SóProvas


ID
3418027
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do Serviço Social na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) O Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais ? CBAS ? de 2019 tem como tema ?40 anos da ?virada? do Serviço Social? e faz referência ao III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, ocorrido em 1979, que expressou a recusa do Serviço Social crítico em adesão ao Serviço Social neoconservador ? incorreto, ao contrário, houve uma recusa ao conservadorismo em prol de uma atuação crítica.

    B) Entre as críticas realizadas à reação conservadora que vem se reeditando no Serviço Social brasileiro, está o risco de se reduzir o profissional assistente social a um mero técnico que aparentemente sabe fazer, porém não sabe explicar as razões e a direção social do seu trabalho.

    C) O Serviço Social em 2019, por meio do conjunto CFESS/CRESS, criou o movimento social ?ninguém solta a mão de ninguém?, com o objetivo principal de protestar contra a diminuição dos Conselhos de Direitos e redução das pastas ministeriais ? incorreto, nunca se lutou pela diminuição dos Conselhos de Direitos, ao contrário, lutamos por uma ampliação.

    D) A profunda desigualdade social no cenário brasileiro requisita o trabalho do assistente social. Por essa razão, o Serviço Social se autonomizou da dinâmica geral do mercado de trabalho, de forma que os trabalhadores assistentes sociais não têm experimentado a precarização das relações trabalhistas ? incorreto, a precarização está presente cotidianamente em nossa atuação profissional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • "Esse congresso é um marco simbólico na recusa do conservadorismo de origem no Serviço Social brasileiro em favor de sua renovação histórico-crítica, ao associar-se aos interesses e necessidades dos trabalhadores em luta pela democracia. Contestam-se propostas exógenas à realidade latino-americana e anuncia-se “a virada” dos compromissos políticos com as classes dominantes e o poder político, que presidiram a institucionalização e o desenvolvimento do Serviço Social no Brasil. Esse Congresso foi a primeira e tardia manifestação massiva da categoria dos assistentes sociais contra a ditadura militar-empresarial e o poder de classe que a sustentou".

  • o erro da LETRA C é que a campanha "ninguém solta a mão de ninguém" se refere a uma nota de fim de ano do CFESS, que reafirma a resistência da categoria e os princípios ético-políticos do Serviço Social brasileiro