-
O método das partidas dobradas determina que para cada lançamento a débito em uma conta deve haver um lançamento corresponde a crédito em outra conta. Ou seja, não pode haver um valor credor sem um valor devedor correspondente.
Gab: ERRADO
-
O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar composto por todas as contas com seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total de débitos é exatamente igual ao total dos créditos, ou seja, se o método das partidas dobradas foi aplicado corretamente. Como a digrafia contábil determina que para cada débito deve existir um crédito de mesmo valor, a melhor forma de confirmar a exatidão aritmética dos lançamentos
é elaborando o balancete de verificação. Se os lançamentos contábeis não estiverem corretos, o balancete não fechará.
Vale ressaltar que na esfera pública, a emissão do balancete é obrigatória e deverá ser levantado, no mínimo, mensalmente.
-
Essa questão versa sobre equação patrimonial e método das partidas dobradas.
A equação patrimonial é dada por:
Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo
Dessa forma, se o Patrimônio Líquido é igual a zero, o ativo é igual ao passivo. Logo, decorre do uso do método das partidas dobradas que a soma dos saldos credores (em geral no passivo) deve ser igual à soma dos saldos devedores (em geral no ativo). Do contrário, o patrimônio líquido não seria zero, contrariando nossa premissa.
Vale ressaltar que a terminologia "balancete de verificação" é afeta à contabilidade geral/empresarial.
Gabarito do Professor: Errado.
-
ATIVO=PASSIVO, simples assim!
-
Saldos credores = saldos devedores, independentemente de contas zeradas.
Professor Paulo Lacerda