SóProvas


ID
3423172
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Água Santa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre vozes verbais, avalie as afirmações que seguem:

I. A voz do verbo é a forma que este assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito. A ativa é a forma em que o verbo se apresenta para normalmente indicar que a pessoa a que se refere é o agente da ação; a passiva é a forma que indica que a pessoa é objeto da ação verbal – sendo, pois, paciente; a reflexiva é a forma que indica que a ação verbal não passa a outro ser (negação da transitividade).

II. Na voz reflexiva, a ação verbal não pode reverter-se ao próprio agente; não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes; e, em alguns casos, pode expressar sentido de pessoalidade, conforme promova interpretações diversas.

III. Passividade e voz passiva são dois conceitos idênticos quando se fala em formas verbais flexionadas na voz passiva, seja ela sintética ou analítica, isto é, composta por locução verbal ou partícula apassivadora.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    II. Na voz reflexiva, a ação verbal não pode reverter-se ao próprio agente; não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes; e, em alguns casos, pode expressar sentido de pessoalidade, conforme promova interpretações diversas. errada -> ela ocorre sobre o mesmo agente.

    III. Passividade e voz passiva são dois c coonceitos idênticos quando se fala em formas verbais flexionadas na voz passiva, seja ela sintética ou analítica, isto é,imposta por locução verbal ou partícula apassivadora. errada.

    -> existe a passividade, que é uma característica semântica. Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva!2

  • GABARITO: LETRA A

    I. A voz do verbo é a forma que este assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito. A ativa é a forma em que o verbo se apresenta para normalmente indicar que a pessoa a que se refere é o agente da ação; a passiva é a forma que indica que a pessoa é objeto da ação verbal ? sendo, pois, paciente; a reflexiva é a forma que indica que a ação verbal não passa a outro ser (negação da transitividade).

    II. Na voz reflexiva, a ação verbal não pode reverter-se ao próprio agente; não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes; e, em alguns casos, pode expressar sentido de pessoalidade, conforme promova interpretações diversas ? incorreto, a principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal (=ela se penteou ontem ? penteou a si mesma ? voz reflexiva).

    III. Passividade e voz passiva são dois conceitos idênticos quando se fala em formas verbais flexionadas na voz passiva, seja ela sintética ou analítica, isto é, composta por locução verbal ou partícula apassivadora ? incorreto, Voz passiva é uma estrutura oracional. Portanto, quando se fala nesse conceito, é necessário, primeiramente, olhar os componentes morfossintáticos de um período. Ela pode ser representada em dois formatos:

    ? Por meio de uma locução verbal, em que o auxiliar é o verbo SER e o principal aparece no PARTICÍPIO. Ex.: Os crimes foram investigados pela polícia.

    ? Por meio de um verbo acompanhado do pronome -SE, que, necessariamente, deve ser uma PARTÍCULA APASSIVADORA . EX.: Vendem-se casas.

    ? Em contrapartida, existe a passividade, que é uma característica semântica. Ocorre quando o sujeito recebe ou sofre a ação verbal. As orações na voz passiva possuem a passividade, mas a passividade não existe apenas em orações na voz passiva! Veja os exemplos: ? O Brasil sofre com a corrupção; ? O funcionário recebeu o salário na data correta.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    voz reflexiva é uma das três vozes verbais. Conforme o posicionamento do sujeito perante a ação verbal, os verbos podem estar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. Isso acontece porque os verbos sofrem flexão em número, pessoa, modo, tempo e voz. 

    Características da voz reflexiva:

    A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal.

    Eu me penteio sempre antes de sair de casa.

    Quem penteia? Eu (sujeito)

    Quem é penteado? Eu (sujeito)

    Ele se cortou com a tesoura.

    Quem cortou? Ele (sujeito)

    Quem foi cortado? Ele (sujeito)

    FONTE: WWW.CONJUGAÇÃO.COM.BR

  • A voz passiva tem passividade, mas nem sempre a passividade tem a voz passiva. Há casos em que o verbo tem sentido passivo (levei um soco), mas ainda assim, sintaticamente, a voz é ativa, porque o sujeito sintático pratica a ação, e a voz passiva é marcada por preposição. 

    Fonte: material do Prof. Felipe Luccas - Estratégia Concursos

  • Os comentários ajudaram muito

  • Uma dúvida quanto a assertiva "I": e no caso da voz reflexiva recíproca? Nesse caso há o envolvimento de outro ser. por exemplo: Eles se cumprimentaram

  • Além do comentário do Gustavo, gostaria de saber o motivo de "negação da transitividade" estar correto, pois na voz reflexiva o pronome "se" assume a função de objeto. Ex: A moça se ama. Tem função morfológica de pronome reflexivo, mas função sintática de objeto direto.

  • Dá pra resolver esse tipo de questão mesmo que não se tenha domínio conceitual perfeito, basta compreender o texto, por exemplo, no item II percebe-se claramente o erro, pois aquilo que reflete, naturalmente, age sobre o próprio agente. No item III dificilmente os conceitos seriam idênticos (é uma afirmação por demais peremptória da Banca!). Sobra apenas a letra A ou o item I como certo.

  • FUI NA LETRA C IGUAL CRIANÇA ATRÁS DE DOCE ;)

  • É SEMPRE IMPORTANTE OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS

  • Nao entendo, penso que a voz reflexiva o sujeito pratica e sofre a ação verbal, então a ação verbal está se revertendo para o agente.

    ex: ela se penteou.

    Pra mim, a ação verbal esta se revertendo para o agente,

    alguém pode me esclarecer esse pto?

  • Amarildo, o erro do item II está em dizer que na voz reflexiva "não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes". Sim, é possível. Ex: As amigas se abraçaram no curso. (Nesse caso, o 'se' dá ideia de reciprocidade).

  • Amarildo, o erro do item II está em dizer que na voz reflexiva "não é possível indicar reciprocidade entre dois ou mais agentes". Sim, é possível. Ex: As amigas se abraçaram no curso. (Nesse caso, o 'se' dá ideia de reciprocidade).

  • Não entendi essa última afirmação da letra A: "a reflexiva é a forma que indica que a ação verbal não passa a outro ser (negação da transitividade)."

    Esse "negação de transitividade" deu a entender que o verbo é sempre intransitivo na voz reflexiva. Porém não é bem assim, vejamos, por exemplo: Eu me cortei. Nesse caso, o verbo é transitivo direto que tem como objeto o "me". O que há de fato é que a ação não vai para outro ser, mas essa parada de negar a transitividade deixou a alternativa meio esquisita, sei lá

    Help me, please