SóProvas


ID
3387454
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentro do Planejamento e Orçamento Público, existem os Princípios Orçamentários que estabelecem diretrizes para a eficiência e transparência nos processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. A respeito dos Princípios Orçamentários, julgue o item a seguir.

O Princípio da Unidade ou Totalidade delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na Lei Orçamentária Anual (LOA) irão se referir.

Alternativas
Comentários
  • anualidade

  • Princípio da Unidade é o que diz que o orçamento é uma peça una. Cada esfera de governo deverá ter apenas 1 orçamento.

  • Paludo:

    Princípio da Unidade/Totalidade ensina que o orçamento deve ser UNO, ou seja, no âmbito de cada esfera de Governo (União, estados e municípios) deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro. O que configura esse princípio é a esfera de Governo/Unidade da federação (que deve ter apenas um único orçamento anual), e não órgão/Unidade Orçamentária. Assim, existem o Orçamento da União, o de cada estado e o de cada município.

    O período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na Lei Orçamentária Anual (LOA) se referi ao princípio da anualidade.

  • Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

    Esse princípio, contido no art. 2° da Lei 4.320, foi consagrado na Constituição Federal (art. 165, § 5o ), que determina:

    § 5o A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

  • Pelo princípio da unidade, para cada ente da federação deve haver apenas um orçamento. Já o princípio da totalidade assevera que, malgrado coexistam diversos orçamentos, eles devem ser consolidados em um único.

  • O período de 1 ano se refere ao princípio da anualidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Unidade :Art. 2 - Lei 4.320/64• O Orçamento deve conter todas as receitas e despesas em uma única peça orçamentária.• Exemplo: – Orçamento Geral da União; – Orçamento do Estado; – Orçamento do Município.

    Anualidade: Art. 2 - Lei 4.320/64• O Orçamento deve referir-se sempre a um período limitado de tempo. Ao período de vigência do orçamento denomina-se exercício financeiro.

  • Trata-se de Princípios Orçamentários

    De acordo com este Princípio Unidade/Totalidade, o orçamento deve ser uno. Assim, cada ente governamental deve elaborar um único orçamento. Este Princípio é mencionado no caput do art. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, e visa evitar múltiplos orçamentos dentro da mesma pessoa política.

    Resolução:

    No entanto, a questão confunde esse Princípio com o da Anualidade.

    Gabarito Errado