SóProvas


ID
3408418
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[O motor da preguiça]

      Acho que a verdadeira força motriz do desenvolvimento humano, a razão da superioridade e do sucesso do Homem, foi a preguiça. A técnica é fruto da preguiça. O que são o estilingue, a flecha e a lança senão maneiras de não precisar ir lá e esgoelar a caça ou um semelhante com as mãos, arriscando-se a levar a pior e perder a viagem? O que estaria pensando o inventor da roda senão no eventual desenvolvimento da charrete, que, atrelada a um animal menos preguiçoso do que ele, o levaria a toda parte sem que ele precisasse correr ou caminhar?

    Toda a história das telecomunicações, desde os tambores tribais e seus códigos primitivos até os sinais da TV e a internet, se deve ao desejo humano de enviar a mensagem em vez de ir entregá-la pessoalmente. A fome de riqueza e poder do Homem não passa da vontade de poder mandar os outros fazerem o que ele tem preguiça de fazer, seja de trazer os seus chinelos ou construir suas pirâmides.

     A química moderna é filha da alquimia, que era a tentativa de ter o ouro sem ter que procurá-lo, ou trabalhar para merecê-lo. A física e a filosofia são produtos da contemplação, que é um subproduto da indolência e uma alternativa para a sesta, A grande arte também se deve à preguiça. Não por acaso, o que é considerada a maior realização da melhor época da arte ocidental, o teto da Capela Sistina, foi feita pelo Michelangelo deitado. Marcel Proust escreveu Em busca do tempo perdido deitado. Vá lá, recostado. As duas maiores invenções contemporâneas, depois do antibiótico e do microchip, que são a escada rolante e o manobrista, devem sua existência à preguiça. E nem vamos falar no controle remoto. 

(Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 54-55) 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • a) Incorreto. "Força motriz" metaforicamente quer dizer movimento e difere de "real intenção do progresso";

    b) Incorreto. "Levar a pior" não implica "imprevistos". Pode-se levar a pior já tendo à espera o resultado;

    c) Incorreto. "Contemplação" é sinônimo de admiração, ao passo que "visíveis" se limita a algo que pode ser visto;

    d) Incorreto. "Alternância de repouso" sugere que ora se descansa de uma forma, ora de outra, de modo que alternância não é sinônimo de alternativa;

    e) Correto.

    Letra E

  • Vamos enriquecer nosso vocabulário:

    Indolência => preguiça, morosidade, sem ânimo.

    sesta => repouso após o almoço, horário de descanso X cesta => utensílio para guardar objetos X sexta => dia da semana, sexta parte de algo.

  • Quanto à alternativa B, nada impede que um imprevisto seja algo bom. Dessa forma, não se pode dizer que há correlação obrigatória de sentidos entre "levar a pior" e "imprevistos".

  • arriscar-se a levar a pior não é expor-se a imprevistos? hahaha mano, banca analfabeta demais

  • Eu não sei você, mas eu demoro horrores nesse tipo de questão, um tal de olha as alternativas, le o texto, olha as alternativas, lê o texto... Pelo menos eu consegui acertar!

  • Duro é saber o significado de algumas palavras kkkkkkkk...essa questão, na maioria das vezes, eles botam pra lascar!

    Sestou pra mim não se passava de um erro de português kkkkkkkkkkkkkkk

  • Mano que questão da po%$@# hein!!! Pqp errei duas vezes na prova e errei aqui. Eu lembro que fiquei em dúvida lá entre "d" e "e" igual aqui kkkk e fui na ''d" e novo lasqueeeei -me. Kkkk mas nível de erros nessa questão é gritante o que acaba me consolando.

  • Mano que questão da po%$@# hein!!! Pqp errei duas vezes na prova e errei aqui. Eu lembro que fiquei em dúvida lá entre "d" e "e" igual aqui kkkk e fui na ''d" e novo lasqueeeei -me. Kkkk mas nível de erros nessa questão é gritante o que acaba me consolando.

  • GAB:E

    Quanto a alternativa ''B'':

    Os imprevistos nem sempre são algo ruim, há imprevistos que podem ser algo bom. Pense em algum imprevisto que tenha ocorrido na sua vida mas de alguma forma tenha se tornado algo positivo. Pois é.

  • kkkkkkkkkk

  • substantivo feminino

    Qualidade de indolente; condição da pessoa sem ânimo nem força física; preguiça, morosidade.

    Falta de sensibilidade, incapacidade para sentir dor.

    Condição da pessoa indiferente, que se coloca acima dos sentimentos; que não sente; impassibilidade, indiferença.

    Em que há ou demonstra indiferença; de maneira apática; distanciamento.

    Etimologia (origem da palavra indolência). Do latim indolentia.ae.

    Indolência é sinônimo de: , , , , , , ,

    Indolência é o contrário de: , , ,

  • Motivo da A estar errada:

    verdadeira força motriz do desenvolvimento (1º parágrafo) = real intenção do progresso.

    força motriz = é a força real - o que realmente acontece - e não uma mera intenção

  • Alguém tem alguma dica de como acertar esse tipo de questão da fcc?

  • Gabarito E.

    Acredito que a resposta para a questão está no terceiro parágrafo.

      A química moderna é filha da alquimia, que era a tentativa de ter o ouro sem ter que procurá-lo, ou trabalhar para merecê-lo. A física e a filosofia são produtos da contemplação, que é um subproduto da indolência e uma alternativa para a sesta, A grande arte também se deve à preguiça

  • errei por não saber o significado de indolência..