social ao longo dos anos.
(C) A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias e técnicas instrumentalizadoras da ação que expressam unicamente um método.
Errado. Não cometa o erro que eu cometi ao ler o item pela primeira vez. Da primeira vez que vi a questão achei que ela se referia a “um método”, como oposição a “vários métodos”. Todavia, ao analisar com maior cautela. Pude compreender que o que ela quer dizer é “um método” no sentido de “conter exclusivamente o método e nada mais”. Daí o erro. A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional, e que expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética.
(D) A dimensão técnico-operativa contém apenas a existência de objetivos e a existência de condições subjetivas para a efetivação da finalidade.
Errado. A dimensão técnico-operativa vai muito além da existência de objetivos e condições subjetivas, as quais ela também compreende. A dimensão técnico-operativa contém: existência de objetivos; busca pela efetivação desses objetivos; existência de condições objetivas e subjetivas para a efetivação da finalidade. Requer conhecer os sujeitos da intervenção; as relações de poder, tanto horizontais quanto verticais; o perfil do usuário - a natureza das demandas; o modo de vida dos usuários; as estratégias de sobrevivência; a análise e aprimoramento das condições subjetivas; conhecimento das atribuições profissionais.
(E) O instrumento técnico-operativo não pode ser considerado de forma autônoma, uma vez que carrega em si diversas dimensões teóricas e metodológicas.
Errado. A dimensão técnico-operativa não pode ser considerada de maneira autônoma, uma vez que carrega em si as demais dimensões. Nessa direção, é a dimensão teórica-metodológica e a dimensão ética-política. Igualmente, não pode ser considerada neutra: possui caráter ético-político sustentado em fundamentos teóricos.
RESPOSTA: LETRA A