-
I) Como se propaga:
Vírus:Insere copia de si próprio em arquivos
Worm e Bot: Envia copia de si próprio automaticamente por e-mail
II) Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros
III)Cavalo de tróia , trojan ou trojan-horse é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário
https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
Páginas 43, 44 e 47
-
Assertiva C
II. Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
III. Trojan é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, sem o conhecimento do usuário.
-
o Gabarito: C.
.
A descrição de vírus na verdade conceitua um worm.
.
o Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
o Worm: como um vírus, um worm pode apagar arquivos, corromper dados, roubar informações ou permitir o controle remoto do computador através da Internet. Ao contrário de um vírus, um worm não infecta arquivos de computador e não precisa de interação humana a se espalhar. Worms são programas independentes que distribuem -se através de e-mails, sites, redes e outros métodos. Para detectar e remover os vermes só com software antivírus e ferramentas de remoção de malware.
.
o Spyware: é um software espião, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.
.
o Cavalo de Troia: é um malware que entra no computador e modifica arquivos, criando uma porta para uma possível invasão. É fácil de ser enviado, bastando clicar na ID do computador para enviar para qualquer outro computador.
-
Gente, sabendo que o vírus não se propaga automaticamente, já chegamos à alternativa correta, pois a única alternativa que não tem a I é a letra C.
-
Gab C.
***
As bancas, sem distinção, gostam de confundir os conceitos de vírus e worm.
Diferenças básicas entre vírus e worm
COMO SE PROPAGA
VÍRUS - Insere cópia de si próprio em arquivos
WORM - Envia cópia de si próprio automaticamente pela rede ou por e-mail, ele é o próprio programa ou arquivo.
COMO É INSTALADO
VÍRUS - Depende da execução de um arquivo infectado
WORM - Não dependem da ação do usuário, exploram vulnerabilidades.
***
Fonte - Cartilha Cert - cartilha.cert.br/malware
-
Gabarito:
I. O vírus pode enviar cópia de si próprio automaticamente (não é bem assim amigão, esse é o worm) pelo e-mail do usuário.
-
@ Raphaela Bueno
Esses resumos sempre são bem vindos!
Bons Estudos!
-
Lembrando que: Os worms(também conhecidos como vermes) não infectam outros arquivos, pois eles mesmos são os arquivos infectados, tendo apenas que se replicarem. Diferentemente dos vírus, que necessitam de um hospedeiro para realizar a infecção.
O objetivo é pertencer, sempre!
-
GAB: II e III
- Antivírus dependem da ação para serem expalhados.
- Worms multiplicam-se automaticamente
-
Lembrem, a título de exemplificação, que o VÍRUS é INERTE. Uma pequena associação com a biologia.
-
Worm: multiplicam-se automaticamente.
-
Trojan (Cavalo de Tróia): Ele tem aparência de um presente, mas, na verdade, tem um conteúdo ofensivo em seu conteúdo.
-
Trojan = Cavalo de Tróia
-
Assistente social do Tony Stark..
-
Diferenças básicas entre vírus e worm
COMO SE PROPAGA
VÍRUS - Insere cópia de si próprio em arquivos
WORM - Envia cópia de si próprio automaticamente pela rede ou por e-mail, ele é o próprio programa ou arquivo.
COMO É INSTALADO
VÍRUS - Depende da execução de um arquivo infectado
WORM - Não dependem da ação do usuário, exploram vulnerabilidade
-
GAB: C
I- Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
Exceção: Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.
--------------------------------------------
II- Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
--------------------------------------------
III- Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
Fonte: Cartilha
-
VÍRUS: Insere cópia de si mesmo na rede, mas precisa ser EXECUTADO
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao vírus, spyware e trojan.
Item I – Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina. Dessa forma, é incorreto afirmar que o vírus consegue se auto replicar automaticamente, uma vez que depende da ação do usuário.
Item II – O “Spyware” é um malware utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
Item III – O malware “Trojan” se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.
Gabarito – Alternativa C.