SóProvas


ID
3388186
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os diferentes tipos de átomos podem se reunir das mais variadas maneiras, formando uma infinidade de agrupamentos diferentes ou os aglomerados iônicos, e cada molécula representa uma substância pura ou espécie química. Sobre as substâncias químicas, elementos e misturas, julgue o item a seguir.


O gás oxigênio e o gás ozônio são formas alotrópicas do elemento oxigênio.

Alternativas
Comentários
  • Alotropia é uma propriedade dos elementos químicos de formar substâncias simples diferentes!

    exemplo:(O2, O3)

    Dizemos então que o Oxigênio e o Ozônio são Alótropos: substâncias diferentes formadas pelo mesmo elemento.

  • ALOTROPIA: peculiaridade que alguns elementos químicos tem de formar substancias Simples diferentes, por meio de Ligação Covalentes apolares.

    O ( oxigênio)

    O2 (gás oxigênio)

    O3 ( gás ozônio)

    CERTO

    APMBB

  • CERTO

    A alotropia é uma propriedade que alguns elementos químicos possuem de realizar ligações por meio de ligações covalentes (com compartilhamento de elétrons) e, assim, formar duas ou mais substâncias simples diferentes. As substâncias simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento.

    O oxigênio (O) pode formar dois alótropos, o gás oxigênio e o ozônio, cuja diferença é que, no gás oxigênio, os átomos unem-se dois a dois, formando moléculas biatômicas (O2), enquanto o ozônio forma moléculas triatômicas (O3).

    O fósforo (P) é outro exemplo de elemento que possui várias variedades alotrópicas, sendo que as principais são o fósforo branco (P4) e o vermelho (que não apresenta estrutura determinada, mas existem evidências de que ele se trata de macromoléculas formadas pela ligação das estruturas tetraédricas do P4).

    O enxofre (S) é o elemento que possui a maior variedade de formas alotrópicas, incluindo as moléculas (S2), (S4), (S6) e (S8).

    O carbono (C) possui duas variedades alotrópicas naturais (grafite e diamante) mas ambos são representados por (Cn), pois eles são formados por um número muito grande e indeterminado de átomos. Assim, a diferença entre eles está no arranjo cristalino.

    Fonte: https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/alotropia.htm