SóProvas


ID
3423841
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta um aspecto relacionado com o conceito de margem de segurança.

Alternativas
Comentários
  • https://profmariojorge.com.br/exame-de-suficiencia/ponto-de-equilibrio-e-margem-de-seguranca/

    Margem de Segurança é todo o Faturamento (quantidade ou valor) que ultrapassar o Faturamento (quantidade ou valor) no Ponto de Equilíbrio, isso significa dizer que toda vez que tivermos Margem de Segurança, teremos como Resultado um Lucro, ou seja, um Resultado acima do Ponto de Equilíbrio (Receita se igual a Despesa).

    Gab. B

  • Marque a alternativa que apresenta um aspecto relacionado com o conceito de margem de segurança

    b) Quanto de vendas a empresa pode perder sem ter prejuízo

  • Questão sobre o conceito de margem de segurança.

    Antes de falarmos sobre margem de segurança, precisamos conceituar Ponto de Equilíbrio (PE). Conforme Martins¹, esse termo técnico nasce da conjugação dos custos e despesas totais com as receitas totais. Até esse ponto, a empresa está tendo mais custos e despesas do que receitas, encontrando-se, por isso, na faixa do prejuízo; acima, entra na faixa do lucro. Em outras palavras, o PE é o ponto (de quantidade ou de valor) no qual o resultado apurado seja zero, conforme imagem ilustrativa:



    Dica! Esse é o PE padrão, também chamado de ponto de equilíbrio contábil (PEC). Embora esse PE seja o mais comum, dependendo de como tratamos os custos e despesas, podemos calcular diferentes PEs, alguns exemplos são: contábil, econômico, operacional, financeiro, etc.

    Já a Margem de Segurança (MS), mede o quanto a empresa pode reduzir de produção sem entrar na faixa de prejuízo. Em outras palavras, é sua “reserva de segurança", representa toda a venda além do Ponto de Equilíbrio (PE). Matematicamente teremos:

    MS = (Unidades vendidas - Unidades no PE)/ (Unidades vendidas)

    Dica! Podemos calcular a MS tanto em valor absoluto quanto em percentual. Tanto em unidades, quanto em valor. Em percentual, em valor, teríamos:

    MS = (Receita atual – Receita no PE)/(Receita atual)

    Tendo em mente esses conceitos, agora já podemos analisar cada alternativa:

    A) Errado, esse ponto do volume de vendas em que o resultado é zero (ou lucro zero) é o ponto de equilíbrio.

    B) Certo, a margem de segurança representa a “gordura" que a empresa pode perder sem ter que chegar no prejuízo, pois é toda a venda além do ponto de equilíbrio.

    Por exemplo: se uma empresa tem um PE de 100 unidades e seu volume de vendas é 120 unidades, dizemos que sua margem de segurança, em absoluto, é 20 unidades. Ou seja, ela poderia perder essas 20 unidades que ainda assim não entraria na faixa de prejuízo (teria lucro zero).


    C) Errado, o ponto de equilíbrio contábil representa é o ponto no qual o resultado é zero, como descrito na alternativa A.  Não tem relação direta com o conceito de margem de segurança.

    D) Errado, o volume máximo de vendas que a empresa pode ter não tem relação coma margem de segurança. Não existe termo técnico, nesse contexto de custos, que represente esse volume máximo.

    E) Errado, o ponto de equilíbrio econômico é oriundo da conjugação dos custos e despesas totais (incluindo o custo oportunidade) com as receitas totais. Ou seja, o ponto de vendas no qual o lucro econômico seja zero. Não tem relação direta com o conceito de margem de segurança.


    Fonte:
    ¹Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas, 2003. p. 186.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • MS = (UNIDADES VENDIDAS - UNIDADES PE)/UNIDADES VENDIDAS