SóProvas


ID
3411265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma secretaria municipal funciona em um imóvel alugado. Além desse gasto, a secretaria paga o salário de seis servidores, contas de água e energia elétrica, além das despesas com material de consumo e limpeza. Ao fazer o gerenciamento dos custos da secretaria, o gestor tem à sua disposição diferentes métodos de custeio.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.


Se optar pelo método de custeio por absorção, o gestor deverá, na produção de serviços da secretaria, apropriar todos os custos diretos, como aluguel e salários, e os indiretos, como água, energia elétrica e material de consumo e de limpeza.

Alternativas
Comentários
  • Custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços (NBC T 16.11).

    Já custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo, enquanto que custo indireto é o custo que não pode ser identificado diretamente ao objeto do custo, devendo sua apropriação ocorrer por meio da utilização de bases de rateio ou direcionadores de custos.

    Assim, aluguel e salários seriam custos indiretos, enquanto que energia elétrica e material de consumo e limpeza seriam custos diretos

    FONTE: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-preliminar-sefaz-al-contabilidade-publica/

    GABARITO: ERRADO

  • Colaborando,

    Custo direto e indireto ==> ligação com o Produto.

    Custo fixo e variável ==> Ligação com o volume de produção.

    Entre eles (4) pode haver múltiplas combinações.

    Bons estudos,

  • Colaborando,

    Custo direto e indireto ==> ligação com o Produto.

    Custo fixo e variável ==> Ligação com o volume de produção.

    Entre eles (4) pode haver múltiplas combinações.

    Bons estudos,

  • Ótimos comentários dos colegas acima. No entanto, restou-me uma dúvida:

    Como não está discriminado, não dá para saber quais os serviços prestados pela Secretaria, impossibilitando aferir se determinado custo é direto ou indireto. Entendo que tudo seria custo Direto, pois se trata de gasto que gera apenas um serviço (visto que não houve discriminação deles).

    De qualquer forma, a assertiva estaria errada, claro.

  • ERRADO a questão falou: na produção de serviços da secretaria

    salarios e material de consumo - DIRETOS

    os demais Indiretos: .aluguel, água, energia e material de limpeza.

  • O TEXTO DA QUESTÃO DIZ QUE HOUVE DESPESAS COM MATERIAL DE CONSUMO E LIMPEZA E DEPOIS VEM COM ESSA DE CUSTOS INDIRETOS.

    ASSIM COMO NA CONTABILIDADE SOCIETÁRIA, O MATERIAL DE CONSUMO E LIMPEZA TAMBÉM SÃO DESPESAS NA CASP.

  • Concordo com Paulo Oliveira. Quando há a prestação de um único serviço ou produção de um único produto, não há que se falar em custos indiretos. Mas, como é utilizada a expressão "serviçoS", dá a entender que é mais de um serviço..

  • Custos Diretos - salários e material de consumo

    Custos Indiretos - aluguel, água, energia elétrica e limpeza.

  • Custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços (NBC T 16.11).

    Já custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo (no nosso caso, a produção de serviços da secretaria), enquanto que custo indireto é o custo que não pode ser identificado diretamente ao objeto do custo, devendo sua apropriação ocorrer por meio da utilização de bases de rateio ou direcionadores de custos.

    Assim, diferentemente do que diz a questão, aluguel e salários seriam custos indiretos, enquanto que energia elétrica e material de consumo e limpeza seriam custos diretos, tendo em mente que o objeto do custo é a produção de serviços da secretaria.

    Gabarito: ERRADO

  • Questão sobre métodos de custeio, conforme a NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público.

    Em consonância com a contabilidade custos no setor privado, no setor público, aplica-se diferentes métodos de custeio, definido na NBC T 16.11 como método de apropriação de custos, associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio, conforme a norma são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
    Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços. (Incluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
    Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.

    Atenção! Custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo. Custo indireto é o custo que não pode ser identificado diretamente ao objeto do custo, devendo sua apropriação ocorrer por meio da utilização de bases de rateio ou direcionadores de custos. Repare então custos diretos, no geral, podem ser variáveis (ex: matéria-prima) ou fixos (ex: depreciação), assim como custos indiretos podem ser variáveis (ex: materiais indiretos) ou fixos (ex: aluguel de uma fábrica).

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da afirmativa:
    Se optar pelo método de custeio por absorção, o gestor deverá, na produção de serviços da secretaria, apropriar todos os custos diretos, como aluguel e salários, e os indiretos, como água, energia elétrica e material de consumo e de limpeza.

    Repare que, pelo contexto, não é possível classificar esses custos como diretos ou indiretos, pois não conhecemos os serviços produzidos pela secretaria. Como regra geral, aluguel, água, material de limpeza e energia elétrica são considerados custos indiretos. Enquanto que salários e material de consumo são considerados diretos.

    Entretanto, dependendo dos serviços prestados pela secretaria, material de limpeza poderia ser considerado um custo direto (ex: secretaria de limpeza urbana), enquanto que salários poderia ser um custo indireto (ex: salário do chefe de serviços). Por isso, a afirmativa erra em classificar dizer que o gestor deverá classificar os custos dessa forma.


    Gabarito do Professor: Errado
  • PESSOAL. N ENTENDI UMA COISA...

    Se o método de custeio variável é sinônimo de custeio direto, pq a referência do prof diferencia?

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

  • custeio por absorção considera todos os custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Exige algum critério para o rateio do custo entre os produtos, podendo ser levado em consideração o volume de produção, o tempo investido para cada produto ou até mesmo a proporção de custo variável das mercadorias

    Ou seja, o Custo por Absorção tem como premissa debitar ao Custo dos Produtos Vendidos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.

  • Não seria melhor classificada em Contabilidade de Custos?

  • Essa é pegadinha!

    O erro da questão está no texto que diz claramente:

    ... energia elétrica, além das despesas com material de consumo e limpeza.

    Na assertiva diz:

    ... apropriar todos os custos diretos, como aluguel e salários, e os indiretos, como água, energia elétrica e material de consumo e de limpeza.

    ____

    Perceba que material de consumo e limpeza foi considerado no início, como despesa e não custo indireto.

    Despesa não é custo indireto.