SóProvas


ID
3424144
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire nos fala sobre a responsabilidade ética de professores e professoras no exercício da docência e acrescenta que, além da formação científica, são necessários outros pressupostos para a prática educativa, tais como: a correção ética, o respeito aos outros, a coerência, a capacidade de viver e de aprender com o diferente, dentre outros.

Diz que, tão importante quanto o ensino dos conteúdos, é a postura ética do professor que deve ser coerente com o que pensa, faz, diz e escreve.

O autor nos ensina, ainda, que o educador ético deve assumir suas posições com clareza, sem negar ou esconder sua postura diante dos alunos, sabendo e assumindo que ela pode ser até rejeitada.

O educador deve, também, reconhecer que sua prática:

Alternativas
Comentários
  • Essa temática da não neutralidade está em todos os discursos de Paulo Freire.

  • A) deverá ser apolítica, de modo a não inspirar tendências ideológicas.

    Errada! Como a prática do educador não pode ser neutra, é incoerente afirmar que esta “deverá ser apolítica”, pois não podendo ser neutra, tal prática deverá sim inspirar tendências ideológicas.

    B) nunca pode ser neutra, simplesmente porque a neutralidade não existe.

    Certa! Para Paulo Freire a educação é um ato político e o processo educativo como um todo não pode ser neutro. Afinal, para ele a verdadeira educação consiste em uma ação problematizadora e libertadora. Ou seja, para ele a neutralidade não existe.

    C) será sempre de transformador de padrões estabelecidos.

    Errada! Paulo Freire primava pela liberdade na educação, por isso, não necessariamente haveria a transformação de padrões pré-estabelecidos. Mas sim, sempre que houvesse necessidade de operar uma transformação, com vistas a libertar o indivíduo da opressão e garantir sua autonomia.

    D) é balizada por instrumentos institucionais de organização pública.

    Errada! A pedagogia freireana considerava o educando como centro do trabalho educativo, sendo o professor um mediador que se pauta no trabalho de ensinar e, consequentemente, acaba aprendendo com as experiências dos alunos. Trata-se de um processo dialógico, problematizador e libertador. Portanto, não é correto afirmar que a prática de ensino é balizada em instrumentos institucionais de organização pública.

    E) não depende de influências externas porque tem autonomia irrestrita.

    Errada! O processo de ensino considera sim influências externas (saberes prévios dos educandos) para poder garantir a construção de conhecimentos que proporcionem a autonomia do educando.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Letra B

    A) deverá ser apolítica, de modo a não inspirar tendências ideológicas. Errado Freire a educação tinha caráter político e horizontal.

    B) nunca pode ser neutra, simplesmente porque a neutralidade não existe. Certo freire crítica a educação bancária em que o aluno é receptor passivo, a educação ela se adapta com contexto e a sociedade então ela não é neutra.

    C) será sempre de transformador de padrões estabelecidos. Errado a educação não transforma padrões estabelecidos como a educação bancária, é baseada na realidade concreta do aluno.

    D) é balizada por instrumentos institucionais de organização pública. Errado a pedagogia libertadora é baseada na educação popular não formal, sindicatos, movimentos sociais, baseada na realidade concreta dos alunos.

    E) não depende de influências externas porque tem autonomia irrestrita. Errado esta pedagogia é baseada na realidade concreta e social, por meio de temas geradores.