SóProvas


ID
3397045
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.


A estratégia genérica de foco faz com que a empresa procure atender segmentos de mercado definidos e estreitos e dê enfoque em grupos de clientes, linhas de produtos ou mercados geográficos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     estratégia de foco (ou enfoque, como na tradução oficial) significa enfocar em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos, ou um mercado geográfico.

    Assim como na diferenciação, o foco assume várias formas. A estratégia de foco visa atender muito bem ao mercado determinado. A estratégia basea-se na condição de que a empresa é capaz de atender ao segmento específico mais efetivamente e também eficientemente do que os concorrentes que competem de forma mais ampla (PORTER, 1986).

  • genérica de foco? Como assim?

  • Palavra genérica foi a pegadinha

  • Gente não tem pegadinha nesta questão. Estratégias Genéricas é uma teoria desenvolvida por Porter. Alias é um tema bem comum no estudo da Administração. 

  • Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

  • Gente não tem nada de pegadinha na palavra GENÉRICA.

    Vejam só...

    Segundo o livro Administração Geral e Pública - Prof. Adriel Sá, Porter propôs uma tipologia de estratégias competitivas que ele(POTER) sugere ser GENÉRICAS, pois poderiam, segundo ele, ser implementadas por qualquer tipo de empresa em qualquer tipo de indústria, independentemente do estágio de desenvolvimento da industria.

    São elas: LIDERANÇA DE CUSTO

    DIFERENCIAÇÃO

    FOCO (NINCHO).

    CUIDADO!

    por achar q se trata de uma pegadinha pode deixar de marcar a resposta correta.

    Por isso é sempre bom se atentar nas palavras chaves.

    Bjs!

    Qualquer dúvida ou erro por favor mandem msg no privado para que eu consiga visualizar.

  • Estratégias genéricas de Porter:

    Diferenciação: projetar um produto de forte identidade, nitidamente distinto da concorrência.

    Ex. coca-cola, Mcdonalds.

    Liderança de custo: oferecer um produto ou serviço mais barato.

    Ex. produtos japoneses, tecnologias ultrapassadas.

    Foco: selecionar um nicho de mercado e dominar os recursos para explorá-lo da melhor forma possível.

    Ex. lojas de produtos naturais, serviços ou produtos para 3ª idade.

    P.S. Estude também as 5 forças de Porter e os riscos inerentes à estratégia de diferenciação.

    Maximiano.

  • Porter, a partir do seu Modelo das 5 Forças de Porter, desmembrou as relações de custo e diferenciação, descrevendo as 3 Estratégias Competitivas Genéricas:

    Liderança de custo: a empresa decide tornar-se o produtor de mais baixo custo em sua indústria.

    Diferenciação: a empresa decide ser a única em sua indústria, escolhendo características de produto/serviço amplamente valorizados pelos clientes para diferenciar-se dos demais concorrentes

    Enfoque (Foco ou Estratégia de Nicho): a empresa decide escolher um ambiente competitivo mais restrito dentro do mercado da indústria, um segmento para obter vantagem competitiva local e obter vantagem de custo ou diferenciação.

  •  As estratégias genéricas de Porter são: liderança no custo, diferenciação e enfoque (ou foco).

    1) Custo: Michael Porter (1986) afirma que a estratégia de liderança pelo custo total consiste em atingir a liderança total em um setor, através de uma série de políticas orientadas para atingir este objetivo básico. O custo baixo é o tema central desta estratégia, embora qualidade e atendimento ao consumidor não possam ser ignorados. Uma posição de baixo custo permite que a empresa obtenha retornos acima da média, mesmo se houver um alto índice de competitividade (PORTER, 1986).

    2) Diferenciação: A segunda estratégia genérica segundo Porter (1986) consiste em “diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria”. Quando utiliza o termo indústria, refere-se ao conjunto de empresas de determinado setor da economia.

    3) Foco: A estratégia de foco (ou enfoque, como na tradução oficial) significa enfocar em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos, ou um mercado geográfico. Assim como na diferenciação, o foco assume várias formas. A estratégia de foco visa atender muito bem ao mercado determinado e baseia-se na condição de que a empresa é capaz de atender ao segmento específico mais efetivamente e também eficientemente do que os concorrentes que competem de forma mais ampla (PORTER, 1986).

    Saiba mais na fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/estrategias-genericas/16065

  • Gabarito 'Certo'

    Apesar de eu ter errado, por ser Genêrico, achei que não tinha como ter "mercado definidos e estreitos e dê enfoque em grupos de clientes, linhas de produtos ou mercados geográficos".

    Vamos a teoria, trata-se de "Estratégia Genérica de Porter onde é constituída de 3 principais estratégias 'genéricas':

    1- Lideranção em custos

    2- Diferenciação

    3- Foco ou Enfoque, também chamada de Estratégia de Nicho:

    Nesta situação, a empresa foca seus esforços em um pequeno mercado (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou esta estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela FIAT)".

    Apostila Estratégia, prof. Rodrigo Rennó.

  • Correta

    Estratégia Genéricas de Porter:

    Liderança de Custos = Busca custos baixos, padronização, uniformidade e centralização.

    Diferenciação = Busca Inovação, descentralizar, maior autonomia, algo diferente a oferecer.

    Focalização = Segmento de mercado, foca em uma região, em um público, produtos...

  • O Modelo das Estratégias Genéricas de Competição proposto por Michael Porter tem, por essência, a formulação de uma estratégia competitiva onde se correlaciona a empresa com o seu ambiente de atuação. Para Porter, a meta é encontrar uma posição no setor em que a empresa possa melhor se defender das forças competitivas ou influenciá-las.

    Assim, o modelo apresenta três tipos básicos de estratégia competitiva: diferenciação; liderança em custos; e enfoque (ou foco). Para respondermos à questão em análise, detalharemos um pouco a estratégia de enfoque.

    Porter defende que a Estratégia Competitiva de Enfoque deva focar um determinado grupo comprador, um segmento de linha de produtos ou um mercado geográfico. Essa estratégia é essencialmente direcionada para a demanda, relacionada ao mercado, porém, adota-se a perspectiva da organização. Assim, essa estratégia "baseia-se no pressuposto de que a organização é capaz de atender a seu alvo estratégico de modo mais eficaz que os concorrentes que estão competindo de forma mais ampla" (Lobato, 2012). Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta.
    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    LOBATO, David Menezes. Gestão Estratégica. Fundação Getúlio Vargas. Editora: FGV, Rio de Janeiro – RJ, 2012.
  •  

    1) Liderança de custos: Tenho a melhor eficiência operacional possível e isso reflete em preços imbatíveis. Ex: Companhia Aérea Raynair.

    2) Foco: Enfatizo uma clientela específica. Ex: Lacoste.

    3) Diferenciação: Enfatizo um produto específico. Ex: Ferrari.

    Fonte: colega do Qc.

  • Estratégia Competitiva Genérica de Porter

    1. Liderança de custo - fabricação de produtos mais baratos que os concorrentes (mais eficiente)
    2. Diferenciação - desenvolver produtos diferenciados, únicos e inigualáveis.
    3. Enfoque (estratégia genérica de foco) - atua em determinados nichos de mercado. Pode ser em mercado específico ou consumidores específicos. Considerando determinado nicho há o enfoque na diferenciação e/ou enfoque na liderança de custo.
  • Gente de Deus , genérico agora mudou de definição???! se é genérico ,como tem foco ?! Que banca confusa !!!!!