SóProvas


ID
3408280
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão ,considere o texto a seguir:

   

     Nem Hazeroth nem Magog foram eleitos. As suas bolas saíram do saco, é verdade, mas foram inutilizadas, a do primeiro por faltar a primeira letra do nome, a do segundo por lhe faltar a última. O nome restante e triunfante era o de um argentário ambicioso, político obscuro, que subiu logo à poltrona ducal, com espanto geral da república. Mas os vencidos não se contentaram de dormir sobre os louros do vencedor; requereram uma devassa. A devassa mostrou que o oficial das inscrições intencionalmente viciara a ortografia de seus nomes. O oficial confessou o defeito e a intenção; mas explicou-os dizendo que se tratava de uma simples elipse; delito, se o era, puramente literário. Não sendo possível perseguir ninguém por defeitos de ortografia ou figuras de retórica, pareceu acertado rever a lei. Nesse mesmo dia ficou decretado que o saco seria feito de um tecido de malhas, através das quais as bolas pudessem ser lidas pelo público, e, ipso facto, pelos mesmos candidatos, que assim teriam tempo de corrigir as inscrições.

     Infelizmente, senhores, o comentário da lei é a eterna malícia. A mesma porta aberta à lealdade serviu à astúcia de um certo Nabiga, que se conchavou com o oficial das extrações, para haver um lugar na assembleia. A vaga era uma, os candidatos três; o oficial extraiu as bolas com os olhos no cúmplice, que só deixou de abanar negativamente a cabeça, quando a bola pegada foi a sua. Não era preciso mais para condenar a ideia das malhas. A assembleia, com exemplar paciência, restaurou o tecido espesso do regime anterior; mas, para evitar outras elipses, decretou a validação das bolas cuja inscrição estivesse incorreta, uma vez que cinco pessoas jurassem ser o nome inscrito o próprio nome do candidato.


Adaptado de: ASSIS, Machado de. A sereníssima república [Conferência do Cônego Vargas]. In: Papéis avulsos. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2011, p.204) 

A figura de sintaxe que omite um termo, permitida por um determinado contexto e situação, está presente em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Nem Hazeroth nem Magog foram eleitos. As suas bolas saíram do saco, é verdade, mas foram inutilizadas, a do primeiro por faltar a primeira letra do nome, a do segundo por lhe faltar a última. 

    ? Observa-se que ocorreu a omissão do substantivo "bola" (=a bola).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O comando da questão nos dá a definição de "elipse"; ela é comumente utilizada para evitar repetição de termos.

    "figura de sintaxe que omite um termo, permitida por determinado contexto e situação".

    [No caso da nossa questão houve uma elipse de sujeito]

    Nem Hazeroth nem Magog foram eleitos. As suas bolas saíram do saco, é verdade, mas foram inutilizadas, a bola do primeiro por faltar a primeira letra do nome, a bola do segundo por lhe faltar a última.

    Gabarito E

    Não desistam!

  • Não esqueça que na maioria dos casos a omissão é demarcada por vírgulas.

    Sucesso,bons estudos não desista!

  • graças aos colegas aprendi aqui sobre isso o que tornou esssa questao facil

  • É bom esclarecer a diferença entre Elipse e Zeugma. 1. Elipse - termos não foram mencionados anteriormente. ex: na sala, apenas cinco ou quatro convidados. [há a omissão do verbo HAVER, que não foi citado] 2. Zeugma - existe a omissão de termos citados anteriormente. ex: Chico ama banana; Antônia, maçã. [o termo AMA citado anteriormente foi omitido]