SóProvas


ID
3381121
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Texto I

Direito humano à alimentação adequada e soberania alimentar

    O direito humano à alimentação adequada está contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e sua definição foi ampliada em outros dispositivos do Direito Internacional, como o artigo 11 do Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Comentário Geral nº 12 da ONU. No Brasil, resultante de amplo processo de mobilização social, em 2010 foi aprovada a Emenda Constitucional nº 64, que inclui a alimentação no artigo 6º da Constituição Federal. No entanto, isso não necessariamente significa a garantia da realização desse direito na prática, o que permanece como um desafio a ser enfrentado.
    O direito humano à alimentação adequada consiste no acesso físico e econômico de todas as pessoas aos alimentos e aos recursos, como emprego ou terra, para garantir esse acesso de modo contínuo. Esse direito inclui a água e as diversas formas de acesso à água na sua compreensão e realização. Ao afirmar que a alimentação deve ser adequada, entende-se que ela seja adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, climáticas e ecológicas de cada pessoa, etnia, cultura ou grupo social.
    Para garantir a realização do direito humano à alimentação adequada, o Estado brasileiro tem as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população. Por sua vez, a população tem o direito de exigir que eles sejam cumpridos, por meio de mecanismos de exigibilidade. Exigibilidade é o empoderamento dos titulares de direitos para exigir o cumprimento dos preceitos consagrados nas leis internacionais e nacionais referentes ao direito humano à alimentação adequada no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estaduais e municipais. Esses meios de exigibilidade podem ser administrativos, políticos, quase judiciais e judiciais.
    Durante várias décadas, por influência dos países centrais, o Brasil e outros países em desenvolvimento procuraram responder ao problema da fome com a introdução da chamada revolução verde, que foi uma espécie de campanha de modernização da agricultura mediante a introdução de um pacote tecnológico baseado no uso intensivo de máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos para aumentar a produção e, consequentemente, a humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.
    Muitos países, regiões e municípios, também dentro do Estado brasileiro, vivem sem soberania alimentar e outros tantos vivem com sua soberania a l i m e n t a r a m e a ç a d a p e l o s f a t o r e s supramencionados. Nesse contexto, a soberania alimentar significa o direito dos países definirem suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam a alimentação para a população, respeitando as múltiplas características culturais dos povos em suas regiões.
    Entre os desafios para a garantia do direito humano à alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido, encontram-se: a necessidade de respeitar a diversidade cultural e as formas de organização e produção, de modo que as comunidades tenham sua autonomia para produzir e consumir seus alimentos; e a importância de avançar na realização da reforma agrária, na regularização fundiária e no reconhecimento dos territórios para que os povos tenham maior autonomia para produzir seus alimentos.
Irio Luiz Conti
(integra o Consea Nacional e é membro da Fian Internacional.)
(Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/artigos/2014/direito-humano-a-alimentacao-adequada-e-soberania-alimentar)

Na frase “de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar” (4º parágrafo), a expressão “de modo que” possui valor de:

Alternativas
Comentários
  • As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração.

    Exemplos: logo, portanto, assim, então, de modo que, pois (posposto ao verbo), por isso, ...

    Fonte: site do Norma Culta.

    Gabarito: C

  • GABARITO: LETRA C

    ? ?de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar? (4º parágrafo)

    ? Temos, em destaque, uma locução conjuntiva conclusiva, outras com esse mesmo valor: logo, assim, então, portanto, por isso, por conseguinte, em vista disso, de maneira que, de forma que, de sorte que, desse modo, dessa maneira, dessa forma.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gente, aproveitando que apareceu a palavra ''retificação'', cabe lembrar o significado, pois sempre cai.

    RETIFICAR = corrigir, consertar.

    RATIFICAR = confirmar.

  • Gab: C

    de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar”

    >> De modo que: locução conjuntiva conclusiva.

    >> Só testar substituindo por outra do mesmo valor: ex "por fim, atualmente 30..."

  • so sabia logo, por isso e portanto.

  • Lista de conjunções conclusivas

    logo;

    pois (posposto ao verbo);

    portanto;

    assim;

    então;

    por isso;

    por conseguinte;

    por consequência;

    consequentemente;

    de modo que;

    desse modo;

    dessarte;

    destarte;

  • Achei um pouco estranha as alternativas. De modo que é uma conjunção subordinada e está no grupo das consecutivas, que indica uma consequência e não uma conclusão. Conjunções conclusivas são coordenadas e não têm o que. As conjunções coordenadas conclusivas são: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    Acertei a questão por eliminação, mas mesmo assim fiquei em dúvida quanto se esta questão deveria ser anulada.

