SóProvas


ID
3418063
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Referente ao Movimento de Reconceituação do Serviço Social, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A reconceituação expressou a crítica ao chamado “Serviço Social Tradicional”.

( ) O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, ocorrido mundialmente, teve seu início a partir da segunda metade da década de 1960.

( ) O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, no Brasil, foi congelado logo no início do período que assinala a Ditadura Militar no país, pois muitos profissionais que protagonizaram o movimento foram exilados ou torturados.

( ) Em sua gênese imediata, a Reconceituação questionava a contribuição dos Assistentes Sociais no processo de superação da condição de subdesenvolvimento dos países latino-americanos.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro do item: O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, no Brasil, foi congelado logo no início do período que assinala a Ditadura Militar no país, pois muitos profissionais que protagonizaram o movimento foram exilados ou torturados.?

  • Clenea Maria dos Santos Costa

    O movimento de reconceituação não foi interrompido nem congelado como cita a questão no período de ditadura militar.

    7 O Movimento de Reconceituação do Serviço Social ocorreu a fim de gerir, criar e renovar as bases de sua atuação profissional para uma prática mais efetiva junto à sociedade, principalmente as classes excluídas e repreendidas. O movimento se consolida em virtude do que a ditadura militar proporcionou, referindo-se principalmente a suas ações opressoras que impulsionaram movimentos sociais e o agravamento das expressões da questão social, o qual é o objeto de trabalho do profissional de Serviço Social.

  • "Assim, a Reconceituação questionava o papel dos Assistentes Sociais no processo de superação da condição de subdesenvolvimento dos países latino-americanos em um cenário no qual os projetos desenvolvimentistas nacionais de corte democrático-liberal davam claros sinais de ineficácia e incompatibilidade com os reais interesses e necessidades da população [...]. Questionavam, portanto, a condição e a posição dos países latino-americanos no contexto de dominação burguesa, esta fundamentada no grande monopólio internacional. Ou seja, pode-se afirmar que a Reconceituação foi, indubitavelmente, um fenômeno organicamente vinculado à conjuntura da sua época marcada mundialmente por uma crise sem precedentes da ordem capitalista em sua fase monopólica (ORTIZ, 2010, p. 162). "

    Fonte: https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/ec/ecd5a070-a4a6-4ba1-8e4a-81b016479890.pdf