SóProvas


ID
3425116
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Bom exemplo na saúde


      Os bons resultados que estão sendo obtidos por programa de parceria entre hospitais privados de ponta e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) para reduzir a infecção hospitalar nestes últimos, como mostra reportagem do Estado, são um exemplo de que é possível melhorar o atendimento na rede pública com medidas simples e de custo relativamente baixo.

      Em um ano, o treinamento que profissionais de 119 unidades da rede pública de 25 Estados recebem em cinco hospitais privados de ponta já levou a uma redução de 23% das ocorrências de infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de três tipos principais: na corrente sanguínea, no trato urinário e na pneumonia associada à ventilação mecânica. Participam do treinamento não apenas médicos e enfermeiros, mas também – e este é um ponto importante – integrantes das diretorias dos hospitais para facilitar a adoção dos procedimentos como rotina.

      Os bons resultados do programa, observados em todas as regiões, levaram o Ministério da Saúde a fixar a meta ambiciosa de redução de 50% da infecção hospitalar na rede do SUS até 2020. Isso significará salvar 8500 vidas de pacientes de UTI. O programa também permitirá, segundo estimativa do Ministério, reduzir R$ 1,2 bilhão nos gastos com internação.

      Tudo isso sem fazer reformas e obras na rede pública, apenas redesenhando “o processo assistencial com os recursos disponíveis”, como diz a coordenadora-geral da iniciativa, Cláudia Garcia, do Hospital Albert Einstein. Além de fazer muito com poucos recursos, o alvo do programa foi bem escolhido, porque as infecções hospitalares estão entre as principais causas de mortes em serviços de saúde do mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde.

      É preciso ter em mente, porém, que não se pode esperar demais de iniciativas desse tipo. Elas são importantes em qualquer circunstância – porque o bom emprego do dinheiro público, para dele sempre tirar o máximo, deve ser uma regra –, mas têm alcance limitado. Constituem um avanço, não mais do que isso.

                    (Editorial de 09.09.2018. https://opiniao.estadao.com.br. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva e

    O bom emprego do dinheiro público deve ser uma regra para se tirar sempre o máximo dele; há que se considerar, porém, o alcance limitado dessas iniciativas.

  • GABARITO: LETRA E

    A) Profissionais de 119 unidades da rede pública de 25 Estados recebem o treinamento, de cinco hospitais de ponta; com resultado positivo, de redução de infecção hospitalar ? treinamento DELES; adjunto adnominal separado incorretamente pela vírgula.

    B) Os bons resultados do programa, levaram o Ministério da Saúde a fixar, para até 2020, a meta ambiciosa de redução de 50% da infecção hospitalar na rede do SUS ? vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo.

    C) Com a meta ambiciosa de redução de 50% da infecção hospitalar na rede do SUS até 2020 espera-se que, 8500 vidas de pacientes de UTI serão salvas no país ? espera-se ISSO (=ISSO é esperado); a vírgula está desmembrando a oração subordinada substantiva subjetiva, incorreto.

    D) A coordenadora-geral da iniciativa do Hospital Albert Einstein disse: que o processo assistencial com os recursos disponíveis, está sendo redesenhado ? disse ISSO; oração subordinada substantiva objetiva direta com função sintática de objeto direto; dois-pontos separando incorretamente o objeto direto do verbo.

    E) O bom emprego do dinheiro público deve ser uma regra para se tirar sempre o máximo dele; há que se considerar, porém, o alcance limitado dessas iniciativas ? correto, ponto e vírgula está separando orações com uma pausa intermediária entre uma vírgula e um ponto final; e as vírgulas estão intercalando uma conjunção coordenativa adversativa.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Profissionais de 119 unidades da rede pública de 25 Estados recebem o treinamento, de cinco hospitais de ponta...

    Não se usa virgulas Entre nome e complemento nominal e entre nome e adjunto adnominal 

    B) Os bons resultados do programa, levaram o Ministério

    Não se separa e sujeito e verbo por vírgulas..

    C) espera-se que, 8500 vidas de pacientes de UTI serão salvas no país.

    Não usamos vírgulas nas orações subordinadas substantivas, exceto quando deslocadas e

    "Não se separam da oração principal por meio de vírgula a oração principal da oração subordinada substantiva. A exceção é a substantiva apositiva, que se separa por dois-pontos. (28)

    D) A coordenadora-geral da iniciativa do Hospital Albert Einstein disse: que..

    Não usamos dois pontos ou ponto e vírgula dentro do período simples.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • QUESTÃO CONFUSA! POIS O USO DA VÍRGULA ANTES DE CONJUNÇÃO ADVERSATIVA É OBRIGATÓRIO, PORÉM APÓS A CONJUNÇÃO ADVERSATIVA NÃO SE PODE TER VÍGULA !

  • Sônia Maria, Apenas a conjunção ADVERSATIVA mas não pode vir seguida de vírgula, as outras são facultativas...