SóProvas


ID
3400138
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Tecnologia a caminho da energia infinita

                                                                                                          Rui Salsas


      Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul. A energia é um recurso estratégico e um elemento-chave para o desenvolvimento sociodemográfico, assumindo um papel vital nas sociedades modernas. Em pleno século XXI, assistimos a uma verdadeira transformação e reengenharia de processos, promovendo a tecnologia e as suas funcionalidades na procura de melhor rendimento, de maior produtividade e eficiência, de maior sustentabilidade, fazendo mais com menos intervenção humana e minimizando as alterações aos ecossistemas ambientais.

      Nesse sentido, o setor das Utilities tem procurado introduzir a Inteligência Artificial (IA) e a Computação de Aprendizagem Automática (machine learning e/ou deep learning) como sendo os aliados de peso para o futuro próximo onde a eficiência energética será, e já mostra ser, uma das áreas com maior potencial e investimento e, consequentemente, geração de emprego.

      Do ponto de vista teórico, a utilização da IA traduz-se por "ensinar" máquinas ou software a representar o ser humano na execução de tarefas. Mais, esta tecnologia está acrescentando tarefas complexas e mais elaboradas capazes de modificar o seu comportamento, ou seja, as máquinas ou software poderão deter capacidade de aprender sem que sejam explicitamente programadas para isso.

      Então, como é que a Inteligência Artificial afeta as Utilities? A IA cumpre quatro funções principais, transversais a outros setores:

• Compreender as necessidades do consumidor – utilizar software capaz de recolher dados dos clientes e ser capaz de oferecer produtos mais adequados ao seu consumo, além de potenciar novos consumidores (por exemplo, combinar consumo energético com compras em hipermercados e usufruir de descontos associados);

• Melhorar os produtos e serviços oferecidos – recolher e analisar dados com programas inteligentes melhorará a oferta e divulgação de produtos e serviços atuais e novos; 

• Identificar e gerir o risco – usar dados analíticos da organização para inferir novos padrões de comportamento e de risco dos consumidores;

• Identificar e evitar fraudes – usar sistemas de análise de aprendizagem automática, para padronizar com um grande grau de certeza cada consumidor, irá certamente ajudar na identificação de fraudes.

      […] Concluindo, os últimos anos introduziram desafios significativos no setor da Energia, relacionados com a revolução energética em curso e na eficácia, quer da sua recolha quer do seu consumo. É, portanto, necessário superar expectativas por um país mais inovador e digital e por um planeta mais sustentável e ecológico, e nesse contexto a IA tem-se revelado uma aposta séria no presente e para o futuro, para beneficiar todas as indústrias.

Adaptado de: <http://exameinformatica.sapo.pt/opiniao/2019-10-09-Tecnologia-a-caminho-da-energia-infinita> . Acesso em: 10 out. 2019.

No trecho, “[…] os últimos anos introduziram desafios significativos no setor da Energia […] quer da sua recolha quer do seu consumo [...]”, as conjunções em destaque expressam o sentido de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    “[...] os últimos anos introduziram desafios significativos no setor da Energia [...] quer da sua recolha quer do seu consumo [...]”

    Alternativas: exprimem ideia de exclusão, alternativa (opção/escolha), alternância (ação ou resultado de alternar), inclusão, retificação etc.

    quer...quer; ou...ou; ora...ora.

  • GABARITO: LETRA A

    ? ?[...] os últimos anos introduziram desafios significativos no setor da Energia [...] quer da sua recolha quer do seu consumo [...]?

    ? Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa alternativa (=ou, seja...seja, ou...ou, já... já, ora...ora, umas vezes... outras vezes, quer...quer, talvez... talvez).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Tão fácil que tive medo de responder, kkkk

  • Clássica de alternância!

  • OU alternância OU Disjuntiva

  • orações coordenadas Alternativas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. amente. São elas: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.

    Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.

  • É, as vezes um charuto é só um charuto!!!!!

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento de conectores. O candidato precisa indicar qual assertiva possui a classificação correta da conjunção em destaque abaixo.  Vejamos:

    “[…] os últimos anos introduziram desafios significativos no setor da Energia […] quer da sua recolha quer do seu consumo [...]”,

    A conjunção "quer...quer" pode ser trocada por "ora...ora", indicando mais de uma opção ou situação, dessa forma, sendo locução conjuntiva de alternância.

    Sabendo isso, resta procurarmos a assertiva com essa opção. Analisemos:

    a) Correta.

    Alternativas: ligam palavras ou orações, estabelecendo entre elas uma relação de separação ou exclusão. São as conjunções ou, ou ... ou, já ... já, ora ... ora, quer ... quer, etc.

    b) Incorreta.

    Aditivas: servem para ligar dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, estabelecendo entre eles uma ideia de adição. São as conjunções e, nem (e não), que, não só ... mas também.

    EX: Ele não respondeu às minhas cartas nem me telefonou

    c) Incorreta.

     Adversativas: ligam dois termos ou orações, estabelecendo entre eles uma relação de oposição, contraste, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, e (com valor de mas).

    EX: A mulher chamou imediatamente o médico, porém não foi atendida.

    d) Incorreta.

     Explicativas: ligam duas orações de modo que a segunda justifica ou explica o que se afirmou na primeira. São as conjunções que, porque, porquanto, pois (no início da oração).

    EX: Vá rápido, pois já está começando a chover.

    e) Incorreta.

     Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: (logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc.

    EX:  Meu irmão estudou muito o ano.

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar - Conecte: Gramática Reflexiva. 2º ed - São Paulo: Saraiva, 2013.

    Gabarito: A