SóProvas


ID
3426331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito de finanças públicas, julgue o item que se segue.


A técnica orçamentária do orçamento clássico ou tradicional caracteriza-se por uma acentuada preocupação com o atendimento das necessidades da coletividade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    O orçamento tradicional era o orçamento desvinculado de qualquer planejamento, com foco em questões contábeis, em detrimento da atenção às reais necessidades da coletividade e da administração. Aqui o orçamento era uma mera peça contábil e não havia menção a qualquer objetivo ou meta a ser atingida. Demonstra despreocupação do gestor com o atendimento das necessidades populacionais, uma vez que se atenta mais para as necessidades das unidades organizacionais (LEITE, Harrison. Manual de Direito Financeiro. 5ª Ed. Salvador: Juspodivm, 2016, p. 89

  • ERRADO

    Orçamento Tradicional/Clássico: O Orçamento Tradicional é um documento de previsão de receita e autorização de despesas com ênfase no gasto. É um processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Esse orçamento refletia apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. Sua finalidade era ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo – sem preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população. O Legislativo queria saber apenas quanto o Executivo pretendia arrecadar e quanto seria gasto, e não se questionavam objetivos e metas do Governo. Percebe-se que o aspecto jurídico do orçamento era mais valorizado que o aspecto econômico. O critério utilizado para a classificação dos gastos era a Unidade Administrativa (classificação institucional) e o elemento de despesa (objeto do gasto), e as projeções eram feitas em função dos orçamentos executados nos anos anteriores, recaindo nas mesmas falhas e na perpetuação dos erros. O professor James Giacomoni ensina que no Orçamento Tradicional, “o aspecto econômico tinha posição secundária e as finanças públicas caracterizavam-se por sua ‘neutralidade’, pois o equilíbrio financeiro impunha-se naturalmente e o volume dos gastos públicos não chegava a pesar significativamente em termos econômicos”. Foi baseado no Orçamento Tradicional que surgiu o rótulo de “lei de meios”, haja vista que o orçamento era classificado como um inventário dos “meios” com os quais o Estado contava para levar a cabo suas tarefas – sem preocupação com os fins (resultados). Naquela época, mais que agora, o que determinava a obtenção de créditos orçamentários era a “força política”.

  • Errado

    A preocupação é com as Necessidades das Unidades Administrativas.

    Fonte - Leandro Ravyelle

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    TIPOS DE ORÇAMENTO:

    Orçamento Clássico/Tradicional: Apenas se preocupa com aspecto jurídico para controle político, prevendo receitas e fixando despesas. Sua principal preocupação era mostrar como e com o que está sendo gasto os recursos públicos.

    Orçamento de Desempenho (Realização): Enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si.

    Orçamento Base Zero (Estratégia): Ênfase na eficiência, considerando que as despesas são novas a cada ano, tendo todas elas que ser justificadas e exigindo, assim, maior comprometimento e chances em atingir objetivos e metas. Parte-se do zero a cada ano.

    Orçamento-Programa (Moderno): Instrumento de planejamento do governo. Ênfase nas realizações, portanto na efetividade. Elo entre planejamento, orçamento e gestão. Objetiva o planejamento e por mais que sirva para prestar contas, este não é o seu objetivo.

    Orçamento Participativo: Participação real da população nos processos, democratizando a relação Estado e Sociedade. Ocorre perda de flexibilidade. Maior rigidez na programação de investimentos. A legalidade e o Legislativo não deixam de ter sua participação.

    FONTE: QC

  • O que?!

    O orçamento clássico lá está preocupado com o atendimento das necessidades da coletividade! Que conversa!

    A preocupação do orçamento clássico é atender as necessidades financeiras dos órgãos públicos (das unidades organizacionais) e pronto. Não há preocupação alguma com as necessidades da coletividade.

