SóProvas


ID
3412918
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão .


TEXTO I


“Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.”


AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.

Todos os excertos a seguir, retirados de distintas obras literárias brasileiras, coincidem em contexto situacional com esse trecho da obra Gabriela, cravo e canela, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão encerra um grau de dificuldade absurdamente elevado. Mesmo eu, que sou da área, não consegui resolvê-la de pronto. A meu ver, devido à natureza do assunto, não devia constar em uma prova desse jaez. De toda forma, Jorge Amado, como bem sabido, era baiano e suas obras, em grande maioria, ambientam-se na Bahia. A Guerra dos Canudos, tratada por Euclides da Cunha em "Os Sertões", apresenta-nos o panorama desse conflito, que se dá em terras baianas. Fundamentando-me nesse raciocínio, assinalei alternativa B. Reitero: uma questão em que se deve reconhecer similitudes entre excertos de obras literárias devia estar presente em provas de nível superior para profissional de Letras. Apenas.

    Letra B

  • A questão pede o mesmo contexto situacional, o texto fala de uma viagem e 3 alternativas sobre retirantes.

    A letra B é a única que foge do tema.

    Questão difícil e cansativa, sem compreender bem o enunciado e o cerne das alternativas era mesmo.

  • Entendi nada..

  • Pessoal, o enunciado busca do examinando a extração de contexto situacional, ou seja, o "que tá pegando".

    Contexto situacional do enunciado: viagem, andança, caminhada rumo a algo

    Letra A: Traz ideia de viagem

    Letra B: Traz a ideia de guerra

    Letra C: Traz a ideia de caminhada

    Letra D: Traz a ideia de viagem

    Espero ter ajudado. Abraços.

  • Todas as alternativas indicam pessoas que deixaram um lugar.

    A, C e D como retirantes.... Na B como desertor