-
em que pese o BACEN deter a capacidade de efetuar políticas monetárias, acredito que o cerne da questão diz respeito à política estabilizadora da economia, as quais têm como objetivos auxiliar no crescimento da economia, redução do desemprego, bem como controlar a inflação, entre outros. (até acertei, mas a questão poderia ter sido mais clara),
-
"No que se refere às políticas e aos instrumentos de política fiscal, regulatória e monetária, julgue o item subsecutivo."
No caso o BACEN está regulando o cheque especial dos bancos
-
Não conseguir entender a questão, alguém pode ajudar ?
-
Gente eu não consegui entender o erro dessa questão? Alguém que possa explicar se manifeste por favor! Obrigada
-
Eu acredito que o erro da questão é porque quem estabelece a norma que limita as taxas de juros das operações de cheque especial, é o Conselho Monetário Nacional (CMN). E não o Banco Central como diz a questão.
Já que o CMN é um órgão normativo, é ele quem define as normas e diretrizes que o BACEN deve seguir e executar.
-
Pessoal acho que o erro da questão é afirmar que isso é uma "atuação na politica monetária".Na realidade é "atuação na política de crédito,crédito ao consumo".
-
limitar taxa de juros do cheque especial não é um instrumento de politica monetária, os instrumentos de politica monetária são: Open Market, redesconto,depósitos compulsórios. Acho que o foco da questão não é cheque especial em si, mas quais os instrumentos de politica monetaria,
Obs: to no trabalho rs
-
Quem estabelece normas é o CMN.
-
Atua no mercado de crédito e não no monetário.
-
as políticas econômicas sao 5: fiscal (contas públicas/arrecadação), cambial (valor do R$ frente ao mundo) , crediticia (crédito: empréstimos e financiamentos ), renda (salários) e monetária (volume de moeda circulante). A questão aborda a política de crédito.
-
Bacen não normatiza. Quem faz normas é CMN
-
Questão errada.
Ao estabelecer norma que limita a taxa de juros das operações de cheque especial a atuação é no âmbito da política creditícia. Tal medida pode ter impactos no mercado monetário, mas não se trata de uma política monetária propriamente dita.
Além disso, o Banco Central é um órgão supervisor e não normativo, logo não é o responsável por estabelecer normas.
De acordo com a LEI Nº 4595 DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964,
“Art. 4º - Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República :
VI - disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas, inclusive aceites, avais e prestações de quaisquer garantias por parte das instituições financeiras;”
-
O Banco Central do Brasil, ao estabelecer norma que limita as taxas de juros das operações de cheque especial, atua no âmbito da política monetária.
1 - Quem estabelece normas é o CMN.
2 - Bacen é uma entidade supervisora do SFN.
Ps: Ao estabelecer norma que limita a taxa de juros das operações de cheque especial a atuação é no âmbito da política creditícia. (Rômulo - dos comentários abaixo)
-
Não é política monetária e sim política créditicia, conforme o exemplo citado.
-
o BACEN NÃO estabelece normas que limitem taxas de juros em operações de cheque especial (responsabilidade do CMN)
O BACEN NÃO é um órgão normativo.
-