SóProvas


ID
3397777
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o o item.


Os conflitos não geram benefícios à empresa. Eles apenas geram desengajamento e má disposição da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    2.5. Efeitos ou consequências dos conflitos
    A partir de divergências de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Desde as mais leves até as mais críticas, as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessárias da vida grupal e podem ser classificadas quanto às consequências. Caso apresente consequências positivas, o conflito é denominado funcional. Se as consequências forem negativas, é chamado disfuncional.
    Questão de Concurso
    (FCC/TRE/CE/Analista Judiciário/2012) O conflito disfuncional é aquele que:
    a) interfere no desempenho, sendo prejudicial às metas e aos objetivos da organização.
    b) causa prejuízos à imagem pública da organização.
    c) dificulta a elaboração do planejamento estratégico e a definição de uma visão comum.
    d) incentiva a adoção de comportamentos de resistência à mudança e gera o aumento de reclamatórias trabalhistas.
    e) promove resultados benéficos tanto para a organização como para os indivíduos, pois gera mudanças nos processos de trabalho.
    Gabarito: a. O conflito disfuncional, ao contrário do funcional, traz consequências negativas.
    De um ponto de vista amplo, o conflito tem muitas funções positivas. Ele previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda resolução. Funciona como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais

  • De um ponto de vista amplo, o conflito tem muitas funções positivas. Ele previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante da concordância, estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda resolução. Funciona como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais

  • O conflito é necessário até certo ponto na organização pois apoiam as metas da empresa e produz criatividade. Conflitos funcionais.

  • Quanto aos aspectos qualitativos, os conflitos podem ser funcionais ou disfuncionais. Os funcionais geram maior produtividade; já os disfuncionais, não geram maior produtividade. Dado o exposto, nem todos os conflitos são ruins. Por isso, a questão está errada.

  • ERRADO

  • Os conflitos podem ser benéficos às organizações, em muitos casos eles são até mesmo incentivados. A partir de pensamentos antagônicos, boas ideias podem surgir, ideias essas que quando postas em prática ajudarão a organização. A questão, portanto, é que o conflito deve ser bem gerido para que a organização possa tirar proveito dele, bem como liminar aqueles que podem ser prejudiciais ao desempenho das atividades organizacionais.

    GABARITO: ERRADO

  • Existem evidências que demonstram que o conflito moderado pode ser benéfico para a organização. Ou seja, quando o conflito é bem gerenciado pelo gestor, ele pode trazer resultados positivos para a organização (nesse caso, trata-se de um conflito funcional)

    Fonte : Stefan Fantini, Administração Geral - estratégia concursos

  • O Conflito tanto pode ser positivo como negativo

    CONFLITO POSITIVO/FUNCIONAL

    Maior esforço no trabalho

    Maior criatividade e cooperação

    CONFLITO NEGATIVO/DISFUNCIONAL

    Acomodação

    Haverá perda de tempo, pois deveriam estar focados no trabalho

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da transição do conceito de Conflitos, ou seja, das suas três abordagens.


    Primeiramente, é importante frisar que nem todos os conflitos são disfuncionais, ou seja, que atrapalham o grupo e criam obstáculos para melhoria contínua e não geram benefício algum para organização. Ele acontece quando o nível de conflitos é muito baixo, gerando acomodação, ou muito alto, gerando perda de tempo e esforço da equipe.


    Entretanto, existem os conflitos funcionais, que são capazes de gerar benefícios para organização, para isso o líder da equipe deve manter um nível mínimo de conflito constante para gerar inovação e não acomodação.


    Diante disso, vamos a uma breve contextualização da transição do conceito de Conflitos, segundo Ribas (2015):





    (Ribas, 2015, p. 351).
    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que os conflitos não geram benefícios à empresa e que eles apenas geram desengajamento e má disposição da equipe, dado que esta visão do conceito de conflito refere-se a abordagem tradicional (1930-1940), que entendia o conflito como algo ruim, danoso e que devia ser evitado.

    Contudo, a partir da década de 1970, com a ascensão da abordagem interacionista, o conflito passa a ser percebido como algo que pode ser benéfico e que deve ser encorajado pela organização para que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo não se torne estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

  • A perspectiva preponderante da Administração acerca dos conflitos é uma visão centrada na resolução de conflitos. Segundo essa perspectiva, os conflitos são uma consequência natural da interação humana e que devem ser resolvidos/administrados de modo a minimizar os seus efeitos negativos e, quando possível potencializar os efeitos positivos. O enunciado erra ao afirmar que os conflitos são necessariamente ruins.

    Gabarito: Errado