SóProvas


ID
3403591
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Os Conselhos de Saúde são constituídos por conselheiros que se responsabilizam pela proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da política de saúde, e, desta maneira, apresentam forte papel também no controle social. Em relação aos Conselhos de Saúde, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) "Um Conselho de Saúde é um órgão colegiado, ou seja, é composto por pessoas que representam diferentes grupos da sociedade, sendo 30% delas representantes de usuários do SUS."
( ) "Um Conselho de Saúde é permanente, isto é, tem sua existência garantida em qualquer circunstância e não existe a possibilidade de ser extinto."
( ) "Um Conselho de Saúde é deliberativo, ou seja, toma decisões que devem ser cumpridas pelo poder público."

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Prof cadê vc

  • Discordo totalmente do gabarito visto que os conselhos de saúde são órgãos permanentes e deliberativos previstos em lei. A segunda alternativa parece uma pegadinha, porém mal feita.

  • cadê o comentário do professor para nós tirar essa dúvida

  • GABARITO: D

    Não sou o professor, mas tentarei ajudar rs.

    ( F ) "Um Conselho de Saúde é um órgão colegiado, ou seja, é composto por pessoas que representam diferentes grupos da sociedade, sendo 30% delas representantes de usuários do SUS." → Errado. Segunda a lei 8.142/90. A representação dos usuários é paritária, isto é, o número de representantes dos usuários é igual (50%) a dos outros segmentos.

    Art. 1º § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    .

    ( F ) "Um Conselho de Saúde é permanente, isto é, tem sua existência garantida em qualquer circunstância e não existe a possibilidade de ser extinto." → Não encontrei arcabouço legal, mas creio que sua existência não é garantida em qualquer circunstância. Generalizar nunca é bom.

    .

    ( V ) "Um Conselho de Saúde é deliberativo, ou seja, toma decisões que devem ser cumpridas pelo poder público." → Correto. De acordo com a Lei 8.142/90 (leia os grifos).

    Art. 1° § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    .

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • onde estará o prof nesse momento tão crítico ahhhh
  • Sobre a segunda lacuna:

    A questão não fala do caráter permanente e deliberativo e sim sobre a possibilidade de extinção. Há essa possibilidade caso haja uma mudança pelo legislativo, por projeto de lei que determine a extinção dos conselhos.

    Um Conselho de Saúde é permanente, isto é, tem sua existência garantida em qualquer circunstância e não existe a possibilidade de ser extinto.

  • GABARITO LETRA "C"

    O segmento dos usuários deve ser paritário com os demais segmentos. Isso quer dizer que 50% dos integrantes do conselho de saúde têm que ser usuários, 25% devem ser profissionais de saúde e os outros 25% devem ser gestores e prestadores de serviço.

  • “CARÁTER PERMANENTE” – O conselho de saúde deve sempre existir, independentemente de decisões da gestão da União, do estado ou do município. Não é um órgão que possa ser extinto por nenhuma autoridade ou lei estadual ou municipal. É necessária outra lei federal para que ele possa ser extinto.

    fonte:

  • A questão Q1828942 (Gran Cursos Questões) da RBO tem como resposta correta o seguinte:

    Um Conselho de Saúde é um órgão: colegiado, ou seja, é composto por pessoas que representam diferentes grupos da sociedade, sendo 50% delas representantes de usuários do SUS; transitório, isto é, tem sua existência garantida em qualquer circunstância. Para ser extinto é preciso haver uma lei; e deliberativo, ou seja, toma decisões que devem ser cumpridas pelo poder público.