    Gabarito: Errado

  • *ESPÉCIES DE ORÇAMENTO*:

    #Tradicional ou clássico

    >Mero instrumento contábil

    >Baseia-se no orçamento do exercício anterior

    > Sem planejamento

    #Desempenho ou por realizações

    >Ênfase nos resultados dos gastos/Ênfase no desempenho organizacional

    >Ainda apresenta uma desvinculação ao planejamento

    #Base zero ou por estratégia

    >Análise crítica dos recursos solicitados pelos orgãos/ Análise de objetivos e necessidades

    > mais custoso,dificultoso e lento

    #Orçamento Programa

    > Estabelecimento de objetivos e metas

    >Possui planejamento

    > + racionalidade/ + eficiencia

    > Aumenta a transparencia,disciplina,controle e metas

    > Tem como ponto de partida o PPA.

    #Participativo

    >Participação do cidadão

    > POPULAÇÃO NÃO DEFINE ALOCAÇÃO DE RECURSOS********

  • Gab: ERRADO

    Orçamento Clássico / Tradicional: preocupava-se com as exigências das unidades administrativas. Por outro lado, o Orçamento-programa preocupa-se com o planejamento e ação intervencionista, visa à estabilização e à expansão da economia!

    Aulas Marcel Guimarães

  • ERRADO

    Orçamento tradicional ou clássico

    A falta de planejamento da ação governamental é uma das principais características do orçamento tradicional. Constitui-se num mero instrumento contábil e baseia-se no orçamento do exercício anterior, ou seja, enfatiza atos passados. Demonstra uma despreocupação do gestor público com o atendimento das necessidades da população, pois considera apenas as necessidades financeiras das unidades organizacionais. Assim, nesta espécie de orçamento não há preocupação com a realização dos programas de trabalho do Governo, importando-se apenas com as necessidades dos órgãos públicos para realização das suas tarefas,sem questionamentos sobre objetivos e metas. Predomina o incrementalismo.

    Fonte:Prof. Sérgio Mendes/Noções de Administração Financeira e Orçamentária

  • A questão pede o conhecimento do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre Orçamento Tradicional ou Clássico.

    De acordo com o site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Orçamento Tradicional é o processo orçamentário em que apenas uma dimensão do orçamento é explicitada, qual seja, o objeto de gasto. Também é conhecido como Orçamento Clássico.

    Havia a dissociação entre Plano e Orçamento, faltando assim, o planejamento das ações de governo. Além disso, os administradores só se preocupavam com as necessidades financeiras das unidades organizacionais ou administrativas. Não havia acompanhamento dos resultados.

    Outras características do Orçamento Tradicional ou Clássico que podem ser cobradas em prova:

    - pedido de autorização de gastos;
    - despreocupação em atender às necessidades da população;
    - despesas com manutenção da estrutura estatal – visa aquisição de meios;
    - ênfase nos aspectos contábeis;
    - controle de legalidade e de honestidade do gestor – Controle Político;
    - só previsão de receitas e autorização de despesas;
    - predomina incrementar o orçamento; e
    - prevalece o aspecto jurídico ao aspecto econômico.

    Portanto, a questão aborda de forma errada o modelo do Orçamento Tradicional, pois NÃO há preocupação em atender às necessidades da população. Quando a banca apresenta “... caracteriza-se por uma acentuada preocupação com o atendimento das necessidades da coletividade", é uma situação que se encontra dentro do contexto do Orçamento-Programa.

    Resposta: ERRADO.
  • Gabarito Errado.

     

     

    *Orçamento tradicional ou clássico. [surgiu na Inglaterra]

     

    Orçamento Tradicional ou Clássico: é uma peça meramente contábil financeira, sem nenhuma espécie de planejamento das ações do Governo, onde prevalece o aspecto jurídico do orçamento em detrimento do aspecto econômico, o qual possui função secundária.

    >Almeja-se a neutralidade e a busca pelo equilíbrio financeiro.

    >As funções de alocação, distribuição e estabilização ficam em segundo plano.

    >É somente um documento de previsão de receita e de autorização de despesas.

