SóProvas


ID
3424171
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Produção e Consumo Sustentáveis


       Produção e consumo sustentáveis é uma abordagem holística aplicada para minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de produção e de consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos; estimula a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos; e fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo. Ademais, contribui para a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, dissociando crescimento econômico da degradação ambiental.

       A agenda PCS constitui um novo paradigma para a gestão ambiental. Ela vai além dos tradicionais mecanismos de comando e controle, pois sua abordagem e internalização requerem um novo olhar sobre o modelo de desenvolvimento. Um modelo no qual todos os atores – governos, empresas, instituições, sociedade – têm responsabilidades e papéis a cumprir se desejarmos um País onde todos tenham direito a uma melhor qualidade de vida, sem comprometer nosso meio ambiente e nosso futuro, e o das gerações que virão.

         Com esse propósito, o Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS) tem como principal competência fomentar no País práticas de produção e de consumo sustentáveis (PCS) com vistas à promoção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ambientalmente mais responsável e economicamente mais equilibrado.

       O DPCS atua na implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) desde 2010, e na disseminação e apoio à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, com vistas ao alcance das metas estabelecidas em 2015, sobretudo do ODS 12, de assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis.

     Buscamos, por meio da articulação institucional e com o apoio do Comitê Gestor de

    Produção e Consumo sustentáveis, e dos parceiros, a promoção de sinergias entre políticas, ações e programas voltados a produção e consumo sustentáveis, visando a implementar e fortalecer ações em PCS, e o cumprimento das metas e compromissos assumidos no contexto das convenções e acordos internacionais. Padrões mais sustentáveis de produção e de consumo são o caminho mais seguro e justo para combater as mudanças climáticas, conservar e usar sustentavelmente os recursos hídricos, a biodiversidade, as florestas, todos os recursos. Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.


(Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidadesocioambiental/producao-e-consumo-sustentavel> Acessado em 22 de fev. de 2019)

Assinale a alternativa em que as regras de concordância e de regência foram adequadamente respeitadas.



Alternativas
Comentários
  • Letra B: Torna-se = O correto seria Tornam-se concordando com preocupações e considerações.

    Letra C:, indústrias mais poluente do planeta. O correto seria poluentes concordando com as indústrias.

    Letra D: Justamente um dos principais impactos ambientais dessa produção está ligada diretamente.. O correto seria está ligado concordando com os principais impactos.

    Letra A : Alternativa correta. Fiquei na dúvida com este final da frase: muitas vezes, sequer percebemos!

    O verbo percebemos está na 1ª pessoa do plural concordando com o verbo no início da frase :Muitos produtos que consumimos.

  • GABARITO: LETRA A

    A) Muitos produtos que consumimos estão relacionados, direta ou indiretamente, a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais ? positivos e negativos ? que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras; mas, muitas vezes, sequer percebemos!

    B) O alumínio, por exemplo, é base da nossa latinha de refrigerante, bicicleta ou dos diversos objetos metálicos que estão à nossa volta. Torna-se em mais uma das preocupações e considerações a que devemos ter no momento de consumir, utilizar e descartar os produtos que usamos ? preposição "a" usada inadequadamente, visto que nenhum termo a exige.

    C) A cadeia produtiva do alumínio é responsável pelo maior gasto mundial de energia, sendo uma das indústrias mais poluente do planeta. Os problemas nesse setor estão basicamente relacionados com os impactos da mineração, com o transporte da bauxita ao longo da Região Amazônica (pois é justamente no estado do Pará de onde se encontra a maior concentração desse minério que dá origem ao alumínio) e com a geração de energia hidrelétrica ? o correto é "poluentes" (=concordando com o substantivo "indústrias").

    D) Enfim, produzir alumínio é utilizar muita água e uma grande quantidade de energia de maneira intensa e constante. Envolve retirar recursos da natureza e afetar o meio ambiente. Justamente um dos principais impactos ambientais dessa produção está ligada diretamente aos resíduos do processamento da matéria-prima do alumínio, a bauxita ? o correto é "ligado", concordando com "um dos".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • B) O alumínio, por exemplo, é base da nossa latinha de refrigerante, bicicleta ou dos diversos objetos metálicos que estão à nossa volta. Torna-se em mais uma das preocupações e considerações a que devemos ter no momento de consumir, utilizar e descartar os produtos que usamos → preposição "a" usada inadequadamente, visto que nenhum termo a exige.

  • o verbo afetar não exige o artigo " a " nao ? logo ficaria " que afetam á vida de milhares..."
  • COMENTÁRIO DA LETRA A

    Muitos produtos que consumimos estão relacionados, direta ou indiretamente, a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais – positivos e negativos – que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras; mas, muitas vezes, sequer percebemos!

    comentário: a vírgula depois do 'mas' só foi colocada porque 'muitas vezes' está deslocado.

  • Cuidado com o comentário de Juliana Teodoro acerca da letra B: Torna-se está correto tendo em vista que temos um sujeito oracional e sendo assim, deve estar na terceira pessoa do singular.

    O erro da letra B, a meu ver está no uso do "a que", em que observamos a regência incorreta, já que não necessita do "a".

  • Dúvida na letra b: o verbo estar exige preposição? Achei q a crase aqui não tivesse certa por esse motivo

  • Assertiva A

    Muitos produtos que consumimos estão relacionados, direta ou indiretamente, a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais – positivos e negativos – que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras; mas, muitas vezes, sequer percebemos!

