SóProvas


ID
3422839
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos, como assaltos e acidentes, por exemplo? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.

       No entanto, cabe observar que muitos efeitos nocivos para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

                              (Ruy Braga. Dilemas do teletrabalho. Revista E. mai. 2019. Adaptado)


Mesmo trabalhando em casa, quase sempre_______  regras que__________ a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo_________  já que deixa de arcar com os custos_________  para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Mesmo trabalhando em casa, quase sempre HÁ/EXISTEM regras que DETERMINAM a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo O MAIOR BENEFICIADO já que deixa de arcar com os custos NECESSÁRIOS para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades. 

    ? respectivamente: haver (impessoal, sem flexionar) existir (pessoal, sujeito "regras", deve ser flexionado); o pronome "que" é o sujeito e retoma regras, logo concordância no plural; o empregador é O MAIOR BENEFICIADO; custos NECESSÁRIOS (substantivo masculino).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    há … determinam … o maior beneficiado … necessários

  • Verbo haver é impessoal no sentido de existir, portanto fica no singular.

  • É PROIBIDO/É NECESSÁRIO

    -Essas expressões formadas por um verbo mais um adjetivo

    ,ficam invariáveis e o substantivo a que se referem possuir sentido genérico ( não vier acompanhado de artigo)

    exemplo: É proibido entrada de crianças

    É proibida a entrada de crianças

    esse mesmo exemplo serve para NECESSÁRIO.

    essas

  • DE GRAÇAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • GABARITO B

    Verbo HAVER no sentido de EXISTIR será impessoal e ficará sempre no SINGULAR.

    _______________________________________________________

    regras que DETERMINAM ( QUEM DETERMINAM? AS REGRAS - aqui o verbo DETERMINAM deverá concordar com REGRAS, ficando no PLURAL)

    EXISTEM regras que DETERMINAM (QUEM DETERMINAM? AS REGRAS - aqui a mesma coisa, o verbo DETERMINAM deverá concordar com REGRAS, ficando no PLURAL)

    bons estudos

  • Quando o pronome relativo exercer a função de sujeito, o verbo que vier posterior ao pronome concorda com seu referente, essa é a regra que justifica o verbo plural no segundo traço.

    GABARITO. B