SóProvas


ID
3387922
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Políticas públicas constituem-se como um conjunto de normas e regras de comportamentos e ações de atores individuais e coletivos. A fim de garantir a proteção dos direitos das pessoas que convivem com o transtorno mental, foi implementada a Lei 10.216, de 2001, que assegura o acesso aos tratamentos de saúde. Em relação às Políticas Públicas de Saúde Mental, julgue o item a seguir.


A principal estratégia da Rede de Atenção Psicossocial são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) os quais prestam atendimento clínico em regime de atenção diária, promovem a inserção social das pessoas com transtornos mentais e constituem-se como porta de entrada da rede de assistência em saúde mental.

Alternativas
Comentários
  • https://www.saude.gov.br/noticias/693-acoes-e-programas/41146-centro-de-atencao-psicossocial-caps

  • Mas o caps não é porta de entrada

  • Achei mal formulada... na Portaria 3.088/11 refere-se ao CAPS para acompanhamento em regime intensivo, semi-intensivo ou não intensivo. Também acho obsoleto pensar em porta de entrada no cuidado *em rede*, já que esse modelo ultrapassa a lógica piramidal de organização dos serviços e reafirma que porta de entrada na rede é aquela que o usuário acessa, devendo ser referenciada de acordo com suas necessidades. Poderia se falar de porta de entrada preferencial, mas isso aí.....

  • A questão é que o CAPS é uma porta de entrada, mas não é a única no sistema público de saúde mental.
  • GABARITO: CERTO

  • O CAPs também é considerado uma porta de entrada. As pessoas confundem, a Atenção Básica é a porta de entrada preferencial, mas existem outras também, incluindo o CAPs. A escrita está toda correta.

  • Posso está enganada, mas a questão traz o caps como principal estratégia , e não a única como porta de entrada. Verificar o Enunciado da questão.