SóProvas


ID
3400294
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Dados de 92 milhões de brasileiros podem estar à venda na internet


    Arquivo contém 16 GB de informações pessoais que incluem nomes, datas de nascimento e números de CPF

                                                                                      Por Rodrigo Loureiro

                                                                                                     9 out. 2019


    São Paulo – Um banco de dados que teria informações de mais de 92 milhões de brasileiros está sendo leiloado na internet. De acordo com a empresa de segurança digital Eset, que está analisando o caso, o conjunto de dados pessoais inclui nomes dos usuários e de seus familiares, datas de nascimento e CPFs. O lance inicial é de 15 mil dólares.

    Realizado em diversos fóruns clandestinos e de acesso restrito, o leilão, que só recebe lances a partir de 1.000 dólares, só pode ser acessado por membros dessas plataformas. O arquivo de 16 GB de tamanho e em formato SQL está sendo leiloado por um hacker sob o codinome X4Crow.

    De acordo com o portal Bleeping Computer, que obteve uma amostra dos dados, as informações coletadas são verdadeiras e batem com registros da Receita Federal.

    Como o vazamento afeta também pessoas jurídicas, já que informações do CNPJ de empresas também foram coletadas, é provável que nem todos os dados sejam únicos. Ou seja, uma mesma pessoa pode estar listada mais de uma vez no arquivo.

    Para piorar, o invasor ainda afirma que pode obter números de telefone, endereços físicos, e-mails, placas de carros, histórico profissional e educacional e até mesmo o nome de vizinhos da vítima. Esses dados adicionais, contudo, estão sendo vendidos separadamente. Custam cerca de 150 dólares por pesquisa. 

    Seus dados estão seguros?

    Infelizmente, não é possível saber quem foi vítima deste novo ataque digital. Contudo usuários mais preocupados com a segurança de suas informações pessoais disponibilizadas na internet podem verificar se já foram vítimas de outros vazamentos de dados no ambiente virtual.

    Para fazer isso, é preciso acessar o site Have I Been Pwned. A página informa se o endereço de e-mail do internauta já foi listado em algum caso de vazamento de informações.

    Em todos os casos, vale sempre a dica de manter suas senhas seguras, evitar usar a mesma combinação para todos os serviços e ativar um sistema de autenticação em dois fatores em plataformas que oferecem o recurso.

Adaptado de: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/dados-de-92-milhoes-de-brasileiros-podem-estar-a-venda-na-internet/>. Acesso em: 10 out. 2019.

Assinale a alternativa em que a função da oração subordinada em destaque esteja corretamente analisada.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    A) “Um banco de dados que teria informações de mais de 92 milhões de brasileiros está sendo leiloado na internet. ” = oração com função de explicar a função do banco de dados → INCORRETO. Temos o pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (=sem pontuação). Ela restringe e não explica.

    B) “[...] o leilão, que só recebe lances a partir de 1.000 dólares, só pode ser acessado por membros dessas plataformas.” = oração com função de especificar o tipo de leilão → INCORRETO. Temos o pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (=entre pontuação). Ela explica e não restringe/especifica.

    C) “[…] vale sempre a dica de manter suas senhas seguras [...]” = oração com função de complementar o sentido de “dica”, especificando-lhe o sentido → CORRETO. Dica de algo (=temos, em destaque, uma oração subordinada substantiva completiva nominal, completa o sentido do substantivo "dica").

    D) “Para piorar, o invasor ainda afirma que pode obter números de telefone [...]” = oração com função de indicar a causa da obtenção de dados → INCORRETO. Temos a preposição "para" dando início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo (=indica finalidade e não a causa).

    E) “[…] o invasor ainda afirma que pode obter números de telefone [...]” = oração com função de qualificar a afirmação feita → INCORRETO. Temos a conjunção subordinativa integrante "que" dando início a uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Ela não qualifica, apenas completa o sentido do verbo "afirma".

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Completiva Nominal = completa um nome que pertence à oração principal e também vem marcada por preposição 

    Sentimos orgulho de seu comportamento 

    Completiva Nominal.

    Sentimos orgulho de que você se comportou. (Sentimos orgulho disso)

    Oração subordinada substantiva completiva nominal

    Lembre-se: as orações subordinadas substantivas objetivas indiretas integram o sentido de um verbo, enquanto que orações subordinadas substantivas completivas nominais integram o sentido de um nome. Para distinguir uma da outra, e necessário levar em conta o termo complementado. Esta é a diferença entre o objeto indireto e o complemento nominal: o primeiro complementa um verbo: o segundo, um nome.

  • Se não fosse a letra A pra eu fazer uma análise comparativa com a letra B, teria caído que nem um pato no termo ''especificar'', sendo que o correto, na B, é explicar... no fim, deu tudo certo kkkkk