SóProvas


ID
3421483
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      O bom combate


      Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar que a humanidade melhora a olhos vistos.

      Por qualquer medida objetiva que adotemos, o mundo evoluiu nos últimos 30 anos, e a proporção de terráqueos vivendo em pobreza extrema, que era de 35% em 1990, está agora abaixo dos 10%. A expectativa de vida ao nascer, que batia nos 65 anos em 1990, saltou para mais de 72.

      Também observamos melhoras importantes nos índices globais de escolarização e na disponibilidade de itens como água tratada e eletricidade. É difícil de acreditar, mas até a inteligência dos humanos tem avançado. O fenômeno, bem documentado, atende pelo nome de efeito Flynn.

      Se trocarmos a lente das décadas pela dos séculos e ampliarmos a noção de riqueza para incluir não só renda, mas acesso a serviços e bens de consumo, os progressos são ainda mais significativos. Nas contas da economista americana Deirdre McCloskey, nos últimos dois séculos, o habitante médio do planeta viu sua riqueza multiplicar-se por dez, chegando a 30 nos países desenvolvidos.

      O mundo ainda está muito longe de ser um lugar bom para todos ou razoavelmente justo, mas é preciso estar cego para não ver que estamos melhorando.

      Os dois motores principais desses sucessos são o saber técnico, alimentado pela ciência, e a disseminação das democracias, cujo número mais do que dobrou de 1990 para cá. Democracia, aqui, deve ser compreendida em seu conceito mais amplo, que inclui a busca por benefícios expressa pela vontade popular, mas traz, também, uma defesa intransigente de direitos universais que abarcam as minorias, mas não se restringem a elas.

      São justamente o saber técnico e a democracia que estão sob ataque em vários países. Defendê-los é o dever das forças pró-civilização neste momento delicado.

                              (Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 05.05.2019. Adaptado)

O termo concessão pode ser definido como a menção a um fato subordinado e contrário ao da ação principal, porém incapaz de impedir que tal ação venha a ocorrer.


Com base nessa definição, é correto afirmar que há concessão em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar... (1° parágrafo)

    ? Temos uma locução prepositiva que traz valor semântico concessivo (=equivale a "mesmo que").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    Apesar dos extremismos discursivos e de retrocessos democráticos registrados em vários países nos últimos tempos, não dá para negar... (1° parágrafo)

    Apesar de = concessão

  • CONCESSIVAS: DÃO UM CONTRASTE NA AÇÃO, PORÉM NÃO É CAPAZ DE ANULA-LA

    EX: Por mais que eu não queira, irei fazer questões

  • CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS CONCESSIVAS (contraposição)

    APESAR QUE, ainda que, embora, mesmo que, coquanto, se bem que, por mais que, posto que, etc.

  • Esta questão requer conhecimento acerca do valor semântico das conjunções subordinativas adverbiais concessivas e das locuções prepositivas.


    ALTERNATIVA (A) CORRETA – Este período é iniciado pela locução prepositiva “apesar de”, cujo sentido é de concessão, equivalente às conjunções e locuções conjuntivas concessivas, tais como: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, apesar de que, por mais que, por menos que etc.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Não apresenta concessão. O período é iniciado com a palavra denotativa de inclusão “também”. Ou seja, este período se inicia trazendo inclusões de dados observados.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – Não apresenta concessão. Fazendo uma análise sintática resumida, temos o adjunto adverbial de modo “bem” modificando o adjetivo “documentado”. Este período ratifica uma ideia apresentada.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Não apresenta um fato subordinado e contrário ao da ação principal, porém incapaz de impedir que tal ação venha a ocorrer. Apresenta um esclarecimento acerca de um conceito - democracia.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Não apresenta um fato subordinado e contrário ao da ação principal, porém incapaz de impedir que tal ação venha a ocorrer. Este último parágrafo expressa a confirmação de algo dito anteriormente, e a palavra-chave para corroborar isso é o advérbio “justamente”, no sentido de “exatamente”.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A).

  • ✅Letra A.

    Conjunções Concessivas = Embora, conquanto, não obstante, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, por mais que, por pior que, apesar de que, a despeito de, malgrado, em que pese...

    Fonte: Tabela de conectivos do Prof: Elias Santana, Gran Cursos. BONS ESTUDOS!!!

  • GABARITO: A

    Apesar de = concessão

  • Para ajudar seus estudos:

    • Conjunções concessivas - Oração que Expressa uma ideia contraria a principal.

    Sem no entanto, impedir sua realização.

    Ex: Embora fosse Tarde, fomos visitá-los.

    Ex: Não desistirei desse plano Mesmo que todos me abandonem.

    Palavras Chaves: EMBORA ( querida da banca), AINDA QUE, MESMO QUE, APESAR QUE, SE BEM QUE, POSTO QUE, CONQUANTO....

    OUTRA COISA IMPORTANTE: É bom saber as conjunções (decorar), porém é importante saber todo o contexto da oração. Como nessa questão o aplicador quis saber o contexto.

    Deus Abençoe seus estudos !!!

  • Nossa, que examinador bonzinho, explicou o que é concessão no enunciado, sendo que ele poderia cobrar apenas a localização de uma conjunção concenssiva sem explicar kkkkkk

    Facilitou a vida da galera.

  • Conjunções concessivas são aquelas que normalmente nos fazem pensar: ué?? Ex: embora esteja chovendo muito, vou à praia.