SóProvas


ID
3426286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte.


Os diagramas de Ishikawa e de Pareto são ferramentas de gestão da qualidade que têm por finalidade, respectivamente, descobrir a relação entre um efeito e suas causas, e separar os problemas em partes para serem analisados.

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: CERTO 

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

    O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto, isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.

  • DIAGRAMA DE ISHIKAWA/ DE CAUSA E EFEITO / ESPINHA DE PEIXE

    Trata-se de ferramenta gráfica que objetiva identificar quais são as causas que contribuem para determinados problemas na organização, uma técnica para fazer um diagnóstico de quais problemas afetam o processo.

    Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor (decrescente), permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de porcentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É utilizado para dados qualitativos.

  • GABARITO: CERTO

    O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.

    No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.

    (RENNÓ, 2013)

    Diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade que foi utilizada pelo italiano Vilfredo Pareto. Tornou-se mais conhecido quando o teórico Juran utilizou. Através desse diagrama, um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância.

    Para construí-lo, é utilizado o gráfico de colunas que irá colocar em ordem os problemas e suas frequências do maior para o menor, a fim de dar prioridade aquele que deverá ser resolvido com maior urgência.

    Esse diagrama é construído baseado em uma fonte de pesquisas de dados ou nas folhas de verificação para detectar o problema.

    Ele está baseado no princípio de pareto ou regra dos 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.

    FONTE: GESTÃO DE QUALIDADE.INFO

  • Certo

    Análise de Pareto, ou Diagrama de Pareto

    -parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos

    problemas(princípio 80 / 20);

    -priorizar elementos com base em sua frequência x importância;

    -identificar os problemas prioritários de um processo...

    Diagrama de Causa e Efeito /Gráfico de Ishikawa/Espinha de Peixe:

    -Levantar possíveis causas para problemas;

    -Apontar a causa raiz de um problema;

    -As várias causas que levam a um efeito...

  • diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas.

    Usa-se um gráfico de Pareto para classificar os seus defeitos do maior para o menor, de modo que você pode priorizar os esforços de melhoria de qualidade.

  • Gabarito: Correto

    O diagrama de Pareto defende que 80% dos erros são decorrentes de apenas 20% das causas. Ou seja, através desse diagrama, é possível estabelecer as prioridades no tratamento de causas dos problemas que afetem mais seriamente a qualidade.

    O diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    O propósito do Diagrama de Causa e Efeito é descobrir os fatores que resultam em uma situação indesejada na organização. Por ser uma representação visual, ele auxilia a equipe a chegar nas causas-raiz que diminuem a produtividade da organização.

  • Pra mim, "separar o problema em partes' é MUITO diferente de " ordenar as frequências das ocorrências".

    Mas, se o santo cespe falou, tá falado

  • Essa questão o Cespe forçou uma barra um tanto que não tá no script!

    Inclusive encontrou uma nova função para o Diagrama de Pareto, ao definir que os problemas sejam separados em partes. Imagina você pegando esse problema e o separando em partes menores, detalhando-o, dividindo-o. Pois é, a questão traz essa margem de interpretação; e estamos cansados de saber que a teoria de Pareto não é bem essa.

    Bom, agora é aceitar que o Diagrama de Pareto tem a finalidade de separar os problemas em partes.

    O Imperador Cespe falou, tá falado.

  • Gabarito considerado: CORRETO

    Fonte do examinador para a questão: Vozes do inconsciente

    Essa questão deveria ter sido anulada. O Diagrama de Pareto serve para priorizar o que será resolvido primeiro. O eaminador só esqueceu de colocar a característica principal: priorização.

    Do jeito que está, isso de separar o problema por partes tem até mais ideia de "estratificação" do que "Análise de Pareto"

    E tenho falado: CESPE virou banca de fundo de quintal.

  • Gabarito: CERTO

    O examinador construiu essa questão com muita subjetividade em minha opinião. Faltou coesão, pois a palavra respectivamente, dá a entender que significa, na ordem em que está. Os conceitos foram invertidos. Típico de questão que quem estuda erra. Pois agente fica procurando pelo em ovo. Difícil saber se o examinador considerou as partes separadas ou a soma destas como referente quando elaborou a questão.

