-
Robbins, as principais barreias à comunicação:
Filtragem: o emissor manipula a informação para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo destinatário, com o intuito de evitar conflitos.
Percepção seletiva: o receptor desvia a interpretação da mensagem. O destinatário vê e escuta “seletivamente”.interpretando a mensagem com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências ou outras características pessoais, como crença, valores, preconceitos, etc
Sobrecarga de informação: os indivíduos têm uma capacidade limitada de processar informações. Assim, quando existe um volume muito grande de informações, pode ocorrer uma sobrecarga de informações, fazendo com que o destinatário não seja capaz de processar todas essas informações.
Emoções: os estados emocionais (felicidade, tristeza, sofrimento, alegria, etc.) do indivíduo influenciam a forma como ele interpreta a mensagem.
Linguagem / Semântica: A linguagem é influenciada por aspectos como: idade, cultura e grau de educação. A mesma palavra pode ter significados distintos para cada pessoa, e isso tende a gerar distorções na comunicação.
Medo da comunicação (ansiedade): decorre do medo que a pessoa sente de se comunicar (tanto de forma escrita como de forma oral/verbal). A pessoa fica ansiosa, apreensiva e tensa. As pessoas que tem medo de comunicação buscam reduzir a interação com outros indivíduos.
Diferenças de gênero: homens e mulheres utilizam a comunicação de formas diferentes. Robbins explica que os homens utilizam a conversa para reafirmar seu status, enquanto as mulheres a utilizam para criar conexões. Nesse sentido, “as mulheres falam e ouvem a linguagem da conexão e da intimidade; os homens, a linguagem do status, do poder e da independência”. É evidente que essa regra não se aplica a todos homens e nem a todas as mulheres
Comunicação “politicamente correta”: muitas vezes as pessoas “modificam” o seu vocabulário para se “ajustar” ao movimento do “politicamente correto”, com o objetivo de não soar “ofensivo”. Isso faz com que essas pessoas acabem não dizendo exatamente o que gostariam de dizer, prejudicando o significado da mensagem.
Silêncio: muitas vezes, as pessoas utilizam o silêncio (ausência de palavras) para evitar conflitos, e isso prejudica a comunicação, pois impede que as mensagens sejam devidamente transmitidas.
Q1076297
Q1078232
Fonte:Estratégia
-
Gabarito: A
Filtragem - manipulação da mensagem.
-
GAB:A
-
-
Letra A
Barreira à Comunicação
Principais Barreiras
Filtragem; “Quando um gestor diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir [...]” CERTO
Percepção Seletiva;
Excesso de informação;
Emoções;
Linguagem;
Apreensão ou Ansiedade.
-
gab A.
Filtragem : Manipulação da mensagem pela pessoa que envia, para que seja bem vista pelo recebedor.
-
Filtragem: manipulação da pessoa que envia (fonte)
Percepção seletiva: interpretação da pessoa em relação a mensagem com base em suas necessidades , experiências, motivações...
Excesso de informação: quando em excesso com presença de ruído, ocorre a sua perda. (Sobrecarga)
Emoções: dependendo do estado emocional da pessoa que recebe a informação ela interpretará a mensagem, logo, deixa de analisá-la de modo objetivo.
Linguagem: a idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem.
Apreensão ou ansiedade: dificuldades encontradas pelas pessoas em se comunicar, sendo ela : timidez, fobias, dificuldades na fala.
GABA A
-
Filtragem x Percepção Seletiva
Filtragem ---> tipo isso ( sujeito ativo): Estou falando, Filtro antes de falar, penso ... Posso omitir informações ou mudar, manipular para que seja vista mais favoravelmente pelo receptor.
Percepção Seletiva ---> '' ''(sujeito passivo, receptivo): Estou ouvindo, só esculto o que me convêm, da informação.
Questão: Quando um gestor diz ...
-
Gabarito: A
Os comentários já estão bem completos, por isso vou apenas enfatizar as diferenças entre as barreiras da comunicação filtragem e percepção seletiva, pois são as que me deixam mais confusa.
Filtragem
De onde parte o desvio: emissor (desvio cometido por quem envia a mensagem)
Definição:Manipulação da mensagem pela pessoa que a envia, para que seja vista favoravelmente pelo receptor. Isto ocorre quando uma pessoa não deseja informar uma má notícia ao seu superior ou só deseja dizer a ele o que ele deseja ouvir.
Exemplo: participo de uma reunião de trabalho, na qual recebo várias informações: aumento da carga horária de trabalho, diminuição das gratificações e recebimento de um vale- alimentação. Quando eu repasso as informações ao meu colega, que não participou da reunião, omito as informações ruins e digo apenas que foi informado que iremos receber o vale- alimentação, pois sei que é aquilo que ele gostaria de ouvir.
Percepção seletiva
De onde parte o desvio: desvio do receptor (de quem recebe a mensagem)
Definição: Desvio de interpretação, baseado em preconceitos, experiências anteriores etc.
Exemplo: o chefe informa que haverá mudanças positivas para os empregados. Entretanto, o empregado, por recorrer a experiências ou crenças anteriores, interpreta aquela informação com desconfiança e como algo negativo.
Fonte das definições: Estratégia
Os exemplos me ajudam a pensar na hora da prova
Qualquer erro podem avisar!
Namastê
-
questão muito boa
-
GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES !!!
#NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.
-
BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO (RUÍDOS)
FILTRAGEM - manipulação da mensagem pela pessoa que envia (ficar bem visto).
PERCEPÇÃO SELETIVA - mensagens baseados em necessidades, experiências (flamengo X vasco).
EXCESSO DE INFORMAÇÃO - nossa capacidade é FINITA de processar informações, se há excesso, temos a tendência de esquecermos.
EMOÇÕES - pode influenciar na interpretação da mensagem
LINGUAGEM - termos técnicos, jargões
ANSIOSIDADE - dificuldade de se comunicar (timidez, fobias)
-
LETRA A
-
Gabarito: A
Principais Regras de Comunicação:
- Processo bilateral de troca de informações, podendo ser formal ou informal;
- Apresenta os seguintes elementos: o emissor codifica uma mensagem, a qual é transmitida por um canal e ao chegar é decodificada pelo receptor. Esse receptor dar uma resposta que chamamos de feedback. Na maioria dos casos, apresenta ruídos.
- Ruídos (dificultam a comunicação). Ex: Filtragem (Manipulação da mensagem por um individuo), Percepção seletiva (eu escuto aquilo que eu quero com base nas minhas crenças e valores), Sobrecarga (muitas mensagens e não consegue dar atenção), Barreiras Físicas (Uma parede atrapalhando a comunicação), entre outros.
- Com base no organograma, pode ser ascendente, descendente, horizontal ou diagonal.
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
-
- Filtragem
- Manipulação da mensagem pela pessoa que envia, para que seja vista favoravelmente pelo recebedor.
- Percepção seletiva
- Desvio de interpretação, baseado em preconceitos, experiências anteriores, etc.
- Excesso de informação
- Recepção de mais informações do que podemos captar.
- Emoções
- As emoções influenciam o modo que ela interpretará a mensagem.
- Linguagem
- A idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo.
- Apreensão ou ansiosidade
- Pode ocorrer por: timidez, dificuldade na fala, fobias, etc. Pessoas assim buscam reduzir ao máximo a sua interação com outras pessoas.