Quanto as outras alternativas, com base na NBC TA 530:
b) 7. O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível mínimo aceitável
c) 9. O auditor deve executar os procedimentos de auditoria, apropriados à finalidade, para cada item selecionado.
d) 8. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada
e) 10. Se o procedimento de auditoria não for aplicável ao item selecionado, o auditor deve executar o procedimento em um item que substitua o anteriormente selecionado
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre amostragem de auditoria segundo a NBC TA 530.
A questão pede para acharmos a incorreta. Então, vamos às alternativas.
A) Incorreta. E já encontramos nosso gabarito. Ao definir uma amostra o auditor deve considerar tanto a finalidade do procedimento (isto é, a razão utilizada para a amostragem e como a amostragem será útil para a auditoria) quanto às características da população dos dados. Esta é a redação do item 6 da NBC TA 530:
6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do
procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a
amostra.
B) Correto. O tamanho da amostra vai determinar se o risco de amostragem é alto ou não. O tamanho da amostra deve refletir o risco que o auditor deseja correr. De forma geral, quanto maior o tamanho da amostra, menor o risco de amostragem.
Olhe só o item 7 da norma:
7. O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de
amostragem a um nível mínimo aceitável.
C) Correto. Não dá para desvincular os procedimentos e a finalidade de cada um deles na auditoria. Repare no item 9 da NBC TA 530:
9. O auditor deve executar os procedimentos de auditoria, apropriados à finalidade, para
cada item selecionado.
D) Correto. A grande vantagem de realizar amostragem estatística é utilizar o método estatístico e não o julgamento profissional. Por isso, ao retirar o viés do auditor, a amostragem permite que cada unidade tenha a mesma chance de ser selecionada.
Este é o comando do item 8 da norma:
8. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de
amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada.
E) Correto. Se decidir usar amostragem estatística e o item selecionado pela amostra não puder sofrer o procedimento de auditoria, deve-se substituir o item. Tal é o comando do item 10 da norma:
10. Se o procedimento de auditoria não for aplicável ao item selecionado, o auditor deve
executar o procedimento em um item que substitua o anteriormente selecionado.
Como a questão pede a incorreta, o nosso gabarito é a letra A.
Gabarito do Professor: Letra A.