  • MARCILIO, O VERBO AFETAR É V.T.D. OU SEJA , NÃO TEM PREPOSIÇÃO E CONSEQUENTEMENTE NÃO TEM CRASE.

  • A) não estaria errada? Se alguém puder esclarecer!

    Muitos produtos que consumimos estão relacionados, direta ou indiretamente, a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais – positivos e negativos – que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras; mas, muitas vezes, sequer percebemos!

    O que estão relacionados? Muitos produtos

    Estão relacionados ao que? aos diversos impactos sociais, econômicos e ambientais

    Relaciona muitos produtos aos diversos impactos sociais, econômicos e ambientais

    Na frase em exame, temos o verbo “relacionar”, em sua forma subjuntiva. Esse verbo é usado como transitivo (apenas com objeto direto), ou como transitivo/relativo, isto é, vem com um objeto direto e outro, indireto. O que (ou quem) relaciona, relaciona algo (ou alguém) a alguém ou a alguma coisa. Ou seja, relaciona um objeto direto a um objeto indireto.

      a)   O documento relaciona as candidatas aprovadas. (verbo transitivo direto + objeto direto);

       b)   O documento relaciona as candidatas aprovadas às respectivas carreiras (verbo transitivo direto + objeto direto + objeto indireto

  • ; mas, muitas vezes, sequer percebemos!

    Como já comentaram previamente, a vírgula antes do ''mas'' ocorre por haver um termo intercalado em seguida. Sendo assim, vale lembrar que o uso do ponto e vírgula consiste em uma forma de marcar que não é o ''mas'' que está intercalado, mas o termo subsequente. Essa construção é bem comum e recomendada em se tratando do uso das conjunções adversativas.

    Letra e)

    Um dos principais impactos ambientais dessa produção está ligada

    Detalhe* ocorre acima erro de concordância de gênero.

    Ligado é o correto.

    Tem de estar Ligado!

  • Não há erro de próclise na alternativa (a)? A expressão "se dão" está correta?

  • Osvan, quando o sujeito é explícito, é possível próclise ou ênclise.

    Exemplo:

    Maria tornou-se campeã mundial de tênis.

    ou

    Maria se tornou campeã mundial de tênis.

    No caso da alternativa, o sujeito é "Impactos".

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • LETRA A

  • Atenção, colegas. Muita confusão sendo feita por aqui. Vamos aos esclarecimentos.

    LETRA A - CORRETA.

    Muitos produtos que consumimos estão relacionados, direta ou indiretamente, a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais - positivos e negativos - que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras; mas, muitas vezes, sequer percebemos!

    - Relacionar: está sendo usado com sentido de "estabelecer relação/semelhança". Verbo transitivo direto e indireto: relaciona ALGO (muitos produtos) A ALGUMA coisa (diversos impactos).

    - Sequer é um advérbio (tem sentido de pelo menos; ao menos; nem mesmo), sendo invariável.

    - Afetar: está sendo usado com sentido de causar abalo. Verbo transitivo direito (sem preposição).

    LETRA B. ERRADA.

    O alumínio, por exemplo, é base da nossa latinha de refrigerante, [DA] bicicleta ou dos diversos objetos metálicos que estão à nossa volta. Torna-se em mais uma das preocupações e considerações a que devemos ter no momento de consumir, utilizar e descartar os produtos que usamos.

    - A ausência do termo DA (de+a) antes de bicicleta está incorreto, diante do uso da preposição nos termos anterior e posterior (da latinha, dos objetos). A oração precisa manter uma coerência.

    - "Estão à nossa volta": CORRETO. Verbo transitivo indireto (exige preposição). Quando a preposição encontra o artigo feminino, surge a crase (a+a = à).

    - Tornar: verbo transitivo indireto (sem preposição). O uso da preposição "em" está incorreto.

    - Devemos ter preocupações e considerações: não há exigência de preposição [a].

    LETRA C - ERRADA.

    A cadeia produtiva do alumínio responsável pelo maior gasto mundial de energia, sendo uma das indústrias mais poluente[s] do planeta. Os problemas nesse setor estão basicamente relacionados com os impactos da mineração, com o transporte da bauxita ao longo da Região Amazônica (pois é justamente no estado do Pará de onde se encontra a maior concentração desse minério que dá origem ao alumínio) e com a geração de energia hidrelétrica.

    - "Uma das que/um dos que": o verbo pode concordar no plural ou no singular, a depender da ênfase que se quer dar. Quando se quer dar ênfase ao todo, o verbo deve ficar no plural. Quando se quer dar ênfase ao sujeito em si, o verbo deve ficar no singular.

    Reescrevendo ficaria: uma das indústrias que mais poluíram.

    Obs.: alguns gramáticos preferem que a concordância se dê sempre no plural.

    - No estado do Pará [de] onde: não há necessidade da preposição "de".

    LETRA D - ERRADA.

    Enfim, produzir alumínio é utilizar muita água e uma grande quantidade de energia de maneira intensa e constante. Envolve retirar recursos da natureza e afetar o meio ambiente. Justamente um dos principais impactos ambientais dessa produção está ligadA diretamente aos resíduos do processamento da matéria-prima do alumínio, a bauxita.

    - "Ligado" se refere a um dos impactos devendo concordar com o gênero masculino e com o numeral (um).