SóProvas



Questões de Políticas Monetária e Fiscal


ID
903499
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma operação de mercado aberto do Banco Central, na qual títulos da dívida pública do Governo Federal são comprados e sequentemente aposentados, tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • O governo recompra títulos públicos que estavam circulando no mercado, desta forma a economia ganha mais oferta monetária e o governo diminui a sua dívida. A consequência de se ter muita oferta monetária é a desvalorização do papel no mercado, o seja, inflação.


  • O Banco Central pode adquirir/vender títulos públicos. Se adquiri-los, ele compra os títulos do setor privado oferecendo moeda em troca. Ou seja, ele aumenta a quantidade de moeda em circulação na economia.

     

    Portanto, nestas operações, chamadas de operações de mercado aberto (open market), a aquisição de títulos da dívida pública do Governo Federal pelo Banco Central possui o objetivo de aumentar a oferta monetária.

     

    Prof. Vicente Camilo

  • Questão mal elaborada, já que não deixa explícito o sujeito que pratica a ação de compra.

  • COMPROU TILTULOS = COLOCANCO DINHEIRO NOS BANCOS= EXPANSIONISTA= DIMINUIR OS JUROS= AUMENTAR A LIQUIDEZ(AUMENTAR OFERTA MONETARIA)


ID
1074409
Banca
CAIP-IMES
Órgão
UNIFESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A politica macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva e despesas planejadas, com o objetivo de permitir á economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda. Os principais instrumentos são:

I - Politica fiscal.
II - Politica monetária.
IIIl - Politicas cambial e comercial.
IV - Politica de rendas (controle de preços e salários).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Todos os itens citados atuam como diferentes instrumentos para aumentar ou diminuir o desempenho econômico do país.

  • A política macroeconômica refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando afetar agregados econômicos, como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda. Para a formulação e tomada de decisões de política econômica, é fundamental a avaliação oportuna e consistente da evolução da economia e de diferentes estratégias e alternativas de política

     

    Política de estabilização tem o objetivo de estimular uma economia da recessão ou conter o excesso de inflação com a restrição a oferta de dinheiro.

    A política fiscal, com objetivo de guiar a economia através dos gastos do governo e impostos.

    Postura Fiscal: O tamanho do déficit ou superávit

    Política sobre o imposto: Os impostos usados ​​para coletar as receitas do governo.

    Os gastos do governo em qualquer área do governo

    A política monetária controla o valor da moeda, diminuindo a oferta de dinheiro e controlando a inflação e estimulando o crescimento econômico. Foco na quantidade de dinheiro em circulação e, consequentemente, as taxas de juros e inflação.

    As taxas de juros, se definida pelo Governo

    Políticas sobre rendimentos e controle de preços a imposição ao controle não-monetária sobre a inflação

    As reservas mínimas que afetam o multiplicador de dinheiro

  • A politica macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva( POLÍTICA de CRÉDITO) e despesas planejadas(POLÍTICA FISCAL), com o objetivo de permitir á economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda(FISCAL). Os principais instrumentos são:

    I - Politica fiscal.

    II - Politica monetária.

    IIIl - Politicas cambial e comercial.

    IV - Politica de rendas (controle de preços e salários).

    MINHA ANÁLISE FOI ESSA E NÃO CONSEGUI ENXERGAR QUE TODAS ESTÃO CORRETAS !!!

    ALGUM COLEGA SE DISPUNHA A ME JUDAR NA INTERPRETAÇÃO CORRETA DESSA QUESTÃO?

  • As vezes temos de deixar o liberalismo econômico de lado ao responder quetões... hahahah

  • Política de Rendas

    A política de rendas consiste na interferência do governo nos preços e salários praticados pelo mercado. No intuito de atender a interesses sociais, o governo tem a capacidade de interferir nas forças do mercado e impedir o seu livre funcionamento. É o que ocorre quando o governo realiza um tabelamento de preços com o objetivo de controlar a inflação. Ressaltamos que, atualmente, o governo brasileiro interfere tabelando o valor do salário-mínimo; entretanto, quanto aos preços dos diversos produtos no país, não há interferência direta do governo.

  • ...com o objetivo de permitir á economia...

    Eu nem responderia essa questão se caísse, assim, na minha prova .

  • Alternativa C) Todas as sentenças estão corretas.


ID
2306800
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Política é um conjunto de declarações escritas a respeito das intenções das instituições em relação a determinado assunto. As políticas indicam os meios e a forma para atingir os objetivos. Aquela política que envolve o controle da oferta de moeda, da taxa de juros e do crédito em geral, para efeito de estabilização da economia e influência na decisão de produtores e consumidores denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.


