SóProvas


ID
3406636
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Candeias - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia com atenção o fragmento adaptado do livro “O homem e seus símbolos” de Carl Gustav Jung para responder à questão a seguir.


      O homem utiliza a palavra escrita ou falada para expressar o que deseja transmitir. Sua linguagem é cheia de símbolos, mas ele também, muitas vezes, faz uso de sinais ou imagens não estritamente descritivos. Alguns são simples abreviações ou uma série de iniciais como ONU, UNICEF ou UNESCO; outros são marcas comerciais conhecidas, nomes de remédios patenteados, divisas e insígnias. Apesar de não terem nenhum sentido intrínseco, alcançaram, pelo seu uso generalizado ou por intenção deliberada, significação reconhecida. Não são símbolos: são sinais e servem, apenas, para indicar os objetos a que estão ligados.

      O que chamamos símbolo é um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diária, embora possua conotações especiais além do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga, desconhecida ou oculta para nós. (...) Existem (...) objetos tais como a roda e a cruz, conhecidos no mundo inteiro, mas que possuem, sob certas condições, um significado simbólico. 

      O que simbolizam exatamente ainda é motivo de controversas suposições. 

      Assim, uma palavra ou uma imagem é simbólica quando implica alguma coisa além do seu significado manifesto e imediato. Esta palavra ou esta imagem têm um aspecto “inconsciente” mais amplo, que nunca é precisamente definido ou de todo explicado. E nem podemos ter esperanças de defini-la ou explicá-la. Quando a mente explora um símbolo, é conduzida a ideias que estão fora do alcance da nossa razão. A imagem de uma roda pode levar nossos pensamentos ao conceito de um sol “divino’’ mas, neste ponto, nossa razão vai confessar a sua incompetência: o homem é incapaz de descrever um ser “divino”. Quando, com toda a nossa limitação intelectual, chamamos alguma coisa de “divina”, estamos dando-lhe apenas um nome, que poderá estar baseado em uma crença, mas nunca em uma evidência concreta. 

      Por existirem inúmeras coisas fora do alcance da compreensão humana é que frequentemente utilizamos termos simbólicos como representação de conceitos que não podemos definir ou compreender integralmente. Esta é uma das razões por que todas as religiões empregam uma linguagem simbólica e se exprimem através de imagens. Mas este uso consciente que fazemos de símbolos é apenas um aspecto de um fato psicológico de grande importância: o homem também produz símbolos, inconsciente e espontaneamente, na forma de sonhos. 

Leia o trecho abaixo extraído do texto lido e assinale a alternativa que preenche respectivamente as lacunas, preservando o seu sentido original e respeitando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa.


“__________ a mente explora um símbolo, é conduzida __________estão fora do alcance da nossa razão. A imagem de uma roda pode levar nossos pensamentos ___________ um sol ‘divino’ mas, neste ponto, nossa razão vai a sua incompetência: o homem é incapaz de descrever um ser “divino”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    A) No momento que/ às ideias que/ à ideia de.

    B) No momento a que/ as ideias que/ a idealização de ? conduzida a algo (=faltou a preposição, o correto é "às ideias).

    C) No momento em que/ à ideias que/ à uma ideia de ? crase incorreta antes de substantivo feminino.

    D) O momento em que/ a ideias de que/ às idealizações ? o correto é "no momento" (=preposição "em" + artigo definido "o"= no momento).

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Como assim o correto é “no momento”??? TODAS AS alternativas dizem “no momento”. O comentário deveria ser “momento QUE, EM QUE, A QUE. Esse comentário “a alternativa correta é no momento não AJUDA EM NADA PARA ENTENDER A RESPOSTA. Parece até piada “o correto é no momento em + o”
  • A melhor dica para entender a questão que diz que o gabarito é a letra A é que a omissão da preposição se da por ser um verbo temporal. Por isso “no momento QUE não precisa necessariamente de preposição tornando assim errada a letra B “no momento A QUE” a letra C está errada pela crase está no singular “à ideias” e a letra D por estar sem crase.
  • Fiz uma pesquisa e encontrei

    Significado de "Conduzir" verbo transitivo direto e bitransitivo

    ??????????????????????????????????

  • Bruno Benvindo da Nóbrega, acredito que a transitividade de certos verbos depende do contexto.

    Tipo, quem conduz algo, conduz a algum lugar, correto? Logo pede preposição "a"

  • Letra A

    Eu eliminei a letra D simplesmente por causa da vírgula depois de símbolo, uma vez que não pode haver vírgula entre sujeito e predicado. Considerando então "No momento..." isso se torna o adjunto adverbial longo e deslocado, tornando a vírgula correta, já que é obrigatória.

    A letra C a gente elimina, porque não há crase com a no singular seguido de palavra no plural, assim como não tem crase antes da palavra uma ou um.

    Já o verbo levar é VTDI, levar alguma coisa a algo. Se ideia é palavra feminina, a crase é obrigatória e o mesmo acontece com idealização, eliminando a letra B.

  • corrigindo o comentário do Arthur Carvalho

    C) No momento em que/ à ideias que/ à uma ideia de → antes de artigo indefinido não vai crase, o correto é "a" uma

  • PARA RESOLVER ESSE TIPO DE QUESTÃO BASTA FAZER O MACETE DA SUBSTITUIÇÃO, NÃO PRECISA SER UM GRAMÁTICO.

    COMO EU FIZ: ENTÃO EU SUBSTITUI DA SEGUINTE FORMA.

    CONDUZIDA AO HOTEL.

    LEVAR NOSSOS PENSAMENTOS AO TOPO.

    VEJA QUE AS FRASES FICARAM COERENTES AO SEREM SUBSTITUÍDAS POR UMA PALAVRA MASCULINA NO FINAL E ENTÃO PERCEBI QUE CABIA CRASE.

    GABARITO LETRA "A" A ÚNICA QUE SEGUE AS NORMAS DA GRAMÁTICA.

    SE EU TIVER ERRADO ME CORRIJAM.

  • Assertiva A

    No momento que/ às ideias que/ à ideia de.

  • Quem conduz - Conduz ...A

    Leva o quê? R= Nossos Pensamentos - Leva a Quem? R: leva A