SóProvas


ID
3402577
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Entende-se como força maior todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente. Sobre a força maior no direito do trabalho, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    Atentando-se que a questão pede a afirmativa INCORRETA, vejamos:

    a) O empregado, sendo estável, nos termos da lei, não é indenizado, quando despedido, em casos de força maior que determine a extinção da empresa, ou de um dos estabelecimentos em que trabalhe o empregado

    Incorreta (portanto gabarito):

    Art. 502 - Ocorrendo motivo de força maior que determine a extinção da empresa, ou de um dos estabelecimentos em que trabalhe o empregado, é assegurada a este, quando despedido, uma indenização na forma seguinte:

    I - sendo estável, nos termos dos arts. 477 e 478;

    II - não tendo direito à estabilidade, metade da que seria devida em caso de rescisão sem justa causa;

    b) A imprevidência do empregador exclui a razão de força maior.

    Correta, conforme art. 501, §1º:

    Art. 501 - Entende-se como força maior todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente.

    § 1º - A imprevidência do empregador exclui a razão de força maior.

    c): Cessados os efeitos decorrentes do motivo de força maior, é garantido o restabelecimento dos salários reduzidos.

    Correta, conforme art. 503, parágrafo único:

    Parágrafo único - Cessados os efeitos decorrentes do motivo de força maior, é garantido o restabelecimento dos salários reduzidos.

    d): É lícita, em caso de força maior ou prejuízos devidamente comprovados, a redução geral dos salários dos empregados da empresa, proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo, entretanto, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitado, em qualquer caso, o salário mínimo da região.

    Correta, conforme art. 503, caput:

    Art. 503 - É lícita, em caso de força maior ou prejuízos devidamente comprovados, a redução geral dos salários dos empregados da empresa, proporcionalmente aos salários de cada um, não podendo, entretanto, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento), respeitado, em qualquer caso, o salário mínimo da região.

    e) Comprovada a falsa alegação do motivo de força maior, é garantida a reintegração aos empregados estáveis, e aos não-estáveis o complemento da indenização já percebida, assegurado a ambos o pagamento da remuneração atrasada.

    Correta, conforme art. 504, caput:

    Art. 504 - Comprovada a falsa alegação do motivo de força maior, é garantida a reintegração aos empregados estáveis, e aos não-estáveis o complemento da indenização já percebida, assegurado a ambos o pagamento da remuneração atrasada.

    -----------------------------

    Edit: quanto ao comentário do colega Gustavo, minha opinião é que está certíssimo. A meu ver, a questão deveria ser anulada, pois, conforme bem colocado pelo mesmo, somente se admite redução de salários mediante act/cct, segundo previsto na CF (art. 7, vi).

    Agora me diz qual a moral de cobrar um dispositivo revogado ou não recepcionado? Tem tanto conteúdo para cobrar, para que isso?!

  • Tenho dúvidas quanto à ilegalidade e possível incorreição da assertiva "d".

    O art. 503 da CLT não foi recepcionado pela C.F/1988, de forma que as reduções de salário só são cabíveis mediante acordo ou convenção coletiva.

    Dessa forma, como a questão não pediu a literalidade do texto da CLT, a assertiva "d" também se encontra incorreta. Questão, smj, deveria ser anulada.

    Ou estou equivocado?

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a previsão legal contida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a respeito de força maior.


    A) Inteligência do art. 502, caput e inciso I da CLT, ao empregado estável, quando por motivo de força maior seja extinta a empresa, é assegurada indenização nos termos dos arts. 477 e 478.


    B) Correto, visto que em consonância com § 1º do art. 501 da CLT.


    C) Correto, visto que em consonância com parágrafo único do art. 503 da CLT.


    D) Correto, visto que em consonância com caput do art. 503 da CLT.


    E) Correto, visto que em consonância com caput do art. 504 da CLT.


    Gabarito do Professor: A