SóProvas


ID
3418543
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.       A World Wide Web, ou www, completou três décadas de existência. Sua invenção mudou a cara da internet. A ideia foi do físico britânico Tim Berners-Lee, quando tinha 33 anos. Naquela época, a internet já operava havia duas décadas, mas de forma bem diferente. Com recursos restritos, era usada principalmente para troca de informações entre pesquisadores da área acadêmica.

2.       “A www transformou-se em um componente fundamental da internet moderna”, afirma Fabio Kon, professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. “A rede trouxe muitas coisas boas e já não conseguimos mais viver sem as comodidades que ela proporciona. Mas, por outro lado, ela amplifica alguns fenômenos negativos e indesejados que já existiam na sociedade.”

3.       Nas comemorações dos 30 anos da web, Berners-Lee expressou preocupação com o rumo que vem tomando a internet. Em carta aberta, listou três áreas que, para ele, prejudicam a web: intenções maliciosas; projetos duvidosos, entre eles modelos de negócios que recompensam cliques; e consequências negativas não intencionais da rede, com destaque para discussões agressivas e polarizadas.

4.       “Precisamos de um novo contrato para a web”, declarou Berners-Lee em uma conferência sobre tecnologia da internet. “Algumas questões de regulamentação têm que envolver governos. Outras claramente incluem as empresas. Se você for provedor de acesso, precisa se comprometer a entregar neutralidade de rede. Se for uma companhia de rede social, precisa garantir que as pessoas tenham controle sobre seus dados.”

5.       “Desde sua origem, a internet se propôs a ser plural e de acesso amplo”, ressalta a advogada Cíntia Rosa Pereira de Lima, líder do grupo de pesquisa Observatório do Marco Civil da Internet no Brasil

6.       A pesquisadora assinala também alguns problemas decorrentes das mudanças geradas pela internet. “Percebo que, com a proliferação das redes sociais, as pessoas passaram a se preocupar mais com a quantidade de relacionamentos, desconsiderando a qualidade deles”.

7.       Um dos pioneiros da internet no país, o engenheiro Demi Getschko admite que a rede enfrenta problemas, mas defende que o que vemos nela, conforme já expresso pelo matemático Vint Cerf, um de seus fundadores, é a representação daquilo que existe no mundo real. “A maioria das pessoas envolvidas com ela é bem-intencionada, mas existe uma ânsia de participar, de falar sem pensar, que com o tempo, esperamos, vai assentar. Tenho dúvidas sobre a eficiência de normatizações para corrigir os excessos na rede. Como ela não tem fronteiras, qualquer legislação local tende a falhar.”

(Adaptado de: VASCONCELOS, Yuri. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br

A pontuação se mantém correta no seguinte segmento adaptado do texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? A rede trouxe muitas coisas boas, e já não conseguimos mais viver sem as comodidades que ela proporciona. 

    ? Observem que o "e" equivale a "mas" (=valor adversativo), a vírgula está separando corretamente a oração principal da oração coordenada adversativa.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Esse "e" é adversativo mesmo?

  • @Adriane Lakamar TRT, também não creio que esse "e" seja adversativo. Pois, não há ideia de contradição nesta oração. 

    Na primeira parte da oração temos que "A rede trouxe muitas coisas boas" e na segunda parte temos que "não conseguimos mais viver sem as comodidades que ela proporciona". Ou seja, se a rede traz coisas boas a tendencia é que não conseguiremos viver sem ela. Então, há uma ideia de adição mesmo.

    O que justifica a vírgula neste caso é que há uma separação de orações com sujeitos diferentes; na 1ª o sujeito é "rede" e na 2ª o sujeito é "nós".

  • Thomas, concordo com vc. A vírgula antes do conectivo "e" não da ideia de adversidade , mas de adição. Uso da vírgula se justifica por ser oração coordenada com sujeitos diferentes.Para algumas bancas essa vírgula é facultativa, vale ressaltar.

  • Em um primeiro momento concordei com Arthur, no entanto, li novamente e percebi um valor de adição em que a vírgula justifica-se pela presença de dois sujeitos como pontuado pelo amigo Thomas. Vale ressaltar que essa vírgula é facultativa.

  • Quando o E tem a idéia de adição e SUJEITOS DIFERENTES, tem vírgula.

  • Resposta letra E) A rede trouxe muitas coisas boas, e já não conseguimos mais viver sem as comodidades que ela proporciona.

    Virgula antes do Conector “E”.

    A) Mesmo sujeito: Vírgula é Proibida..

    B) Sujeitos Diferentes: Recomenda-se a vírgula.

    QUANDO USAR VÍRGULA ANTES DO E? Quando o e conecta duas orações com sujeitos diferentes.

    E (aditivo): Sujeitos diferentes (vírgula facultativa).

    --> Justificativa: O que justifica a vírgula neste caso é que além de informar um valor aditivo há também uma separação de orações com sujeitos diferentes; "REDE" 1º Sujeito concordando com o verbo TROUXE, e "NÓS" como 2º Sujeito concordando com o verbo CONSEGUIMOS.

    C) Valor Adversativo: Vírgula Facultativa

    D) Em caso de polissíndeto: Obrigatório (Repetição de conector)

  • A rede (sujeito) trouxe muitas coisas boas, e já não conseguimos (sujeito) mais viver sem as comodidades que ela proporciona.

    O "E" é aditivo e não opositivo.

  • Também entendi que esse "e" é uma adição de ideias. Sendo assim, a vírgula antes do "E" ocorre pelo fato de separar sujeitos diferentes em ambas orações. Este "e" não é adversativo não.

  • GABARITO: LETRA E

    Colegas cuidado, pois na frase "A rede trouxe muitas coisas boas, (e)já não conseguimos mais viver sem as comodidades que ela proporciona" tem valor aditivo e a vírgula esta separando dois sujeitos " a rede/ nós (oculto)".

  • Achei o é conclusivo , troquem “ por isso “ Justificar “ mas adversativo e errado” Aditivo ? Pode ser , porém não precisaria de vírgula
  • A Explicação da professora Thais Batista beirou a perfeição.

  • Caro colega, Arthur Carvalho! Acompanho sempre os seus comentários e acho todos bem pertinentes, mas o dessa questão está equivocado. O "e" é uma conjunção aditiva que separa duas orações com sujeitos diferentes, o que para alguns gramáticos é um caso de emprego obrigatório da vírgula e para outros, facultativo. Veja o comentário da professora também. Achei prudente comentar para evitar que outros colegas se confundam. Abraços!