SóProvas


ID
3415561
Banca
VUNESP
Órgão
DAEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Resolução CONAMA nº 357/2005 define que os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água desde que obedeçam as condições e padrões previstos na norma. Considerando que um empreendimento despeja seus efluentes sem tratamento em um corpo hídrico, analise os potenciais impactos negativos de alta magnitude que podem ser gerados.


I. Poluição da água.

II. Geração de odores.

III. Degradação das condições de uso dos corpos d’água.

IV. Depreciação do valor das propriedades vizinhas.


Está correto o que se afirma em:


Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    para os não assinantes

    I. Poluição da água.

    II. Geração de odores.

    III. Degradação das condições de uso dos corpos d’água.

    IV. Depreciação do valor das propriedades vizinhas.

  • O esgoto sanitário é composto por 99,9% de água e 0,1% de sólidos, sendo que a maior parte desses sólidos é composta por matéria orgânica em decomposição. Visto isso, o despejo do esgoto sem tratamento em rios altera a composição natural do ecossistema local, acarretando em prejuízos para a fauna e a flora do corpo hídrico e também para os seres humanos que ali vivem.

     

    Além da poluição da água, diversos impactos físicos, químicos e sociais são causados, tais como: propagação de doenças; comprometimento da vida aquática; geração de odores; desvalorização da região, causando depreciação do valor das propriedades vizinhas.

     

    Ademais, mesmo indiretamente, um saneamento deficitário causa diversos prejuízos sociais, como a acentuação da desigualdade, por exemplo.

     

    Portanto, conclui-se que todos os itens (I, II, III e IV) constituem potenciais impactos negativos que podem ser gerados. Logo, a alternativa E está correta.

     

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Só um adendo a resolução 357/2005 na parte q fala sobre lançamento de efluentes foi revogada e substituída pela 430/2011.

    Embora não altere a resposta da questão, já que não se depende do conhecimento da norma para responder, parece-me bem negligente da banca citar uma parte da norma revogada.