    OBS:

    --- > Fonte principal: aspecto jurídico do orçamento;

    --- > Fonte secundária: aspecto econômico

  • O orçamento tradicional é extramamente rígido, neutro e preocupado com aspectos numéricos, próprio dos orçamentos laissez faire, longe de atender às demandas da sociedade e coletividade.

    Errada.

  • ERRADO.

    POIS A ÊNFASE NO GASTO E NÃO NAS PESSOAS.

  • Não há preocupação com o planejamento, com a intervenção na economia ou com as necessidades da população - o orçamento é apenas um ato que aprova previamente as receitas e despesas públicas.

  • Características do Orçamento Tradicional ou Clássico que podem ser cobradas em prova:

    - Pedido de autorização de gastos

    - Despreocupação em atender necessidades população

    - Despesas manutenção estrutura estatal

    - visa aquisição de meios - Ênfase aspectos contábeis

    - Controle legalidade e honestidade do gestor

    - Controle Político

    - Só Previsão Receita e Autorização Despesas

    - Predomina incrementar o orçamento

    - Prevalece o aspecto jurídico ao aspecto econômico

  • GABARITO: ERRADO

    Em 1822, o Estado era patrimonialista e o modelo orçamentário adotado era o Tradicional (Clássico ou Inglês), que possuía as seguintes características:

    (1) Desvinculado do planejamento (o planejamento existia, mas não era respeitado);

    (2) Foco no objeto/meio/coisa/elemento do gasto e não para uma finalidade;

    (3) Mera peça contábil (não havia preocupação qualitativa do gasto);

    (4) Estado atuava com neutralidade (laissez Faire).

  • ERRADO A enfase é o gasto e nao pessoas !!!

    ESPÉCIES DE ORÇAMENTO*:

    Tradicional ou clássico

    Mero instrumento contábil

    Baseia-se no orçamento do exercício anterior

    Sem planejamento

    Desempenho ou por realizações

    Ênfase nos resultados dos gastos/Ênfase no desempenho organizacional

    Ainda apresenta uma desvinculação ao planejamento

    Base zero ou por estratégia

    Análise crítica dos recursos solicitados pelos orgãos/ Análise de objetivos e necessidades dificultoso e lento

    Orçamento Programa

    Estabelecimento de objetivos e metasPossui planejamento

    racionalidade/ eficiencia

    Aumenta a transparencia,disciplina,controle e metas

    Tem como ponto de partida o PPA.

    Participativo

    Participação do cidadão

    POREM NAO DEFINE ALOCAÇÃO DE RECURSOS , SE FOSSE ASSIM TODOS IRIAM PEDIR PRA ALOCAR RECURSOS EM SUA CIDADE .

  • ERRADO

    O orçamento Tradicional é um documento de previsão de receita e autorização de despesa com ênfase no gasto. Esse orçamento refleti apenas os meios que o Estado dispunha para executar suas tarefas. Sua finalidade é ser um instrumento de controle político do Legislativo sobre o Executivo, sem preocupação com o planejamento, com objetivos a realizar, com intervenção na economia ou com as necessidades da população.

  • Gabarito E.

    No Brasil, a prática orçamentária federal antecedente à Lei nº 4.320, de 1964, baseava-se na técnica tradicional de orçamentação. Essa técnica clássica produz um orçamento que se restringe à previsão da receita e à autorização de despesas. Não se verifica uma preocupação primária com o atendimento das necessidades bem formuladas da coletividade ou da própria administração pública. Nem mesmo ficam claros os objetivos econômicos e sociais que motivaram a elaboração da peça orçamentária

  • (ERRADO)

    orçamento clássico ou tradicional ➜ preocupação com necessidades da coletividade ?? KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Bizú: " A classe tradicional não se importa com a coletividade "

  • ERRADO

    No orçamento clássico ou tradicional, havia maior preocupação com as necessidades das instituições. As técnicas que possuem a característica de ter uma maior preocupação com as necessidades da coletividade são o orçamento-programa, o orçamento participativo e o orçamento por resultados.

    Fonte: Prof. Anderson Ferreira De Oliveira Gran Cursos