SóProvas


ID
3412984
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nem todas as consequências estão claras, já que esta é a primeira vez que alguém abandona o bloco econômico desde sua criação, em 1993. Mas já há previsões do impacto na economia, na política e na sociedade, tanto do Reino Unido quanto da Europa. A polêmica começou em junho de 2016, quando os britânicos votaram por romper com a UE, o chamado ‘Brexit’ (fusão das palavras ‘saída’ e ‘britânica’ em inglês). O resultado expôs uma rixa entre diferentes segmentos da população e causou a queda do primeiro-ministro David Cameron, substituído por Theresa May.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/
quais-as-consequencias-da-saida-do-reino-unido-da-uniao
europeia/>. Acessado em: 31 de outubro de 2019 (Adaptação).


Embora as consequências da saída do reino Unidos não estejam claras, a conclusão desse processo implicaria uma série de possíveis desdobramentos no Reino Unido, entre os quais está o(a)

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    B

    renegociação de tarifas comercias com os demais países do bloco.

  • Gabarito B

    Outras consequências do Brexit:

    -CAOS NO SISTEMA LEGISLATIVO

    INSTABILIDADE ECONÔMICA NA UNIÃO EUROPEIA

    IMPOSTO BILIONÁRIO :

    Também para compensar esse rombo no orçamento europeu, o Reino Unido será forçado a pagar uma multa. O valor ainda é um dos assuntos mais sensíveis nas negociações. Especulam-se cifras astronômicas, mas mesmo os cálculos mais realistas indicam que a conta do divórcio ficará bem alta: entre 60 e 100 bilhões de euros, um impacto enorme nas finanças do Estado.

    -ECONOMIA ENCOLHIDA

    As outras previsões para a economia do Reino Unido também não são das melhores. Com o fechamento das fronteiras, os produtos ingleses devem ficar mais caros e, consequentemente, menos competitivos nos países europeus, que são seus principais parceiros comerciais. O Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB britânico deve diminuir em até 9,5%.

    -DIREITOS DOS IMIGRANTES

    Muita gente votou a favor do Brexit para reduzir o número de imigrantes no Reino Unido. Para os 3,2 milhões de europeus que já vivem ou trabalham lá, o governo prometeu a possibilidade de candidatura a um visto permanente, mas não dá mais detalhes. Insatisfeita, a UE pediu que May apresentasse medidas “mais claras e ambiciosas” a respeito do futuro dessa população e seus direitos. (Uma política anti-imigração severa seria fatal para o futebol inglês: times como Aston Villa, Newcastle e Watford perderiam seus maiores craques.)

    ....

    ...

    Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-as-consequencias-da-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia/

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46335938

  • a) Antes, durante e após a sua participação na União Europeia, a libra esterlina sempre foi a moeda do Reino Unido, que havia optado por não adotar o euro. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) Não haverá proibição de circulação de britânicos em países da União Europeia. ITEM INCORRETO.

    d) O Reino Unido terá MAIOR autonomia para firmar seus próprios acordos comerciais, já que poderá desenvolvê-los sem precisar da concordância dos outros 27 países que compõem a União Europeia. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B