SóProvas


ID
3401317
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As interações entre as pessoas são extremamente dinâmicas e nelas os desejos de cada indivíduo refletem em suas ações. Pensando nisso, os estilos de liderança dependerão da forma com que as pessoas recebem novas ideias e objetivos, ou como se relacionam com as outras pessoas. Existem três tipos de liderança: Autocrática, Democrática e Liberal. Sobre esses tipos de liderança, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Na liderança Democrática, a participação do líder é realizada de forma objetiva. Ele estimula seus liderados com fatos, elogios ou críticas, procurando ser um membro normal do grupo.

  • ALTERNATIVA A. Errado. Na liderança liberal, a participação do líder é mínima, os trabalhadores têm total liberdade para tomar decisões individuais ou grupais.

    ALTERNATIVA B. Errado. Na liderança autocrática, o líder determina providências para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

    ALTERNATIVA C. Certo. A alternativa descreve corretamente as características da liderança democrática.

    ALTERNATIVA D. Errado. Na liderança autocrática, apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.

    Gabarito: C

  • Liderança democrática= Relação de líder e subordinado.

  • Na liderança Democrática, a participação do líder é realizada de forma objetiva. Ele estimula seus liderados com fatos, elogios ou críticas, procurando ser um membro normal do grupo.

    Na liderança autocrática, a divisão do trabalho é realizada pelo líder e ele escolhe a tarefa que cada um irá desenvolver e qual será seu companheiro de trabalho.

    Na liderança Liberal, na programação dos trabalhos, a participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo.

    Na liderança Democrática, na tomada de decisões, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder.

  • a) Refere-se a liderança autocrática;

    b) Refere-se a liderança liberal;

    c) GABARITO DA QUESTÃO;

    d) Refere-se a liderança democrática;

  • Complementando os comentários!

    Fonte: Estratégia Concursos, vejamos :

    Liderança Transacional

    O líder orienta os subordinados e os mantém motivados através da troca (transações mútuas). O

    líder conduz os subordinados através do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas.

    O foco do líder está nos objetivos.

    Liderança Transformacional

    O líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a

    transcenderem os seus próprios objetivos e interesses.

    Liderança Carismática

    É baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas

    características extraordinárias e “heroicas”.

    Liderança Visionária

    Um líder visionário consegue criar e “vender” uma visão aos seus liderados. Ele é capaz de fazer com que

    os membros da organização “comprem” essa visão, e se esforcem para fazer com que essa visão (objetivo global

    “final”) seja alcançada.

    Liderança Autocrática: O líder centraliza toda a tomada de decisões e não há qualquer tipo de

    delegação aos liderados. O líder é dominador, impõe suas ordens e traça as diretrizes sem qualquer participação do grupo. A divisão das tarefas e os companheiros de trabalho de cada funcionário são determinados e escolhidos pelo líder. O líder é “pessoal” ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe.

    Liderança Democrática: Aqui, os liderados participam do processo de tomada de decisões. O líder

    incentiva a participação democrática dos liderados. É o grupo que decide as diretrizes (o líder participa, orienta e auxilia). É o próprio grupo que faz a divisão das tarefas, e cada membro da equipe que escolhe seus companheiros de trabalho (o líder apenas apoia esse processo). O líder é “objetivo” (e não “pessoal”) ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe. [GABARITO]

    Liderança Liberal (ou Laissez-Faire): “Laissez-faire” é uma expressão em francês que, em sua

    literalidade, significa “deixar fazer”. Nesse estilo de liderança o líder delega totalmente a tomada de decisões aos liderados. O grupo que decide as diretrizes (o líder apenas esclarece as dúvidas quando o grupo pede a sua ajuda). O grupo e os indivíduos ficam com liberdade total para decidirem. É o próprio grupo, com total autonomia, que faz a divisão das tarefas e escolhe os companheiros de trabalho. A participação do líder é limitada, e ele não exerce qualquer tipo de

    controle sobre as atividades (o líder apenas dá algum tipo de orientação quando o grupo solicita). A liderança tem um papel meramente “consultivo”.

    Boa Sorte, companheiros de lutas!!

  • Democrático Participativo

  • letra C

    Segundo Chiavenato (2007):

    • liderança democrática o líder adota uma postura objetiva,limitada aos fatos ,no que diz respeito a crítica e elogios.
    • As decisões são coordenadas pelo líder em conjunto com o grupo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos estilos de liderança. Em relação aos estilos de liderança, vejamos qual das alternativas é a correta.

    Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:

    Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Esse estilo pode ser subdividido em:

    • Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.

    • Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.

    Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.

    Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    • Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    • Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.

    Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomar as decisões.

    De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.

    Agora vamos às alternativas.

    A - incorreta. Na liderança autocrática, a divisão do trabalho é realizada pelo líder e ele escolhe a tarefa que cada um irá desenvolver e qual será seu companheiro de trabalho.

    B - incorreta. Na liderança liberal, na programação dos trabalhos, a participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas ao grupo.

    C - correta. Na liderança Democrática, a participação do líder é realizada de forma objetiva. Ele estimula seus liderados com fatos, elogios ou críticas, procurando ser um membro normal do grupo.

    D - incorreta. Na liderança Democrática, na tomada de decisões, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder.

    Portanto, a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.