GABARITO: LETRA A
? O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas. Ou, nos termos de Netto (1992 apud Iamamoto, 1999), um executor terminal de políticas sociais, que atua na relação direta com a população usuária. Hoje, no entanto, o próprio mercado demanda, além de um trabalho na esfera da execução, a formulação de políticas públicas e a gestão de políticas sociais.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
a) O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas.
Perfeito. Isso mesmo. O assistente social é um dos profissionais que historicamente tem atuado na formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas.
b) O exercício da profissão exige apenas do Assistente Social competência para negociar com a instituição os seus projetos, bem como para defender o seu campo de trabalho.
Errado. O exercício profissional vai muito além da negociação de projetos e defesa do campo de trabalho. É um compromisso com o projeto ético-político, o que inclui os compromissos da categoria profissional.
c) O Serviço Social tem na ação social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Ação social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.
Errado. Ação social? Seria a questão social.
d) Cabe aos assistentes sociais buscar qualificação para acompanhar e explicar as especificidades da questão social meramente em nível nacional, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.
Errado. O capitalismo é um modo de produção de escala mundial. Assim, dentre as muitas terminologias, existem os países de capitalismo central e de capitalismo periférico. Uma leitura em uma perspectiva de totalidade vai muito além do entendimento nacional.
e) O grande desafio para a profissão de Serviço Social é fazer a passagem entre a bagagem teórica acumulada, dando uma atenção maior para os instrumentos técnico-operativos.
Do meu ponto de vista, esse item está incompleto. Ele acabou do nada, sem concluir a ideia do porquê dar maior atenção aos instrumentos técnico-operativos. Assim, ele também não pode ser considerado correto.
RESPOSTA: LETRA A
A - O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas.
B - O exercício da profissão exige apenas do Assistente Social competência para negociar com a instituição os seus projetos, bem como para defender o seu campo de trabalho.
C - O Serviço Social tem na ação social (questão social) a base de sua fundação como especialização do trabalho. Ação social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.
D - Cabe aos assistentes sociais buscar qualificação para acompanhar e explicar as especificidades da questão social meramente em nível nacional, (a questão social está é decorrente também da globalização da economia) diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.
E - O grande desafio para a profissão de Serviço Social é fazer a passagem entre a bagagem teórica acumulada, dando uma atenção maior para os instrumentos técnico-operativos. (essa abordagem faz referência ao tecnicismo)