     

  • Gabarito C, mas há um outro fundamento:

    Funções Orçamentárias
    Para atingir esses objetivos – estabilidade, crescimento e correção das falhas de mercado –, o Governo intervém na economia, utilizando-se do Orçamento Público e das funções orçamentárias. As três funções orçamentárias clássicas apontadas pelos autores são:
    Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.
    Função distributiva – visa tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e de transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população etc. (ex.: Fome Zero, Bolsa Família, destinação de recursos para o SUS, que é utilizado por indivíduos de menor renda).
    O governo tributa e arrecada de quem pode pagar e os distribui/redistribui a quem tem pouco ou nada tem, através de programas sociais.
    Função estabilizadora – é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.).

     

  • GAB: C

     

    Política Fiscal - Conjunto de decisões e ações relacionadas com as receitas (tributação) e despesas do governo (alocação orçamentária). Pode ser utilizada para estimular ou desestimular a economia, além de permitir a operacionalização das funções do governo: alocativa, distributiva e estabilizadora.

     

    Política Monetária - Conjunto de medidas objetivando controlar o volume de liquidez (quantidade de dinheiro circulante) à disposição dos agentes econômicos. Também utilizada para estímulo ou retração da economia, através de mecanismos de taxas de juros, política de crédito, oferta de moeda e mecanismo de redesconto bancário.

     

    Política Regulatória - Conjunto de medidas que envolve o uso de medidas legais como leis, decretos, portarias, etc., expedidos como instrumentos de desenho de incentivos ou desincentivos à determinados setores econômicos. Com o uso do poder normativo, o Estado pode restringir diversas condutas, impedir a formação de monopólios, combater cartéis e práticas abusivas, poluição, etc.


ID
3411127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere às políticas e aos instrumentos de política fiscal, regulatória e monetária, julgue o item subsecutivo.


O Banco Central do Brasil, ao estabelecer norma que limita as taxas de juros das operações de cheque especial, atua no âmbito da política monetária.

Alternativas
Comentários
  • em que pese o BACEN deter a capacidade de efetuar políticas monetárias, acredito que o cerne da questão diz respeito à política estabilizadora da economia, as quais têm como objetivos auxiliar no crescimento da economia, redução do desemprego, bem como controlar a inflação, entre outros. (até acertei, mas a questão poderia ter sido mais clara),

  • "No que se refere às políticas e aos instrumentos de política fiscal, regulatória e monetária, julgue o item subsecutivo."

    No caso o BACEN está regulando o cheque especial dos bancos

  • Não conseguir entender a questão, alguém pode ajudar ?

  • Gente eu não consegui entender o erro dessa questão? Alguém que possa explicar se manifeste por favor! Obrigada

  • Eu acredito que o erro da questão é porque quem estabelece a norma que limita as taxas de juros das operações de cheque especial, é o Conselho Monetário Nacional (CMN). E não o Banco Central como diz a questão.

    Já que o CMN é um órgão normativo, é ele quem define as normas e diretrizes que o BACEN deve seguir e executar.

  • Pessoal acho que o erro da questão é afirmar que isso é uma "atuação na politica monetária".Na realidade é "atuação na política de crédito,crédito ao consumo".

  • limitar taxa de juros do cheque especial não é um instrumento de politica monetária, os instrumentos de politica monetária são: Open Market, redesconto,depósitos compulsórios. Acho que o foco da questão não é cheque especial em si, mas quais os instrumentos de politica monetaria,

    Obs: to no trabalho rs

  • Quem estabelece normas é o CMN.

  • Atua no mercado de crédito e não no monetário.

  • as políticas econômicas sao 5: fiscal (contas públicas/arrecadação), cambial (valor do R$ frente ao mundo) , crediticia (crédito: empréstimos e financiamentos ), renda (salários) e monetária (volume de moeda circulante). A questão aborda a política de crédito.
  • Bacen não normatiza. Quem faz normas é CMN
  • Questão errada.

    Ao estabelecer norma que limita a taxa de juros das operações de cheque especial a atuação é no âmbito da política creditícia. Tal medida pode ter impactos no mercado monetário, mas não se trata de uma política monetária propriamente dita.

    Além disso, o Banco Central é um órgão supervisor e não normativo, logo não é o responsável por estabelecer normas.

    De acordo com a LEI Nº 4595 DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964,

    “Art. 4º - Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República :

    VI - disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas, inclusive aceites, avais e prestações de quaisquer garantias por parte das instituições financeiras;”

  • O Banco Central do Brasil, ao estabelecer norma que limita as taxas de juros das operações de cheque especial, atua no âmbito da política monetária.

    1 - Quem estabelece normas é o CMN.

    2 - Bacen é uma entidade supervisora do SFN.

    Ps: Ao estabelecer norma que limita a taxa de juros das operações de cheque especial a atuação é no âmbito da política creditícia. (Rômulo - dos comentários abaixo)

  • Não é política monetária e sim política créditicia, conforme o exemplo citado.
  • o BACEN NÃO estabelece normas que limitem taxas de juros em operações de cheque especial (responsabilidade do CMN)

    O BACEN NÃO é um órgão normativo.