SóProvas


ID
3406621
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Candeias - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia atentamente a notícia a seguir para responder à questão.


Depressão deve ser prevenida a partir da infância, dizem especialistas (ALISSON, Elton - Revista Exame).

                                                                                                                   (texto adaptado)


      Considerada o mal do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão já desponta como a terceira maior doença entre adolescentes e é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 25 anos no mundo.

      A fim de prevenir o desenvolvimento desse transtorno mental nessa fase da vida é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes, desde cedo, de lidar melhor com emoções e situações de estresse que possam desencadear a doença no futuro. (...)

      “Se desde crianças as pessoas forem capazes de processar, entender e compreender melhor emoções, como tristeza, raiva e medo, elas terão muito mais clareza e condições para lidar com elas e, provavelmente, serão menos afetadas pelo estresse e outros sentimentos”, disse Adriana Fóz, pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. (...)

      Em adolescentes, os sintomas de depressão mais comuns são alteração de humor, caracterizada por predomínio de tristeza, melancolia e irritabilidade, juntamente com a perda de entusiasmo por atividades que despertavam interesse e prazer, além de mudanças nos padrões de sono e de apetite, maior sensação de cansaço e a persistência de pensamentos negativos sobre si e em relação ao futuro. (...)

      O desconhecimento sobre saúde mental, a fantasia de que adolescência e juventude são períodos excelentes da vida e, portanto, não é possível estar deprimido nelas, além da opinião deturpada de que a depressão é sinônimo de fraqueza, dificultam o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento da doença, apontaram os participantes.(...)

      Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de depressão e outros transtornos mentais em adolescentes são a exposição ao bullying – atos reiterados de intimidação e violência física ou psicológica –, a exposição a maus-tratos e situações de violência na comunidade, além do uso de drogas.

      Um dos fatores mais importantes, contudo, é a sensação de rejeição ou exclusão social, ressaltaram os pesquisadores. (...)

A partir da leitura atenta da notícia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No trecho “A fim de prevenir o desenvolvimento (...) é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes”, as duas expressões destacadas possuem a mesma classificação morfológica.

    Ambos os termos são conjunções subordinativas adverbiais finais.

    GABARITO. B

  • GABARITO: LETRA B

     

    A) No trecho ?Considerada o mal do século?, a expressão destacada é um advérbio de modo, cujo antônimo é a palavra ?bem? ? incorreto, o termo em destaque é um substantivo.
    B) No trecho ?A fim de prevenir o desenvolvimento (...) é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes?, as duas expressões destacadas possuem a mesma classificação morfológica ? correto, ambos termos possuem classificação morfológica como locuções conjuntivas adverbiais finais.
    C) No trecho ?bullying ? atos reiterados de intimidação e violência física ou psicológica ??, a utilização dos colchetes deve-se ao fato de que a palavra ?bullying? é um estrangeirismo ? temos aspas e travessões, não há colchetes.
    D) No trecho ?é a sensação de rejeição ou exclusão social?, a expressão destacada é um objeto indireto ? incorreto, o termo em destaque é um complemento nominal e completa o sentido do substantivo abstrato "sensação".

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Antecedido de artigo ou pronome, torna-se substantivo o advérbio MAL...

  • É só colocar na mesma frase duas vezes a conjunção: A FIM e perceberá que ambas conjunções exercem o sentido de FINALIDADE.

  • Assertiva b

    No trecho “A fim de prevenir o desenvolvimento (...) é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes”, as duas expressões destacadas possuem a mesma classificação morfológica.

  • Erro da (A)

    O artigo tem poder de substantivação.

    Portanto, ao dizer "o Mal", mal torna-se substantivo.

  • Dicas marotas..

    A) o mal do século.

    Coloca um zoom neste artigo antes do mal...

    Quando isso acontece a palavra passa a ser classificada como substantivo. (substantivação)

    c) Realmente um dos usos de ASPAS é quando temos estrangeirismos, vulgarismos, ironias.

    como já dito, Não aparecem colchetes. tenha em mento os principais usos de aspas:

    I) Citações e transcrições

    II) Nomes de livros e legendas

    III) Palavras que apresentam estrangeirismos, vulgarismos, ironias.

    D) Dá para matar sabendo que sensação não é verbo.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GAB: B

    Com todo o respeito, mas os termos "a fim de" e "para que" não são a mesma coisa. O primeiro é uma locução prepositiva com valor de finalidade, enquanto que o segundo é uma conjunção subordinativa final. Possuem, de fato, valor semântico idênticos(=finalidade), mas não são da mesma classe gramatical.

  • Ambas expressam sentido de finalidade

  • que mizeravi essa banca!

  • que mizeravi essa banca!

  • No trecho “bullying – atos reiterados de intimidação e violência física ou psicológica –”, a utilização dos colchetes deve-se ao fato de que a palavra “bullying” é um estrangeirismo.

    Ao meu ver o uso dos colchetes é pelo fato de ser um aposto explicativo.

  • CUIDADO

    A questão está incorreta. Os comentários mais curtidos apenas concordam com o gabarito, sem, entretanto, analisá-lo.

    No trecho “A fim de prevenir o desenvolvimento (...) é preciso dotar as crianças de habilidades socioemocionais para que sejam capazes”, as duas expressões destacadas possuem a mesma classificação morfológica.

    A afirmação feita pela banca na assertiva oferecida como gabarito está incorreta. Possuímos dois termos que. embora semanticamente equivalentes, possuem classes morfológicas destoantes.

    "A fim de prevenir..." - Temos uma locução prepositiva, equivalente a preposição "para".

    "...para que sejam..." - Temos uma conjunção subordinativa.

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabarito correto ausente, questão nula.

  • "A fim de" - Terminou com preposição ==> Locução Prepositiva (Finalidade)

    "Para que" - Terminou com conjunção ==> Locução conjuntiva (Finalidade)

    Semanticamente - Iguais / não há alteração de sentido ,pois as duas transmitem ideia de finalidade.

    Morfologicamente - diferentes 1ª Locução prepositiva e a 2ª Locução conjuntiva.

  • Qual a função sintática da palavra "mal" da letra "a"?