SóProvas


ID
3398866
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TJ-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      A origem da linguagem


      Durante muito tempo a Filosofia preocupou-se em definir a origem e as causas da linguagem. Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas. Essa discussão levou, séculos mais tarde, à seguinte conclusão: a linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são fatos culturais. Uma vez constituída uma língua, ela se torna uma estrutura ou um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural, isto é, como algo que possui suas leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que a empregam.


      Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas:

      1. a linguagem nasce por imitação, isto é, os humanos imitam, pela voz, os sons da Natureza (dos animais, dos rios, das cascatas e dos mares, do trovão e do vulcão, dos ventos, etc.). A origem da linguagem seria, portanto, a onomatopéia ou imitação dos sons animais e naturais;

       2. a linguagem nasce por imitação dos gestos, isto é, nasce como uma espécie de pantomima ou encenação, na qual o gesto indica um sentido. Pouco a pouco, o gesto passou a ser acompanhado de sons e estes se tornaram gradualmente palavras, substituindo os gestos;

      3. a linguagem nasce da necessidade: a fome, a sede, a necessidade de abrigar-se e proteger-se, a necessidade de reunir-se em grupo para defender-se das intempéries, dos animais e de outros homens mais fortes levaram à criação de palavras, formando um vocabulário elementar e rudimentar, que, gradativamente, tornou-se mais complexo e transformou-se numa língua;

      4. a linguagem nasce das emoções, particularmente do grito (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso (prazer, bem-estar, felicidade). Citando novamente Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas:

      “Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes… Eis por que as primeiras línguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas.” 


      Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes. Assim como a pintura nasceu antes da escrita, assim também os homens primeiro cantaram seus sentimentos e só muito depois exprimiram seus pensamentos.

                       CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática 2000.

Considere as ocorrências do vocábulo “assim”, no último parágrafo, e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ?  Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes. Assim como a pintura nasceu antes da escrita, assim também os homens primeiro cantaram seus sentimentos e só muito depois exprimiram seus pensamentos.

    ? Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa comparativa (=ela compara e não indica o modo de algo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Contiguidade

    /gü/

    substantivo feminino

    1. estado ou condição do que está contíguo; proximidade; vizinhança.

    "vive na c. do mar"

    2. contato, convívio.

    "a c. de pessoa tão maledicente desagrada-o"

    3. LINGUÍSTICA: relação de proximidade imediata entre duas unidades na cadeia da fala [Em linguística distribucional, é a única relação existente entre unidades (fonemas, morfemas, palavras) em sequência.].

  • Adverbiais comparativas :(expressam comparação) como,assim como , tal,qual,tanto como.

  • Qual o erro da A?

  • GABARITO C

    Na segunda ocorrência, o "assim" não indica o modo como a pintura nasceu, ele faz uma comparação e poderia ser substituído por "bem como".

  • Errei porque entendi que a autora estava fechando seu texto com uma conjunção conclusiva

  • Qual o erro da B? Alguém ajuda

  • A questão está pedindo a incorreta. Marquei a D, não achei que tinha continuidade. Mas analisando novamente, o ultimo trecho fazendo comparação.

  • Errei pq a questão pediu a INCORRETA.

    Atenção é tudo!

    Não desista!

  • orações coordenadas Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim, destarte

    Marta estava bem preparada para o teste, portanto, não ficou nervosa.

    Você nos ajudou muito; terá, pois, nossa gratidão.

    orações subordinadas Comparativas: introduzem uma oração que expressa a ideia de comparação com referencia oração principal São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc .

     O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem

  • A conjunção "assim" tem um espectro semântico muito vasto e requer uma certa sensibilidade, requer entender o contexto.

    1. (I)   Assim, a linguagem, nascendo das paixões(...) Equivalente a "dessa maneira", "dessa forma", "portanto", com valor conclusivo. Compreendendo o contexto, chegaríamos a isso ao perceber que o parágrafo encerra o texto e "resume e conclui" as ideias apresentadas anteriormente.
    2. (II) Assim como a pintura nasceu antes da escrita(...) Equivalente a "da mesma forma", comparando uma situação a outra e essa semântica é preenchida com o trecho que se segue " assim também os homens primeiro cantaram". Reescrevendo teríamos: Da mesma forma que a pintura nasceu da escrita, os homens primeiro cantaram(...) A ideia é expressar que em ambos os casos tivemos algo que originou outro.
    3. (III) Assim como a pintura nasceu antes da escrita(...) concluindo o que foi dito anteriormente e fazendo um link a alternativa INCORRETA, percebemos a semântica de comparação e o aspecto temporal! não há nenhuma menção ao modo como uma coisa ou outra foi criada.

    Questões que podem auxiliar:

    Q755778 - assim

    Q970052 Q1180183 Q200110 - assim como

  • ✅Letra C.

    A questão pede a INCORRETA.

    C) Nesse caso, o termo ASSIM está exercendo a função de COMPARAÇÃO.

    Conjunções comparativas = Como, mais...(do) que, menos... (do) que, tão...como, tanto...quanto..., assim como.

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    RESISTA!!!!

  • Ninguém quer saber o porquê dos erros. Vamos ser mais contributivos com a plataforma e menos egocêntricos, obrigado.

  • Assim como é sinônimo de: bem como, como, da mesma maneira que, do mesmo jeito que, (...).

    ----

    raciocínio analógico é um método de processamento de informações que compara as semelhanças entre conceitos novos e entendidos e, em seguida, usa essas semelhanças para obter a compreensão do novo conceito.