    Detalhe... eu acertei!!!

  • Também me atrapalhei um pouco principalmente por causa de uma questão anterior bem parecida... Mas fazer o que a não ser guarda essa questão no HD e se a banca resolver mudar de opinião pelo menos ter argumento para embasar um recurso!

     Q1676182 CESPE / CEBRASPE - 2021 Administração Geral Gestão da Qualidade

    CODEVASF Analista - Administrador

    Com relação à gestão da qualidade, de processos e de projetos, julgue o item que se segue.

    Uma das ferramentas úteis às etapas de avaliação inseridas na gestão de processos é o diagrama de causa e efeito, que consiste em uma técnica para priorização de problemas baseada na premissa de que 20% das causas geram 80% dos efeitos. GABARITO:ERRADO

  • Qualquer gabarito estaria correto! Questão ridícula!

  • Gab: CERTO

    Analisando o conceito de Pareto que diz que 80% das causas são geradas por apenas 20% dos problemas, podemos julgar a frase "separar os problemas em partes" (80-20) como sentido aproximado do que significa a teoria. Trabalhar com sinônimos enquanto se estuda é fundamental para conseguirmos matar questões assim. Nem sempre o conceito vem exatamente como aprendemos e é isso que faz a diferença!

    :D

  • SEPARAR OS PROB EM PARTES PARA SEREM ANALISADOS? N CONCORDO. É FORÇAR MT A BARRA PARA ENGOLIR ISSO.

  • SÓ UM ALERTA!, cuidado com certos comentários de questões que estão sendo postados por concurseiros sacanas, que para passarem em alguma prova; precisam colocar ''armadilhas'' no caminho de outros concurseiros. Aqui na plataforma do QC existem comentários, de alguns colegas, muito bons - escolha os comentários desses colegas e fique atento. Além disso, nem sempre uma questão que tem maior números de curtidas será a mais confiável, resolvi uma questão hoje que tinha 134 curtidas e estava errada; fiquei me perguntando se era eu que estava errado, mas fui ler mais e tirei minhas conclusões.

  • o "respectivamente" me fez pensar que estaria na ordem...

    como na questão:

    Uma organização constatou elevado índice de insatisfação de seus clientes, o que começava a provocar perdas de negócios e diminuição dos resultados. Para atuar no problema, a diretoria determinou que fossem realizados estudos com vistas a identificar: (I) os fatores organizacionais que provocavam tamanha insatisfação; e (II) os fatores para os quais se destinavam as maiores quantidades de reclamações, para que fosse possível estabelecer prioridades na implementação de ações corretivas.

    Nessa situação, a equipe responsável deve utilizar como ferramentas prioritárias da qualidade para atender às demandas (I) e (II), respectivamente,

    C diagrama de Ishikawa e diagrama de Pareto.

  • Sobre a parte final da questão, encontrei esse artigo aqui na internet:

    O Diagrama de Pareto utiliza uma psicologia que divide as falhas em duas categorias: “Pontos Vitais” e “Pontos Triviais”. Assim, a equipe consegue separar os problemas que precisam de maior atenção e concentrar-se neles.

    O melhor caminho para garantir a eliminação dos problemas é identificando suas causas. Há uma “regra” que diz que 80% dos erros são consequência de 20% dos problemas. Podemos perceber que se somarmos todos os esforços da equipe nos 20% das falhas mais recorrentes, estaremos eliminando 80% dos problemas.

    https://hdrup.com/blog-gestao/porque-utilizar-o-diagrama-de-pareto/#:~:text=O%20Diagrama%20de%20Pareto%20utiliza,problemas%20%C3%A9%20identificando%20suas%20causas.

    Só que o autor não colocou a fonte de onde tirou essas informações. Se alguém souber a fonte me envia por mensagem por gentileza.

  • Separar os problemas em partes está mais para árvore de decisão do que para histograma ou análise de Pareto.

    Se você esmiuçar a questão, erra.