-
I. Conjunção é uma palavra invariável que liga um termo independente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos. (errada)
-> As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência ou de simples coordenação.
II. Locuções conjuntivas são expressões que ligam orações ou palavras da mesma oração; compostas pela união da palavra ‘que’ com uma conjunção, as quais estabelecem uma relação de sentido. (errada)
->Locução Conjuntiva é a denominação ao conjunto de uma ou mais palavras com valor de conjunção na frase. São elas: Contanto que, apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, quanto mais, uma vez que, de maneira que.
GAB: C
-
Gabarito letra C
I - Incorreta
Conjunção é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos.
II -Incorrreta
As locuções conjuntivas são duas ou mais palavras que conectam , estabelecendo entre elas uma relação de subordinação (dependência) ou de simples coordenação. Geralmente, as locuções conjuntivas são formadas por advérbios, preposições e particípios seguidos da conjunção “que”.
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/locucoes-conjuntivas.htm
III- Correta
-
GABARITO: LETRA C
I. Conjunção é uma palavra invariável que liga um termo independente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos ? há sim uma relação de dependência (=subordinação); é uma classe invariável, são invariáveis P.I.C.A (=preposição, interjeição, conjunção e advérbio).
II. Locuções conjuntivas são expressões que ligam orações ou palavras da mesma oração; compostas pela união da palavra ?que? com uma conjunção, as quais estabelecem uma relação de sentido ? nem sempre é necessário o uso do "que" (=não só...mas também, nem...nem).
III. Pronomes relativos são aqueles que normalmente se referem a um termo anterior chamado antecedente, desempenhando dois papéis gramaticais: além de sua referência ao antecedente como pronome, funciona também como transpositor de oração originariamente independente a adjetivo ? correto.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva C
III. Pronomes relativos são aqueles que normalmente se referem a um termo anterior chamado antecedente, desempenhando dois papéis gramaticais: além de sua referência ao antecedente como pronome, funciona também como transpositor de oração originariamente independente a adjetivo.
-
Nao entendi a III. Se o pronome é relativo, logo ele substitui o substantivo antecedente, de modo que sua funçao nao seria de adjetivo, mas sim de substantivo.
-
O que ele quis dizer com a definição de PRONOME RELATIVO foi, basicamente, que o uso de tal QUE pressupõe, como visto: Ou o QUE é PRONOME RELATIVO e, assim, retoma o que foi mencionado, podendo ser substituído por O QUAL, A QUAL, PELO QUAL, PELA QUAL...
Ou o QUE deve ser entendido como CONJUNÇÃO INTEGRANTE, podendo ser substituído pela expressão ISSO, E aponta para a relação estabelecida com o elemento posterior, atribuindo a característica de ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA.
Espero ter ajudado a incrementar os comentários dos colegas que, diga-se de passagem, são ótimos.
#QueAForçaEstejaConvosco
-
Marcus Vinicius Pinheiro, o pronome relativo substitui o substantivo. faz ligação com os adjetivos. por isso que as orações compostas por pronome relativo são orações subordinadas adjetivas. com virgulas explicativa e sem virgulas restritiva.