SóProvas


ID
3390526
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Deve-se ter cuidado com a ordem de aplicação dos testes psicológicos em um psicodiagnóstico, pois em certos casos a realização do primeiro pode influenciar a execução do segundo. Walter Trinca recomenda como norma geral que deverá ser adaptada, segundo a natureza do caso, a seguinte sequência de passos:

Alternativas
Comentários
  • procedimentos não estruturados, testes projetivos, testes psicomotores, testes de inteligência e outros.

  • GABARITO D

    A ordem de aplicação recomendada pelos autores inicia com testes menos ansiogênicos para os mais ansiogênicos (procedimentos não estruturados, testes projetivos, testes psicomotores, testes de inteligência e outros.)

  • Gabarito D

    Resolução

    De acordo com o livro Diagnóstico Psicológico a Prática Clínica, temos que Walter Trinca diz:

    "A escolha dos testes psicológicos deverá estar em função das entrevistas, de observações clínicas e dos resultados do uso de procedimentos menos estruturados. Outro elemento a ser realçado é a ordem de aplicação dos testes. Não é conveniente aplicarmos um teste de inteligência antes de um teste projetivo, pois assim procedendo poderá ocorrer que a realização do primeiro influencie na execução do segundo. Como norma geral, que deverá ser adaptada segundo a natureza do caso, recomendamos a seguinte sequência de passos: procedimentos não estruturados, testes projetivos, testes psicomotores, testes de inteligência etc."

  • Começa pelos menos estruturados e pelos projetivos, para depois aos poucos inserir os testes de inteligência e outros mais estruturados.

  • Entendimento diferente em relação ao livro da Ocampo que recomenda a utilização de testes menos ansiogênicos no início do processo de psicodiagnóstico.