SóProvas


ID
3423625
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante a realização de uma observação lúdica em um processo psicodiagnóstico, conduzido segundo uma abordagem psicanalítica, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    "Mais, contudo Freud foi o primeiro a refletir sobre a função e o mecanismo psicológico da atividade lúdica infantil, como, vemos no fort (fora) da (aqui). Através desta brincadeira Freud compreendeu que era uma maneira de controlar a angústia da mãe. Então segundo Freud as crianças brincam para fazer alguma coisa, que na realidade, fizeram com elas.

    O brinquedo é um meio de comunicação que tem por finalidade ligar o mundo externo e o interno, a realidade objetiva e a fantasia.

    O brincar é uma maneira de elaborar circunstâncias traumáticas.

    O brinquedo tanto serve para fins terapêuticos como para diagnostico.

    Qualquer brinquedo serve, pois eles oferecem possibilidades lúdicas projetivas para o

    diagnóstico."

    Apesar que não encontrei nenhuma referência que apontasse a caixa lúdica como desnecessária/dispensável.

  • Qual erro da A?

    Achei muito estranho esse gabarito.

    Apesar da caixa lúdica não ser obrigatória, é estranho dizer que "qualquer brinquedo" a substitua.

  • ·        Na entrevista lúdica, Aberastury considera conveniente não interpretar, já que não temos como saber se a criança será tratada ou não e, em caso de encaminhamento, qual a técnica mais adequada para aplicar.

    ·        Hora diagnóstica: caixa de brinquedos NÃO exclusiva.

    ·        Hora terapêutica: caixa de brinquedos exclusiva.

    ·        Primeira entrevista deve ser com os pais.

    ·        Vínculo transferencial BREVE. Nos brinquedos OFERECIDOS PELO PSICÓLOGO a criança deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vínculos com objetos de seu mundo interno.

    ·        Quando a criança rompe com os limites, o psicólogo deverá colocar limites.

    ·        O papel do psicólogo PASSIVO, porque funciona como um observador, mas ATIVO, na medida em que sua atitude é de compreensão e formulação de hipóteses sobre a problemática do entrevistado.

  • A questão não coloca como dispensável a caixa lúdica em si, por isso considero difícil encontrar algo dessa natureza em alguma referência. Mas trata da necessidade falsa de caixas exclusivas para cada criança. Pelo o que entendi, essa exclusividade que não existe, contudo a caixa lúdica permanece necessária. Por isso que na sentença o termo "dispensável" está correto, pois se refere a essa exclusividade. Afinal, "qualquer brinquedo oferece possibilidades lúdicas projetivas para o diagnóstico".