-
GABARITO: LETRA D
? ?Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas.?
? Quem está tendo uma ideia dessas? Não se sabe, é alguém (=sujeito indeterminado), cuidado (=o termo "uma ideia dessas" é objeto direto do verbo "ter" ? ter alguma coisa); lembrando que essa visão é da AOCP, não é a primeira vez que ela cobra nessa linha de raciocínio.
(INSTITUTO AOCP / PC-ES Auxiliar Perícia Médico-Legal 2019)
Fragmento do texto: Essa nova forma de ?fazer a segurança pública? é também resultado do processo de democratização das polícias. Em sociedades democráticas, as polícias desempenham várias outras funções além de lidar com o crime. Exige-se que ela esteja constantemente atenta aos problemas que interferem na segurança e bem-estar das pessoas e atenda às necessidades da população tanto de forma reativa (pronto-atendimento) como também pró-ativa (prevenção).
Em ?Exige-se que [?]?, é correto afirmar que o ?se? é
A) partícula apassivadora.
B) índice de indeterminação do sujeito.
C) partícula expletiva.
D) indicador de sujeito acusativo.
E) partícula reflexiva.
? ?GABARITO: LETRA B; JUSTIFICATIVA DA BANCA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida, tendo em vista que, para funcionar como indeterminante de sujeito, a partícula ?se? deve vir acompanhada um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo, um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado, sendo este último a ocorrência em questão. A transmutação de tipo de construção passiva não é, por si só, critério de apassivação, assim como a natureza dessas ocorrências não são específicas de determinados tipos verbais"
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Arthur, "ter" não é verbo transitivo direto? Logo, não caberia a utilização do índice de indeterminação do sujeito. não acha? Fiquei confuso nessa assertiva. Eu considerei o "se" como partícula expletiva, uma vez que em “Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas”, o termo poderia ser suprimido sem que houvesse a perda de sentido.
-
A partícula "se", quando índice de indeterminação do sujeito, acompanhará verbos intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. Prevê-se a possibilidade de acoplar-se a verbo transitivo direto, entretanto este deverá apresentar objeto direto preposicionado e tal ocorrência não é testificada na estrutura do enunciado. O verbo "ter" possui transitividade direta e não traz um objeto direto preposicionado, logo não pode a partícula "se" indeterminar-lhe o sujeito.
-
QUESTÃO COM GABARITO INCORRETO
Arthur Carvalho, vale perder credibilidade apenas para passar pano para banca? Se a banca não é capaz, minimamente, de externar uma justificativa que embase a sua "visão", a questão está errada, ponto.
Não é a primeira vez que AOCP insiste no mesmo erro, na questão transcrita no comentário do colega Arthur, a banca aponta o mesmo gabarito, justificando com a existência de um objeto direto preposicionado, fato que não ocorre na referida questão, nem mesmo na questão em tela.
O sujeito, aqui, pode ser facilmente resgatado do contexto:
"Você vê uma frase num out-door tipo refresca até pensamento. São três palavrinhas mágicas. O sujeito que inventou isso deve ganhar uma fortuna por mês. O que ninguém entende é que ele trabalha há vinte neste ofício. Pode ser que a frase tenha saído de um estalo. Mas um estalo vinte anos depois.Não precisa ser nenhuma brastemp para se ter uma ideia dessas. Ou precisa? Mas o povo pensa: ganhar essa fortuna para escrever uma bobagem dessas?
A particula "se", na construção com verbo em forma infinitiva, é considerada dispensável, agindo apenas por efeito estilístico. É o mesmo que ocorre em construções como "Há várias maneiras de se combater as formigas." ou "A torta é fácil de se fazer."
-
A AOCP não tem competência pra nada
-
Com todo respeito, novamente , concordo com o colega IVAN.
Não vale ficar justificando gabarito dssta banca , porque ela tem um histórico enorme de gabaritos ridículos
Cara, não existe fórmula mágica .
Diante de um se
I) sendo um verbo transitivo direto = partícula apassivadora.
II) sendo um verbo intransitivo ou transitivo indireto = índice de indeterminação do sujeito .
Sucesso, bons estudos não desista
-
QUEM TEM TEM ALGUMA COISA.
O verbo empregado nesse contexto é transitivo direto e pede complemento objeto direto.
VTD + SE = PA ( PARTÍCULA APASSIVADORA )
PORTANTO O GABARITO CORRETO É A LETRA C
-
Marquei a letra C com orgulho rsrsrs.
Mandei essa questão pro meu caderno "lixeira", que é privado, daí ela não estará nas minha revisões =)
-
Esta questão precisa muito de um comentário de um professor! Alô, Qconcursos!
-
Comentário do professor, por favor!
-
NÃO ADIANTA SOLICITAR COMENTÁRIO DOS PROFESSORES, JÁ SOLICITEI DEZENAS, JÁ MANDEI E-MAIL, MESSENGER E NADA!....SÓ QUEREM SABER DE VENDER O PACOTE DO DIREÇÃO CONCURSOS, SÓ ISSO!!!
-
I) sendo um verbo transitivo direto = partícula apassivadora.
II) sendo um verbo intransitivo ou transitivo indireto = índice de indeterminação do sujeito .
-
Depois da REPERCUSSÃO da questão q976051 (de 2019), em que até os professores renomados de concursos disseram ter sido um ERRO GROSSEIRO ( https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/bancas-tambem-erram-mas-as-vezes-algumas-erram-com-forca/)
No mínimo, nessa, ela iria anular.
-
Comentários do professor, por favor.
-
assinei o qconcursos e me arrependi, não tem comentários nenhum dos professores
-
complementando o comentário da Fla Dressen, transcrevo aqui a justificativa da banca, pela anulação:
CADERNO: LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO Nº 06 RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada. JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista que não foi apresentada nenhuma alternativa em que a partícula “se” tenha sido corretamente analisada e classificada em “para se ter uma boa ideia”, pois o ‘se’ , no enunciado, pode ser considerado uma partícula expletiva, por não ser necessária ao acompanhar verbos no infinitivo impessoal. Portanto recurso deferido.
-
RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada.
JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista que não foi apresentada nenhuma alternativa em que a partícula “se” tenha sido corretamente analisada e classificada em “para se ter uma boa ideia”, pois o ‘se’ , no enunciado, pode ser considerado uma partícula expletiva, por não ser necessária ao acompanhar verbos no infinitivo impessoal. Portanto recurso deferido