-
A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência, essa hierarquia de necessidades pode ser visualizadas como uma pirâmide, as necessidades de auto-realização, as necessidades fisiológicas, necessidades de alimentação, necessidades de segurança, necessidades Sociais, Necessidades de estima, necessidades de auto-realização. As necessidades humanas assumem formas e expressões que variam conforme o indivíduo.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/teoria-comportamental-e-seus-fundamentos-para-auxiliar-na-gestao
gab. C
-
Homem Complexo, o ser humano é visto como um complexo que englobaria características pessoais, valores, percepções e necessidades, sempre em busca de solucionar questões relativas aos ambientes inseridos (trabalho, família, etc.)
-
Não entendi o gabarito! Na teoria Comportamental o homem não era "homem administrativo"? O "homem complexo" não pertence a teoria da contingência? Alguém sabe informar por gentileza?
-
Isso nao faz sentido pra mim, não era nessa teoria que dizia que o indivíduo não agia solo e sim com um pensamento inserido ao grupo? ue
-
-
GAB. CERTO
Mas acredito que o ''homem'' citado deveria ser o ADMINISTRATIVO. A abordagem comportamental foca nas pessoas, mas dentro de uma posição organizacional mais ampla.
Estão incluídos nela os estudos sobre estilos de administração, processo decisório, motivação, liderança e negociação.
FONTE: aula do saudoso prof. Marco Ferrari