  • A questão quer saber o valor semântico da conjunção "de modo que" em "Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas [...], de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção". Vejamos:

    Conjunções coordenativas são as que ligam termos ou orações de mesmo valor. As conjunções coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

     .

    A) adversidade

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

    B) retificação

    Conjunções coordenativas alternativas: têm valor semântico de alternância, escolha, exclusão, retificação...

    São elas: ou... ou, ora... ora, já.. já, seja... seja, quer... quer, não... nem...

    Ex.: Ora estudava, ora trabalhava.

    C) conclusão

    Conjunções coordenativas conclusivas: têm valor semântico de conclusão, fechamento, finalização...

    São elas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois (depois do verbo), então, assim, destarte, dessarte...

    Ex.: Estudamos muito, de modo que passaremos no concurso.

    D) adição

    Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo...

    São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim...

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.

    Gabarito: Letra C

  • Conclui-se que, atualmente...

    Está afirmando!

    Gab: C

  • quando penso que sei alguma coisa vem uma questao dessa pra me mostrar o contrario ( de modo que ) é conclusiva jamais soube disso ia morrer sabendo que é concecutiva

  • Complementando:

    Retificar: Corrigir

    Ratificar: Confirmar.

  • Esta está difícil !!

  • concessiva : embora, conquanto ,ainda que , mesmo que , posto que , sem que , visto que , se bem que .

    enfim, português não se estuda, só se pratica questões e segue o jogo !

  • Trata-se de conjunção coordenativa conclusiva, estabelece conclusão entre as orações relacionadas (desse modo).

  • Português não é só decorar, e sim interpretar.

    Só decorar a tabela de conectivos aqui pode não ser tão eficiente.

    Afinal, de modo que pode ser FINAL ou CONSECUTIVA, certo?

    Final = expressa finalidade de algo

    Consecutiva = Consequência de algo

    Na interpretação da questão está como CONCLUSÃO.

    Conclui-se que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar, pois foi introduzido um modelo agroexportador centrados nas monoculturas.

    É aquela mesma pegada do MAS ...

    Em regra é adversativo (oposição), mas pode ser aditivo: Ex - aconteceu isso mas também aconteceu aquilo.

    .

  • Gabarito letra C.

    Ficou com duvida? na hora da prova bateu a insegurança? não se desespere. Pense eu uma frase e inclua o conectivo para facilitar seu entendimento.

    Por exemplo: Resolvi muitas questões no QC de modo que fui aprovada na prova.

    Assim, percebemos claramente que se trata de um conectivo conclusivo.

  • Oie Galera, Segue Aqui minhas Sugestões de Redações Prontas gratuitas com Esqueletos Prontos . Redações Especificas para Banca SELECON concurso (Polícia Penal Minas Gerais ). Assista e saia na frente da concorrência com Esses 5 Temas que são Prováveis de Cair na Sua Prova.

    Aula 01(Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=8ZGQQXa7-BA

    Aula 02 (Papel das Penas Alternativas)

    https://www.youtube.com/watch?v=PC7rOyEXx6M

    Aula 03 (Remição de pena pela leitura)

    https://www.youtube.com/watch?v=AnKJttc1uhA

    Aula 04 (LGBT e o Sistema Prisional)

    https://www.youtube.com/watch?v=iAj5e-Qpc4I

    Aula 05 (Realidade Feminina nos presídios)

    https://www.youtube.com/watch?v=12VYtiAjAoU

  • Gab. C

    As conjunções conclusivas - Ligam à anterior uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência.

    Mais usadas:

    • Logo, pois, por isso, assim, por conseguinte, de modo que....
  • Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.

    Não adianta, só vejo relação de causa e consequência

  • humanidade acabaria com a fome. Introduziu-se, assim, um modelo agroexportador centrado nas monoculturas, que favoreceu a concentração das empresas, cada vez mais internacionalizadas, de modo que atualmente 30 conglomerados transnacionais controlam a maior parte da produção, da industrialização e do comércio agroalimentar no mundo, violando a soberania alimentar.

     

    DE MODO QUE TUDO ISSO  OCASIONOU ISSO!

    ENTÃO OCASIONOU ISSO! 

    Conjunção Coordenada Conclusiva.

    Alguns Bônus:

    porquanto = explicativa.

    conquanto = concessiva.

    por consequinte = conclusiva

    Na medida que = proporcional

    Na medida em que = Causal