-
E)
2.2 Administração da diversidade da força de trabalho
A globalização também traz à tona outro desafio: a diversidade da força de trabalho, discriminação. As organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo aplica-se a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: pessoas com necessidades especiais, representantes da terceira idade e homoafetivos. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional. Os executivos precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa nenhuma discriminação.
Questão de Concurso
(Cespe/Anac/Técnico Administrativo/2012) A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
Gabarito: certo. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para os estudos acerca do comportamento organizacional.
2.3 Ampliação da qualidade e da produtividade
Na década de 1990, organizações em todo o mundo aumentaram sua capacidade produtiva em resposta ao crescimento da demanda. As empresas construíram novas unidades, expandiram seus serviços e contrataram pessoas. Em busca de melhoria de qualidade e de produtividade, elas estão implementando programas como a gestão de qualidade (QM) e a reengenharia, que exigem amplo envolvimento dos funcionários. Gestão de qualidade:
• foco intenso no cliente;
• preocupação com a melhoria constante;
• melhoria da qualidade de tudo o que a organização faz;
• mensurações acuradas;
• autonomia dos funcionários.
-
Gente?
-
o que uma decada não faz com o mundo, neh?!
-
O gabarito está errado. Vá até a prova e seu gabarito e veja que a resposta certa é o item "B".
Precisam corrigir o gabarito.
Segundo Robbins, a liderança nem sempre é necessária para equipe eficientes, como comprovam certos casos de equipes autogerenciadas.
-
Gabarito: b
-
Não confio mais no meu conhecimento ...
-
A liderança compartilhada é uma característica das equipes bem-sucedidas.
Gabarito B.
-
A liderança nas equipes é do tipo compartilhada, então não cabe dizer que é exercida por UM membro.
Gab. aí está errado.
-
Essa questão trata nitidamente da dicotomia grupo X equipe, sendo que no primeiro a liderança é única( apenas um membro) e no segundo conceito a liderança é COMPARTILHADA.
-
Características de equipes eficazes:
Comunicação aberta entra os membros: Certo
Liderança exercida por um membro: Errado. a liderança nas equipes de trabalho é compartilhada. A liderança única é característica de grupos de trabalho.
Clima de cooperação: Certo
Reconhecimento de conflitos: Certo
Valorização das pessoas por sua diversidade: Certo.
Portanto, alternativa correta é a letra B!
Gabarito: B